Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2018

Donatello – o primeiro grande escultor renascentista

Donatello: escultura renascentista

Na escultura, o primeiro grande artista renascentista foi Donatello. Ele foi capaz de conjugar a antiguidade, com os conhecimentos que floresciam no século 15 e com uma observação aguda da anatomia e do caráter dos personagens que retratava.
Donatello

Donatello e a Antiguidade Clássica x Gattamelata

Amigo de Bruneleschi, com quem viajou para Roma, para conhecer melhor a Antiguidade Clássica. Desta viagem, certamente lhe impactou a estátua equestre de Marco Aurélio, que mais adiante lhe servirá de inspiração para a estátua que lhe encomendaram do falecido condottieri – Gattamelata.

Os condottieri eram mercenários contratados pelas cidades para travar batalhas ante invasões ou para aumentar seus domínios. Como poucos podiam se dar ao luxo de ter à sua disposição grandes exércitos, estes mercenários eram a saída mais fácil.

Donatello

Donatello retratou ao “herói” à moda dos imperadores romanos, e também não esqueceu da lição grega de dar a mesma importância tanto ao cavalo como ao cavaleiro. O cavalo é enorme, seus detalhes se cuidam tal qual na figura humana.
Donatello Gattamelata
Com a estátua romana de Marco Aurélio guarda alguns parecidos, como o material utilizado, o bronze. O grande tamanho das figuras, e em ambas se ressalta o caráter dos retratados.

Donatello - o primeiro grande escultor renascentistaDonatello - o primeiro grande escultor renascentista

o Vídeo no TOP100Arte

A figura do mercenário

A figura do mercenário que nasce primeiro em Alemanha, estende-se por toda Europa. O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte narra em uma série de livros, as histórias de um mercenário, o Capitão A La Triste. No cinema, o capitão foi vivido por Vigo Mortensen.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: artetropia_2010 y
http://www.ecbloguer.com/letrasanonimas/wp-content/uploads/2008/11/gattamelta-donatello.jpg
http://www.caballomania.com/archivo/imagenes/principal%2020.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!