Vênus de Milo: as mulheres clássicas gregas
Vênus de Milo: uma representação clássica
Eu já contei que no começo da escultura grega os homens apareciam peladinhos e as mulheres vestidas dos pés a cabeça.
No período clássico, a forma de representá-las também mudou. São mais sensuais, e aparecem semi-nuas. A forma mais recorrente é aquela em que a mulher aparece com os peitos desnudos e com uma espécie de pano que lhe cobre da cintura para baixo. Nesta postura clássica se encontra a mega famosa moradora do Louvre, a Vênus de Milo.
Por que esta escultura é tão famosa? Olha o movimento que o artista conseguiu no corpo, e como? Passe o dedo pela escultura, da cabeça até os pés. Teu dedo vai formando uma linha serpenteada ou com pequenas ondulações! Imagine a dificuldade em realizar estas ondulações no mármore, além de ter tido a idéia de fazê-las!
Também preste atenção no manto, a quantidade de pregas. Estas pregasfazem com que o espectador tenha a sensação que se trata de um tecido e não de uma pedra. Aliás esta escultura mede 2,04 metros e pesa aproximadamente 900 Kilos.
Vênus de Milo: por que este nome?
Ela foi encontrada por um morador da Ilha de Milo (Melos) em 1820. Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã, que está relacionada com o Juízo de Paris, que levou à Guerra de Tróia.
A estória por detrás da Vênus de Milo
Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.
Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!
Para ver a Vênus de Milo? Visite o Museu do Louvre, em Paris. É uma das obras mais buscadas pelos visitantes.