Roteiro pelo centro de Bruxelas
Roteiro pelo centro de Bruxelas: saindo da Estação Central de Bruxelas (A), começamos a caminhada à direita em direção à Catedral Saints-Michel. Este pode ser um bom momento para visitar este edifício iniciado em 1226 e terminado tão somente em 1500! Depois pegamos a Rue de Montagne e por fim uma pequena rua cheinha de restaurantes, a Rue de Bouchers.
Ande até encontrar do teu lado esquerdo uma entrada para as Galleries Hubert (B). Atravesse calmamente a galeria, tentando resistir a tentação das grandes marcas de chocolates belgas.
Ao sair da galeria, atravesse a Grasmarkt e pegue a primeira rua à direita. Vai cruzar a Gabrielle Petit, e descer na Elkstraat (C), até encontrar com o Manneken Pis (D).
Esta junto à uma esquina, e é bem pequeno (50 cm) . Seu nome significa – “o menino que urina”. Representa o espírito independente dos belgas, tanto que diferentes exércitos tentaram roubá-la. Há notícias da estátua desde 1388. Em 1619 foi roubada, e uma cópia foi colocada no mesmo lugar.
Em 1695, os moradores da cidade protegeram a estátua do ataque e bombardeio francês e ao final colocaram a seguinte frase aos seus pés “In petra exaltavit me, et nunc exaltavi caput meum super inimicos meos” (O Senhor me levantou sobre uma rocha, e agora elevo minha cabeça sobre meus inimigos) .
A atual é uma réplica, já que o Manneken foi roubado em 1960, mesmo após ter sido recuperado, decidiram colocar o original no Museu de la Ville de Bruxelles.
Depois das fotos com o “mascote” da cidade, subimos levados pelo aroma do chocolate, dos morangos e dos waflles, a Rue de L´Etuve. Ou melhor, a rua de Leonidas, Godiva e todos estes nomes carregados de emoções olfativas e gustativas 😉
Esta rua vai te levar a Grand Place (E), mas antes vai mudar de nome, para Rue Charles Bulls. Bem no arco de entrada à praça verá a escultura do herói Everard´t Serclaes. Há várias versões do que se deve tocar neste patriota que liberou a cidade do Conde de Flandres no século 14:
1.Tocar o braço para voltar à Bruxelas.
2.Acariciar a cabeça do cachorro e a cara do anjo para atrair dinheiro.
3.Acariciar o herói da cabeça aos pés para conseguir casar.
Passados os trâmites 😉 por fim entramos na praça que para muitos é sinônimo de Bruxelas. Abrigou o mercado medieval mais importante da cidade. Desde 1998 é Patrimônio Mundial da Humanidade. Desfrute, e se precisar informação, aqui se encontra um escritório de turismo.
Saímos pela outra ponta da praça, pela Rue au Beurre. Viramos na segunda à direita e em seguida pegamos à primeira à esquerda. Passamos na frente do prédio da bolsa, e cruzamos o Boulevard Anspach. Algumas das esculturas que decoram o prédio da bolsa foram encomendadas a Rodin!
Neste boulevard encontrarão todo tipo de comércio, inclusive um supermercado. Cruzando o boulevard, pegamos à direita a Rue Auguste Orstraat, que se transforma em Antoine Dansaertstraat. Nesta rua há várias lojas de criadores de moda local. Em seu número 16 vamos encontrar a primeira loja da famosa cadeia belga – Le Pain Quotidien (F). Inaugurada em 1990, hoje espalhada pelo mundo. O lugar perfeito para descansar e tomar um sopinha 🙂
Post relacionado:
Como sair e chegar ao aeroporto low cost belga – Charleroi
Leia todos nossos posts de Bruxelas, clicando aqui.
Busque e reserve seu hotel em Bruxelas, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2011 e Dani Belgium