Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 01 2017

As diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheres

Lembra do post anterior sobre os Kouros, as esculturas dos homens?! Eles eram retratados nús. Já as figuras femininas, chamadas de Kourés, estavam vestidas do pés às cabeças. Dá uma olhada.

As diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheres

Foram encontradas muitas Kourés (Korai) na Acrópole de Atenas. Porque os devotos da divindade Atenéia, ofereciam à deusa estas imagens de mulheres jovens e refinadas. Estas estátuas estão vestidas com túnicas e na sua mão esquerda vemos uma granada (fruta) ou um açafrão (flor) símbolos do mito de mesmo nome. Olha só que estória …

O mito das Kourés

Koré era filha de Zeus e uma de suas irmãs Demeter, deusa da colheita. A menina foi violada e sequestrada por Hades, deus dos Infernos e seu tio. Sua mãe exigiu que Hades lhe devolvesse sua filha sob pena de secar a terra. Hades que estava apaixonado pela menina, lhe deu de comer sementes de granada. Porque quem comia qualquer coisa que havia nascido no Inferno não podia mais sair daquele lugar. Zeus interviu e fez com que os dois irmãos negociassem. A partir daquele momento, a menina passaria 6 meses no Inferno com Hades e 6 meses na Terra com sua mãe, e assim se explicam os ciclos da colheita, porque quando a filha não está com a mãe, a terra não produz nada!

Um último detalhe do mito, quando seu tio a viola, ela passa a chamar-se Persefone, a que diz o horror, e não mais Kouré!

As diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheres

Kouros e Koures – diferenças e semelhanças

Apesar de estar vestida, observe que existem muitas semelhanças entre as Kourés e os Kouros. Olha os cabelos, o pescoço grosso, a falta de movimento, os olhos amendoados. Este meio sorisso que se repete e tanto o corpo como as túnicas estão meio geometrizados.

As diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheresAs diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheres


Para ver as mais conservadas, visite o novo Museu da Acrópole, em Atenas.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A emoção de visitar a última casa de Fernando Pessoa em LISBOA no www.turomaquia.com

#lisbonlovers #lisboa #fernandopessoa  #lisboacool #portugal🇵🇹
  • Vista do hotel no episódio que acabou de sair da Odisseia Grega. Onde? No YouTube Patricia de Camargo. Ou clique no link da bio 👈🏽 #grecia #greecelovers #greekbeach #pylos #peloponeso
  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife

Follow Me!