Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 23 2018

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Lembra do Brunelleschi? Foi o que disputou o concurso com Ghiberti para realizar as Portas do Batistério de Florença. Mas que acabou perdendo a competição. Ele nem se incomodou, arrumou as troxinhas e foi a Roma com Donatello para estudar os clássicos.

O cara estudou tanto que acabou se convertendo no primeiro artista múltiplo do Renascimento, ou seja, foi escultor, arquiteto, pintor e erudito. Mais tarde, essa forma de ser ficou conhecida como renascentista e terá como seu grande expoente a Leonardo Da Vinci.

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Quando retornou à Florença, realizou nada mais nada menos que a enorme cúpula da catedral (Duomo, em italiano) da cidade. Ele construiu na verdade duas cúpulas, uma externa e outra interior, assim podia “esconder” a estrutura e tornar tudo ainda mais impressionante para o espectador. O trabalho de construção da cúpula levou 14 anos!

As pinturas da cúpula foram realizadas entre 1572 e 1579 por Giorgio Vasari e Federico Zuccari. São 3.600 m² de superfície pintada!
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Estudos sobre Brunelleschi

A forma de construir era tão complexa que na década de 1980, o Prof. Massimo Ricci realizou um projeto para estudá-la. Construiu um modelo em grande escala para comprovar suas teorias. Para saber mais, visite o site do projeto: http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Meus Guias de Museus

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens:
turomaquia_2010
http://www.arch.mcgill.ca/prof/sijpkes/arch374/winter2001/sfarfa/philopanoramica.jpg
http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
http://www.ebrisa.com/portalc/media/media-S/images/00017102.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!