Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 16 2013

Museu Guggenheim Bilbao – Motor de Transformação

Quando em fevereiro de 1991 a caravana da Fundação Guggenheim desembarcou em Bilbao, ainda não estava tomada decisão de que cidade seria a escolhida para abrigar uma sede do museu na Europa. Neste mesmo ano em maio, enviaram seu consultor Frank Gehry para estudar as opções de lugares onde poderiam instalar o museu em Bilbao, e foi o próprio arquiteto que sugeriu a “ría”. Um terreno abandonado onde antes se erguia uma fábrica de madeira.
Guggenheim Bilbao

Nem imaginava neste momento Frank Gehry que seria responsável por uma verdeira revolução e que o novo Guggenheim seria aclamado como o edifício do século! Outros dois grandes da Arquitetura disputaram com ele o projeto, Isozaki e a Cooperativa Himmelb(I)au. A filosofia de Gehry ganhou. Sua idéia para o solar não era simplesmente construir um edifício, mas sim um grande objeto escultórico com janelas. Pura poesia, ou poesia gigantesca de titânio!
Guggenheim Bilbao

Tentou deste o início que a cidade se visse refletida na obra. Inspirou-se no mar, na tradição naval de Bilbao. Seu objeto é um navio que atraca no Nervión, revestido por um material que nos fizesse recordar o passado siderúrgico e metalúrgico da região.

Para integrar a enorme Ponte La Salve ao projeto construiu a Torre. Sugere a proa de um navio, e tem função estética e de união do que já estava com aquilo que chega, o novo. Aliás, ao final a ponte fica fofíssima nas fotos panorâmica dos museu tiradas das margens do rio, e também serve como um mirante incrível para ver a obra desde cima.
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao

Complicado não sentar nos parques que margeiam o Nervión e ficar ao menos 10 minutos admirando esta baita escultura. Como também é complicado não tirar quase uma centena de fotos do edifício. Mas não se engane pensando que toda a surpresa está do lado de fora. Por favor, não deixe de entrar no museu, mas sobre isso a gente fala nos próximos posts 😉

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: SANTILLANA DEL MARMADRI | BARCELONA | BILBAO | OVIEDO | SANTIAGO DE COMPOSTELA | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Jr Caimi

    Caraca!!! Que incrível este museu… lindão!!!

    responder
  2. v

    Simplesmente sensacional!

    responder
  3. Andrea

    Olá! Vc indicaria um guia de turismo/artes para esse museu?
    Obrigada por suas narrativas. Sempre nos ajudam ao montar nosso roteiro de viagem.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Andrea, um guia que fale português?

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!