Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 23 2018

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Lembra do Brunelleschi? Foi o que disputou o concurso com Ghiberti para realizar as Portas do Batistério de Florença. Mas que acabou perdendo a competição. Ele nem se incomodou, arrumou as troxinhas e foi a Roma com Donatello para estudar os clássicos.

O cara estudou tanto que acabou se convertendo no primeiro artista múltiplo do Renascimento, ou seja, foi escultor, arquiteto, pintor e erudito. Mais tarde, essa forma de ser ficou conhecida como renascentista e terá como seu grande expoente a Leonardo Da Vinci.

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Quando retornou à Florença, realizou nada mais nada menos que a enorme cúpula da catedral (Duomo, em italiano) da cidade. Ele construiu na verdade duas cúpulas, uma externa e outra interior, assim podia “esconder” a estrutura e tornar tudo ainda mais impressionante para o espectador. O trabalho de construção da cúpula levou 14 anos!

As pinturas da cúpula foram realizadas entre 1572 e 1579 por Giorgio Vasari e Federico Zuccari. São 3.600 m² de superfície pintada!
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Estudos sobre Brunelleschi

A forma de construir era tão complexa que na década de 1980, o Prof. Massimo Ricci realizou um projeto para estudá-la. Construiu um modelo em grande escala para comprovar suas teorias. Para saber mais, visite o site do projeto: http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Meus Guias de Museus

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens:
turomaquia_2010
http://www.arch.mcgill.ca/prof/sijpkes/arch374/winter2001/sfarfa/philopanoramica.jpg
http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
http://www.ebrisa.com/portalc/media/media-S/images/00017102.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!