Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 10 2014

Lugar ótimo para ver o por do sol em Lisboa – Praça do Comércio

Depois da extensa reforma, diria que a Praça do Comércio se converteu em lugar de peregrinação. Por ela passa o eléctrico 15 que leva ao cênico e histórico bairro de Belém, os ônibus turísticos e marca o início da rua de pedestres mais famosa da cidade, a Augusta.
Lisboa - Praça do Comércio
Um lugar onde se pode respirar ante espaços vazios tão necessários depois de um dia entre prédios manuelinos, vistas repletas de história e cenários acompanhados reiteradamente pelos versos de Pessoa. Que aliás se faz presente, como não, também na praça. Entre os cafés que frequentava na cidade, está o “Martinho da Arcada”, fundado em 1782, e portanto o mais antigo de Lisboa. Está no número 3.
Lisboa - Praça do Comércio
Paira uma espécie de tranquilidade. Tudo parece equivocadamente parado, como se apenas o Tejo se movesse diante de nós. A praça é tudo menos um mirante, já que marca o início da Baixa Pombalina, mas quem diria que não fazem falta vistas vertiginosas, porque o drama aqui é dado pela luz.

Não espere o típico fim de dia alaranjado com a bola de fogo caindo às águas do rio. Espere rosas claros que vão ganhando intensidade e alcançando um tom roxo que permeia a estátua de bronze do Rei Dom José I, fundida em uma só peça.
Lisboa - Praça do Comércio
Ou em outros dias, simplesmente uma luz que vai baixando de intensidade, e o sol mais parece uma bola branca, e funciona como a lâmpada que vai perdendo a capacidade de alumbrar.

O mesmo acontece com o Arco Triunfal onde a “Glória” parece nos receber de braços abertos, quando na verdade coroa ao “Gênio” e ao “Valor”.
Lisboa - Praça do Comércio
Quem sabe, estou errada e todo aquele espetáculo necessita certa altura. Em setembro quando volte à cidade, prometo subir no arco e dar meu veredito. Este upgrade custa apenas 2,50€, mas infelizmente fecha suas portas às 19:00 horas.
Lisboa - Praça do Comércio
Enquanto isso meu lugar favorito continua sendo o Cais das Colunas, onde a sensação de liberdade é enorme, ou mais que isso, a sensação de tudo poder, até de abraçar o Tejo, talvez num ataque de grandeza causado pela própria praça ou pela “Glória” que sigue lá de pé e triunfante nos vigilando.
Lisboa - Praça do Comércio Lisboa - Cais das Colunas
Veja todos nossos posts de Lisboa, clicando aqui. E pesquise hotéis na cidade, clicando aqui. Você paga mais barato e ajuda a manter o Turomaquia 🙂

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

imagens: turomaquia_2012

5 Comentários

  1. Joao batista

    Gostei muito das suas dicas.

    responder
  2. Rejane

    Oi Patrícia!
    Estou passando por aqui para agradecer todas as suas excelentes dicas.
    Fiquei uma semana em Lisboa e aproveitei cada canto da cidade, muito graças à sua generosidade em compartilhar tudo que sabe da cidade.
    A sua paixão por Lisboa, e Portugal, é contagiante e me fez querer parar em Lisboa depois de quase vinte anos sem ficar lá.
    Sempre passava pelo aeroporto, mas para ir para Londres, Roma e cia, mas lendo você fui me interessando por essa Lisboa moderna, pós Comunidade Europeia, que eu não conhecia.
    Agora divulgo Lisboa e o seu blog, que sem dúvida alguma é o melhor blog de viagens, a todos os amigos.
    Já estou planejando uma próxima viagem de carro para viajar por todo Portugal e, claro, voltarei aqui para pegar mais dicas.
    Muito obrigada de coração!
    Um grande abraço!
    Rejane

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rejane,
      que delícia começar a semana com teu feedback, brigaduuu do fundo do coração por alegrar meu dia! E em breve, vem mais Portugal por aqui!
      beijos

      responder
  3. Jandira

    Esta postagem está muito poética! Parabéns!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Jandira!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets
  • Duas versões de um mesmo tema - Adão e Eva. Qual vc gosta mais?
1) a de 1507/1508 de Jan Gossaert;
2) a de 1531 de Hans Baldung Grein.
Ambas se encontram no @museothyssen em #Madri

#arte #historiadaarte #arte #madrid #españa #museum #art
  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday

Follow Me!