Guias de Viagem e Arte

 
 
set 08 2014

O que fazer em Barcelona – Visitar um dos maiores recintos modernistas do mundo

Logo na entrada, uma maquete nos dá a dimensão do tamanho do recinto modernista construído entre 1902 e 1930, projeto de um dos grandes arquitetos da época, de certo modo eclipsado por ser contemporâneo de Gaudí, Lluís Domènech i Montaner. E sabem o mais louco, este complexo era e em parte continua sendo, um mega hospital!
maior recinto modernista
Mas não se anime muito com a maquete porque nem todo é complexo pode ser visitado, e ainda há muito trabalho de restauração pela frente, e outra parte sendo utilizada como hospital. Mesmo assim vale a pena.

Como é a visita ao Recinto Modernista de Sant Pau

A visita começa com um audiovisual mostrado de forma contínua em catalão e espanhol, em seguida o visitante é conduzido através dos antigos tunéis para o coração do complexo.
maior recinto modernista
Curiosidade: a rede de mais de 1 km de tunéis era utilizada para facilitar os serviços internos de todo o hospital. Através dela se transportava a comida, os remédios e também os pacientes.

Em seu projeto, Lluís Domènech i Montaner trabalhou com a proporção de 145 metros quadrados por paciente, espaço que incluia parcela nos jardins. E m seu projeto inicial constavam 48 pavilhões, dos quais foram construídos 27, sendo 16 modernistas. Destes 16, doze foram executados por Lluís, que faleceu durante a construção do complexo, e seu filho finalizou os outros quatro edifícios.
maior recinto modernista
A parte externa da maioria dos edifícios é bem mais interessante do que a interna, com exceção do edifício principal, que eu deixaria para o final do tour, como a cereja do bolo 😉 Porque pensa era um hospital, tampouco se podia esperar que internamente estivessem cheios de vitrais, murais ou mosaicos. E o que havia, em sua maioria, acabou sendo destruído ou ganhou uma mão de cal e tediosa pintura branca ;( que pouco a pouco se vai restaurando.
maior recinto modernista
Há tantos detalhes na parte de fora que a diversão está garantida. São relevos, esculturas , mosaicos e vitrais. Difícil acreditar que aqueles prédios eram unidades de um grande complexo hospitalário. Cada pavilhão abrigava uma especialidade médica.
maior recinto modernista
No final se dirija ao Pavilhão da administração que é daqueles edifícios que não vai sair mais da tua memória. Respire fundo, e suba a linda escada, sem deixar de esticar o pescoço para admirar lá em cima a cúpula de vitral. E quando chegar ao primeiro andar, olhe pela janela, você não vai se arrepender, diante terá outra das grandes obras modernistas, a Sagrada Família. Mas não deixe de explorar e babar numa sala enorme na parte de cima do maior edifício do recinto (6.840 metros quadrados), construído entre 1905 e 1910. Que foi concebido como entrada principal e como zona administrativa. Os mosaicos externos do edifício contam a história da construção deste hospital, de Santa Creu i Sant Pau.
maior recinto modernista
Sant Pau - Recinto Modernista em Barcelona
Captura de pantalla 2016-03-27 a las 12.06.01
Depois desta visita, você vai achar bem sem graça ir a qualquer hospital, e vai pensar que o mundo está precisando de mais cor, de mais vitrais, de mais formas orgânicas, enfim que o mundo está precisando de um novo modernismo.

Como chegar
Dá para chegar de metrô pegando a Linha 5, e descendo em Sant Pau/Dos de Maig. Se você quiser combinar com uma visita à Sagrada Família, entre ambos recintos uma caminhada de 850 metros.
Captura de pantalla 2016-03-27 a las 12.06.12
Se estiver muito cansado, pegue novamente o metrô em San Pau/Dos de Maig, a Linha 5 (sentido Cornellà Centre) e desça na seguinte parada: Sagrada Familia.

Quando ir
O recinto abre todos os dias. De novembro a março, de segunda a sábado das 10:00 às 16:30 horas, e nos domingos e feriados, das 10:00 às 14:30 horas.

De abril a outubro, de segunda a sábado das 10:00 às 18:00, e nos domingos e feriados das 10:00 às 14:30 horas.

Fceha nos dias: 1 e 6/janeiro; 6 e 25/dezembro.

Quanto custa
Como tudo em Barcelona, não é barato, são 13€. E se quiser participar de uma visita guiada (oferecida em inglês, espanhol, catalão e francês) são 19€. Não é necessário comprar a entrada online, por enquanto as filas são de 5/15 minutos.

Serviços: na entrada do recinto se encontra um bar-restaurante, o 1902. E na entrada junto à bilheteria, uma big loja.

Com a entrada te entregam um pequeno livrinho bem didático com muitas informações interessantes. Acaba sendo também um lindo souvenir da visita.

Combina com: almoço na região, e depois de uma descansada, visita à Sagrada Família.

Site: http://www.santpaubarcelona.org/es

Curiosidade: desde 1997, este conjunto modernista forma parte dos bens declarados pela Unesco como “Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Veja todos nossos posts de BARCELONA

Busque e reserve seu hotel em Barcelona, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BARCELONA, clicando aqui.

Guia Barcelona

Se você quer roteiros mastigadinhos com mapas exclusivos e detalhados na cidade, o melhor é comprar nosso guia “O que fazer em Barcelona” 🙂

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional
Como é viajar de trem rápido de Madri a Barcelona (inclui video com passo a passo)
Dica de hotel 4 estrelas em Barcelona – Gran Hotel Torre Catalunya
Dicas de lugares estilosos para comer em Barcelona – Bar Roca e Fábrica Moritz

fotos: turomaquia_2014

2 Comentários

  1. Boia Paulista

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oba Nat 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Feriadão na Espanha. Semana Santa é um feriado tão forte (em termos de turismo) como festas de Natal e Ano Novo. O que significa muita atividade social. Por isso tô precisando de uma imagem bucólica como essa de Moustiers-Sainte-Marie para relaxar 😜

#moustierssaintemarie #provencelovers #provence #greatlittleplaces #beautifulplaces
  • Uma das esculturas de rua de um município muito fofo de Gran Canaria - Agüimes. Fica no sudeste da ilha, dá para passar por lá saindo de Las Palmas em direção ao sul da ilha. 
#aguimes #canarianislands #grancanarialovers #grancanaria #islandlife🌴
  • Vem descobrir um dos povoados mais lindos da FRANÇA através de uma lista de 8 coisas que você pode fazer por lá 👁👁 No www.turomaquia.com ❣️ #francelovers #provencelovers #provence #moustierssaintemarie #beautifulcities
  • Já está na espera de GOT? Por aqui será de madrugada 🥺 Daí estou aproveitando para adiantar os posts desta semana. E olha as belezuras que vão pintar no site 👀

#gorgesduverdon #provencelovers #lacstecroix #francelovers #provence
  • Hoje o café da manhã foi aqui, o Dará fica dentro do Gourmet Experience do Corte Inglês de Las Palmas. Eles priorizam comida saudável, todo dia tem um suco especial do dia. Servem desde café da manhã até jantar. 
Café beeem gostoso e o croissant com abacate e omelete era surpreendente é delicioso. O abacate, que na verdade o que aqui se vende acho que no Brasil seria o avocado. Ele não é doce, uma vez tentei colocar açúcar e ficou horrível kkkkk 
#darahealthy #foodporn #laspalmasdegrancanaria #canariaslovers #restaurantelaspalmas
  • O episódio mais esperado da road trip pela Provence - Onde ver as lavandas 💜💜💜 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique no link da bio 🤳🏽 #roadtripprovence #lavandas #provencelovers #valensole #provence

Follow Me!