Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 15 2010

Igreja de São Domingos: a beleza da brutalidade da natureza

É só andar pela cidade, para encontrar edifícios que testemunham a violência dos terremotos de 1755. A cidade renasceu graças ao Marquês de Pombal. Por uma circunstância filosófica e estética, muitos dos monumentos não foram totalmente reconstruídos. Era a época do Romantismo, onde tudo era dramático e levado ao extremo. Os românticos acreditavam que as ruínas de monumentos deveriam ser conservadas tal e qual, sem intervenções. E são estas ruínas que nos ofecem testemunhos desta brutalidade da natureza, que em alguns casos e com os passar dos anos criou lugares poéticos como o Convento do Carmo ou o claustro da Catedral da Sé.
Igreja de São Domingos
Foto de ¡Hola! Portugal

Outra igreja assolada por este terremoto foi São Domingos. Nela se celebravam os atos de fé da Inquisição, daqui saiam os condenados à fogueira, e também foi o lugar de celebração de casamentos e batizados reais. Ela resistiu ao tremor de 1755 e ao incêndio de 1959, mas as marcas de ambos estão em suas paredes.

Igreja de São Domingos

Foto de ¡Hola! Portugal
É impressionante entrar nesta igreja de interior avermelhado e ver esta cor enegrecida das paredes devido à fumaça do incêndio ou colunas que lhes faltam pedaços em razão do tremor. Não pude tirar fotos, porque era hora de missa, mas garanto que vale a visita.

Para chegar até ela? Fica no Largo de São Domingos, bem do ladinho da Praça D. Pedro IV.

Igreja de São Domingos
A Igreja fica no ponto “A”

Leia também:
Convento do carmo – o teto estrelado de Lisboa
FotoGaleria: Convento do Carmo
Catedral da Sé: da Roma Antiga até nossos dias

Fotos de ¡Hola! Portugal
Mapa: Google Maps

1 Comentário

  1. Paula Brum

    Hum, essa ainda não conhecemos. Colocando na listinha, para abril! Abraços, Pat!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet
  • Dica Madri: tomar café da manhã ou um lanche no delicioso @mamaframboise Não deixe de provar o croissant de framboesa. O local mais tradicional é o da Calle Fernando VI, 23. 
Este endereço combina com uma visita às exposições da @mapfrefcultura ou ao Museu Arqueológico Nacional.

Qual é tua recomendação de confeitaria ou café em Madri?

#mamaframboise #madridlovers #foodporn #madri #madridfoodie

Follow Me!