Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 14 2009

Toquinho e Maria Creuza em Las Palmas de Gran Canaria


O sol já no finzinho … antes de começar o show …
Interior do Auditorio Alfredo Kraus

Em 2006, o Toquinho já tinha dado um show em Las Palmas. No mesmo auditório Alfredo Kraus. Já tinha enlouquecido com este pilar da música popular brasileira. Mas ontem foi demais para este pobre coração, porque eram dois que lhe bombardearam por quase duas horas. O mais correto seria dizer: TRÊS. Porque a dupla infernal, Toquinho & Maria Creuza, se somou a pianista Silvia Goes, que de entrada arrasou com uma versão de Brasileirinho, e continuou esbanjando bossa durante toda a noite.

Quando Maria Creuza soltou a primeira frase musical, chorei. Sem contar a voz, ela é uma show-woman total. O público hipnotizado ouviu os clássicos da bossa, começando com “Chega de Saudade”. Um expatriado não pode com essa, “a realidade é que sem ela não pode ser”. Cantou, apaixonou e deixou o palco para Toquinho, que tocou até Bach e Asa Branca. Contou histórias dos shows com Vinicius de Moraes, e de seus encontros com Marcelo Mastroiani.

E ao final, estes dois “deuses” do partenon musical foram a mais, se isto pudesse ser, e com samba em prelúdio, eu já nem existia porque era só emoção, sem corpo, só esta alma que chora nem por tristeza nem por dor, mas por orgulho de ter tatuada a brasilidade até num inofensivo “hola, que tal”.

O show terminou com muito afro-samba, em quatro bis, tanta generosidade! E corpo refeito, alma que não cabe em nenhum lugar, sigo nesta empreitada, e quem sabe um dia “ao meu pesar ao ao meu contentamento” consiga esta tese do demônio acabar …

Leia também:
Adriana Calcanhotto +2 em Las Palmas de Gran Canaria
Festival de Jazz de canarias: Ivan Lins
Ivan Lins e Nnenna Freelon no Festival de Jazz de Canarias

Destaque post:
Toquinho
Maria Creuza
Música Popular Brasileira
Arrecife de las Músicas 2009

foto e video: turomaquia_2009
Imagem: Arrecife de la Musica – folheto do festival