Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2018

Donatello – o primeiro grande escultor renascentista

Donatello: escultura renascentista

Na escultura, o primeiro grande artista renascentista foi Donatello. Ele foi capaz de conjugar a antiguidade, com os conhecimentos que floresciam no século 15 e com uma observação aguda da anatomia e do caráter dos personagens que retratava.
Donatello

Donatello e a Antiguidade Clássica x Gattamelata

Amigo de Bruneleschi, com quem viajou para Roma, para conhecer melhor a Antiguidade Clássica. Desta viagem, certamente lhe impactou a estátua equestre de Marco Aurélio, que mais adiante lhe servirá de inspiração para a estátua que lhe encomendaram do falecido condottieri – Gattamelata.

Os condottieri eram mercenários contratados pelas cidades para travar batalhas ante invasões ou para aumentar seus domínios. Como poucos podiam se dar ao luxo de ter à sua disposição grandes exércitos, estes mercenários eram a saída mais fácil.

Donatello

Donatello retratou ao “herói” à moda dos imperadores romanos, e também não esqueceu da lição grega de dar a mesma importância tanto ao cavalo como ao cavaleiro. O cavalo é enorme, seus detalhes se cuidam tal qual na figura humana.
Donatello Gattamelata
Com a estátua romana de Marco Aurélio guarda alguns parecidos, como o material utilizado, o bronze. O grande tamanho das figuras, e em ambas se ressalta o caráter dos retratados.

Donatello - o primeiro grande escultor renascentistaDonatello - o primeiro grande escultor renascentista

o Vídeo no TOP100Arte

A figura do mercenário

A figura do mercenário que nasce primeiro em Alemanha, estende-se por toda Europa. O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte narra em uma série de livros, as histórias de um mercenário, o Capitão A La Triste. No cinema, o capitão foi vivido por Vigo Mortensen.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: artetropia_2010 y
http://www.ecbloguer.com/letrasanonimas/wp-content/uploads/2008/11/gattamelta-donatello.jpg
http://www.caballomania.com/archivo/imagenes/principal%2020.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹

Follow Me!