Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 23 2018

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Lembra do Brunelleschi? Foi o que disputou o concurso com Ghiberti para realizar as Portas do Batistério de Florença. Mas que acabou perdendo a competição. Ele nem se incomodou, arrumou as troxinhas e foi a Roma com Donatello para estudar os clássicos.

O cara estudou tanto que acabou se convertendo no primeiro artista múltiplo do Renascimento, ou seja, foi escultor, arquiteto, pintor e erudito. Mais tarde, essa forma de ser ficou conhecida como renascentista e terá como seu grande expoente a Leonardo Da Vinci.

Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Quando retornou à Florença, realizou nada mais nada menos que a enorme cúpula da catedral (Duomo, em italiano) da cidade. Ele construiu na verdade duas cúpulas, uma externa e outra interior, assim podia “esconder” a estrutura e tornar tudo ainda mais impressionante para o espectador. O trabalho de construção da cúpula levou 14 anos!

As pinturas da cúpula foram realizadas entre 1572 e 1579 por Giorgio Vasari e Federico Zuccari. São 3.600 m² de superfície pintada!
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Estudos sobre Brunelleschi

A forma de construir era tão complexa que na década de 1980, o Prof. Massimo Ricci realizou um projeto para estudá-la. Construiu um modelo em grande escala para comprovar suas teorias. Para saber mais, visite o site do projeto: http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença

Meus Guias de Museus

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens:
turomaquia_2010
http://www.arch.mcgill.ca/prof/sijpkes/arch374/winter2001/sfarfa/philopanoramica.jpg
http://www.ur-tsa.it/Modello%20web.htm
http://www.ebrisa.com/portalc/media/media-S/images/00017102.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Hoje fiquei o dia inteiro no Louvre. A entrada sai por 15€, se quiser um audio-guia deve pagar 5€ quando compra a entrada. 
Peguei para testar como estava e fiquei brava. Quando estava super longe de onde tinha retirado, acabou a bateria. Fiquei com o dito cujo no pescoço por muito tempo sem serventia nenhuma. Ou seja, me entregaram um equipamento que não estava totalmente carregado.

Foi o museu onde o pessoal era menos amável e que menos ajudava. Uma pena ☹️ Claro que tem que ir, mas vá preparado. Eu posso te ajudar na tarefa 😉 sabe que eu escrevi um Guia do Louvre?
#louvremuseum #arte #paris #parislovers
  • Natal nas Galerias Lafayette ⭐️ #parislovers #paris #galerieslafayette #natal
  • Com quem foi sua viagem mais divertida? Aqui em Paris com a Ledinara, a cada passo, uma gargalhada é um zilhão de fotos 😂😂😂 #parislovers #paris #jardindetuileries #happymoments #amizade
  • Você já subiu o Arco do Triunfo? Gostou? Hoje tentamos subir novamente, mas estava fechado pela festa de 11 de novembro, quando os aliados assinaram com o império alemão o armistício em 1918. Só reabre no domingo.

#leCMN #ArcDeTriomphe #parislovers #paris
  • Se existe céu, deve ser algo assim ... Foto by @curitidoce 
#parisienne #SainteChapelle #leCMN #arte #paris
  • Começando bem o dia ☕️ Estou com a Leidinara do @curitidoce, adivinha qual é meu prato e qual é o dela? 😜

Estamos no @hotellamaisonfavart, fica bem perto da Ópera Garnier e das Galerias Lafayette.

#parislovers #hotel #parisienne #paris #breakfast

Follow Me!