Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 20 2017

A batalha de Brunelleschi e Ghiberti pelo Paraíso!

Brunelleschi e Ghiberti: e o começo do Renascimento

É comum relacionar o começo do Renascimento propriamente dito com as portas do batistério de Florença. E isso!?  O que tem a ver umas portas com algo tão grandioso como foi este movimento? É meio louco mas tem tudo a ver.

Primeiro, porque as portas estão na meca, no coração do Renascimento – Florença. Segundo porque não são quaisquer portas, porque  depois de executá-las, o artista ganhou uma nova encomenda de umas terceiras. Estas portas,  mais adiante serão chamadas por Michelangelo de  “As Portas do Paraíso”! E por fim, foram encomendadas por um tipo de grupo social que vai marcar o desenvolvimento e progresso da cidade.

No século XV a cidade contava com uns grêmios de trabalhadores, sendo que os sete mais importantes ocupavam em forma de rodízio os cargos públicos. Estes grêmios foram super importantes para a cidade porque fomentaram o crescimento e consolidação da classe burguesa, que será quem “pagará” pelos grandes projetos artísticos do período.

O grêmio de lãs e tecidos – o Calimala – promoveu um concurso para a confecção das portas do batistério da cidade. No começo, seis ou sete artistas se inscreveram, mas no final dois disputavam a obra: Lorenzo Ghiberti e Fillipo Brunelleschi.

O tema para o painel que deviam apresentar foi dado pelo grêmio: o sacrifício de Isaac do Velho testamento. Ghiberti criou o conjunto a partir de uma única peça, já Brunelleschi dividiu o conjunto em sete partes que eram depois soldadas. Ambos buscaram inspiração na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), mas Ghiberti ganhou o concurso.
Brunelleschi e Ghiberti
Brunelleschi e Ghiberti

Brunelleschi e Ghiberti: as Portas do Paraíso

Por que esta obra é tão importante dentro do Renascimento? Porque marca a diferença com o estilo anterior, o gótico. Ghibert utilizou a perspectiva, para dar ilusão de volume. As figuras do primeiro plano tem um relevo pronunciado e quanto mais longe as demais figuras estão do primeiro plano, menos relevo possuem, menos espessura. Ele levou aproximadamente 23 anos para terminá-las, e depois outros 25 para as “Portas do Paraíso”, de 1425 a 1450!!!

Brunelleschi e Ghiberti

Olha que impressionante a forma que ele consegue transmitir o volume. Os anjos na parte de cima, que estavam mais atrás que as figuras abaixo em primeiro plano, estão quase planos, quase sem espessura!

Brunelleschi e Ghiberti

Painel da primeira porta criada por Ghiberti – Porta Norte (esta porta traz cenas do Novo Testamento) – Batismo de Jesus

Brunelleschi e Ghiberti

Outra cena da Porta Norte – Jesus diante de Pilatos

Brunelleschi e Ghiberti

Porta Leste – Veja como o artista evoluiu entre uma  porta e outra, aqui o estilo é mais leve, o painel é mais orgânico, aumentando a idéia de conjunto e se aproximando ainda mais da realidade da cena.

Brunelleschi e Ghiberti

Olha que legal esta cena da história de David e Golias!

Portas de Ghiberti - Florença
Atualmente, as portas são cópias das originais, que se encontram expostas no Museu dell´Opera del Duomo.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens:
turomaquia_2010
http://www.bluffton.edu/~sullivanm/ghibertinorth/ghibertinorth.html
Folheto do Batistério de Florença

2 Comentários

  1. Mayara

    Nossa, muito linda as fotos! Amo o seu blog, Patricia. Não nos abandone, rs. Beijo!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Mayara, não vou abandonar 😉 É que estou mudando e tudo aconteceu muito rápido, mas em breve (acho que ainda esta semana!) volto à ativa!
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!