Guias de Viagem e Arte

 
 
out 08 2013

Como comprar bilhetes de trem na Itália nas máquinas das estações

Para viajar entre Florença e Roma, ou entre outra grande cidade o melhor é comprar antecipadamente teu bilhete nos sites das companhias: trenitalia e italo.

Mas no caso dos trens regionais, onde não ocorre variação de preço, você poderá comprar o bilhete na própria estação, alguns minutos antes da saída. O que eu fazia era olhar os horários antes no site da companhia, e chegar uns 20 minutos antes da saída do trem na estação. Ia diretamente às máquinas que aceitam dinheiro, cartão de crédito e te atendem em diversos idiomas.
Comprando bilhete de trem na Itália

Escolhia espanhol, e dava em “comprar bilhetes”. A segunda tela questiona se o viajante tem direito a algum desconto especial, como não era meu caso, apertava “Compra biglieto”.
Como comprar bilhetes de trem na Itália nas máquinas das estações
Como comprar bilhetes de trem na Itália nas máquinas das estações

Na terceira tela aparecia o nome da estação em que estava comprando, que neste caso era Busseto (estação de saída). E devia digitar a cidade para onde queria ir (destino). É necessário saber o nome em italiano da cidade. Mas nem se preocupe que quando você começa a digitar, a máquina do lado direito passa a mostrar nomes de cidades com as letras digitadas.
Comprando bilhete de trem na Itália

O que você verá a continuação serão os horários disponíveis para o trajeto que deseja realizar. No meu caso era necessário trocar de trem na estação de Fidenza. Vejam que na tela aparece em cambios, 1 ou 2, ou seja, que trocará 1 ou 2 vezes de trem até chegar no destino.
Como comprar bilhetes de trem na Itália nas máquinas das estações

Escolha o trem e horário, clique em seleccionar para ir à seguinte tela, na qual verá o preço em diferentes classes. Clique sobre o preço relacionado à classe e depois em continuar. Ele te mostrará qual trem selecionou, se estiver de acordo clique em continuar. Sempre poderá clicar em “Atrás” para modificar sua escolha.
Comprando bilhete de trem na Itália
Comprando bilhete de trem na Itália

Na seguinte tela terá a possibilidade de comprar também um bilhete de volta (andata/ritorno). Caso não queira comprá-lo, clique em comprar na parte debaixo direita da tela.
Comprando bilhete de trem na Itália

Escolha se deseja pagar em “efectivo” (dinheiro) ou com cartão de crédito. Paguei todas as vezes com cartão, é só inserir o cartão na ranhura correspondente. Ele pedirá teu código secreto (PIN) do cartão mesmo que seja de crédito e não de débito. Na telinha em cima da ranhura se informará que a operação foi aprovada e a máquina imprimirá teu bilhete de viagem. E ainda perguntará se deseja nota fiscal, eu sempre dizia que sim por via das dúvidas por realizar a operação com cartão.
Comprando bilhete de trem na Itália
Comprando bilhete de trem na Itália
Comprando bilhete de trem na Itália

Fácil, né? Como coloquei as telas, parece que é um longo processo, mais que nada, é bem rapidinho. Leia também: dicas para andar de trem pela Itália sem passar por perrengue 😉

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em:  Bologna | Milão | Veneza | Roma | FlorençaAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga a gente no Instagram, clicando

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que o convite não estava baseado na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Para saber mais sobre este convite, leia este post. Paguei por todos os bilhetes de trem, não recebi de cortesia de nenhuma das companhias citadas.

fotos: turomaquia_2013

5 Comentários

  1. Roberto

    Pelo menos é em espanhol, mais fácil que em Berlin, por exemplo, que tem algumas centrais do metrô sem tradução para nenhuma outra língua mais inteligível.

    responder
  2. Elis mesquita

    Boa noite,gostaria de tirar uma super dúvida,mesmo que já tenha lido,rss o meu percurso será Bolonha-firenze e firenze roma e quero comprar o bilhete na própria estação nas maquinas pois acho mais prático.Mesmo comprando na máquina na estação tenho que validá-lo naquelas maquinas verdes?Neste percurso que citei pelo site dizem que é direto sem parada,é isso mesmo?Muito obrigada desde já; 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Elis, eu recomendo que você compre estes trechos antes porque será mais barato. O que não vale a pena comprar antes são os trechos entre ou para cidades pequenas. Comprando em Trenitalia na hora terá que validar, mas no caso da compra online não precisará validar!

      Um abraço

      responder
  3. Claudio Machado

    Patricia, parabéns pelo site. Uma dúvida, pois já li que nos trens da Trenitalia não seria necessário validar na estação os bilhetes comprados pela internet. isso é correto? Obrigado desde já pela ajuda.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Claudio, com a Trenitalia depende do tipo de trem que vc vai usar, alguns precisam ser validados, mas outros não, como os Freccia.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!