Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 06 2008

Será que o barato sai caro???

Os vôos de baixo custo conhecidos com o término inglês “low cost” foram muito importantes até como inovação dentro da atividade turística, e seguem inovando no mercado. Mas existem certas coisas, um tanto quanto estúpidas, que às vezes te fazem pensar na velha máxima: o barato sai caro!

Minha experiência é com a Vueling, já voei com outras, mas hoje quero contar algo desta companhia. Nas “low cost” normalmente se paga para faturar uma mala, de 3 a 5 euros se realiza o trâmite via internet, ou o dobro se resolve levar a mala no dia do embarque. Bem, e ademais te permitem levar de 6 a 10 kilos como bagagem de mão, desde que não ultrapasse as medidas que possam interferir na segurança e no conforto dos demais passageiros.

Cheguei em Madrid na segunda-feira, e fui ao balcão da Vueling, já havia realizado meu check-in on-line, assim fui diretamente atendida, sem necessidade de estar na fila. Coloquei minha mala, e a atendente mesmo observando minha diminuta bagagem de mão, que consistia em uma pequena (bem pequena) bolsa com uma câmara de fotografias e uma carteira de dinheiro, disse que minha mala excedia dois quilos, e que devia pagar 8 euros por quilo de excesso. Minha mala pesava 22 kilos. Então tive que abrir a mala, tirar três livros, e voltar a pesar, e assim me livrar do excesso, que tive que carregar por três horas pelo aeroporto.

As máquinas não substituem as pessoas porque se supõem que estas últimas são razoáveis e pensam! Se eu podia levar até 10 kilos de bagagem de mão, e praticamente não tinha nada, porque fui obrigada a carregar três livros na mão, e a companhia em contrapartida atrasou o vôo em 50 minutos e não foi obrigada a me indenizar em nada???

O atraso não teria me irritado tanto, caso não houvesse passado pelo martírio de carregar o peso, e quem me conhece sabe que eu odeio carregar coisas, sou daquelas que não traz encomendas e portanto tampouco pede nenhuma para os amigos! Bem, portanto lhes digo, as vezes por 30 ou 40 reais não vale a pena trair sua companhia favorita!!!

Paar ler todas as denúncias, leia a coluna: Botando a boca no trombone