Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2018

Donatello – o primeiro grande escultor renascentista

Donatello: escultura renascentista

Na escultura, o primeiro grande artista renascentista foi Donatello. Ele foi capaz de conjugar a antiguidade, com os conhecimentos que floresciam no século 15 e com uma observação aguda da anatomia e do caráter dos personagens que retratava.
Donatello

Donatello e a Antiguidade Clássica x Gattamelata

Amigo de Bruneleschi, com quem viajou para Roma, para conhecer melhor a Antiguidade Clássica. Desta viagem, certamente lhe impactou a estátua equestre de Marco Aurélio, que mais adiante lhe servirá de inspiração para a estátua que lhe encomendaram do falecido condottieri – Gattamelata.

Os condottieri eram mercenários contratados pelas cidades para travar batalhas ante invasões ou para aumentar seus domínios. Como poucos podiam se dar ao luxo de ter à sua disposição grandes exércitos, estes mercenários eram a saída mais fácil.

Donatello

Donatello retratou ao “herói” à moda dos imperadores romanos, e também não esqueceu da lição grega de dar a mesma importância tanto ao cavalo como ao cavaleiro. O cavalo é enorme, seus detalhes se cuidam tal qual na figura humana.
Donatello Gattamelata
Com a estátua romana de Marco Aurélio guarda alguns parecidos, como o material utilizado, o bronze. O grande tamanho das figuras, e em ambas se ressalta o caráter dos retratados.

Donatello - o primeiro grande escultor renascentistaDonatello - o primeiro grande escultor renascentista

o Vídeo no TOP100Arte

A figura do mercenário

A figura do mercenário que nasce primeiro em Alemanha, estende-se por toda Europa. O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte narra em uma série de livros, as histórias de um mercenário, o Capitão A La Triste. No cinema, o capitão foi vivido por Vigo Mortensen.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: artetropia_2010 y
http://www.ecbloguer.com/letrasanonimas/wp-content/uploads/2008/11/gattamelta-donatello.jpg
http://www.caballomania.com/archivo/imagenes/principal%2020.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet

Follow Me!