Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 19 2011

Bruxelas: a cidade com aroma a chocolate

Basta descer do trem na Estação Central de Bruxelas para começar a sentir o cheiro da tentação. Bruxelas tem aroma de chocolate. Caso não bastasse isso, o dito cujo vem misturado com waffles crocrantes, morangos gigantes e marcas de luxo.

Tentações belgas

Os waffles são uma tradição. Provei o mais simples com aquele açucarzinho em cima e confesso que agradeci aos céus por ter deixado este momento para o último dia. Estava perfeito, e olha que foi no café de uma das grandes atrações turísticas da cidade, o Atomium. Nem foi dentro dos lindos estabelecimentos de marcas “chocolateiros”.

Tentações belgas

O chocolate é uma instituição. Por isso não é de estranhar que seja tratado como “alta costura”. Chamar lojinha aos locais de venda é algo que não dá para engolir. As lojas são lindonas, as embalagens chiques e as sacolinhas em muitos casos, um souvenir.

Tentações belgas
Tentações belgas

Até dava para resistir se elas estivessem restritas a uma quadra, duas, uma região da cidade. Mas que nada, estão por todos os lados. Há quadras com 5 ou 6 lojas. Você acha que é isso é justo???

Tentações belgas
Tentações belgas

Para quem não curte o ouro negro, sinto informar que existem outras iguarias tentadoras. Quais? Por exemplo, as batatas-fritas. Dizem que eles são os inventores. O segredo da batata belga é que ela passa pelo óleo quente duas vezes. Fritam, escorrem, repousa um pouquinho e voltam a fritá-la. Sai perfeita, crocantíssima por fora e cremosa por dentro. A comida perfeita para um lanchinho viajante. As fritarias estão por todos os lados. Além das batatas, oferecem outras comidinhas fritas.

Tentações belgas

Ok, você também não curte muito batata-frita. Já estou achando que você é meio E.T. (risos) Mas eu não vou desistir. Porque a Bélgica também é famosa por suas mil e uma cervejas. Já vejo um sorriso nesta cara!

Tentações belgas

Além da diversidade de produção, há cervejas produzidas por abadias. Aquelas com aroma de flores ou de frutos vermelhos. Um outro mundo. Ok, já está convencido que realmente Bruxelas é uma ameaça a qualquer regime? Como a vida é curta, o mundo é grande, deixe-se levar e coma a cidade a cada esquina!

Veja todos nossos posts de BRUXELAS

Busque e reserve seu hotel em Bruxelas, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Chamada video 2

fotos: turomaquia_2011

9 Comentários

  1. Oscar | MauOscar.com

    Ual… Só pelas fotos já estou salivando por aqui…
    Minha primeira orientadora de iniciação científica era Belga, e sempre que ela voltava da europa ganhavamos uma caixinha de chocolates 😀 O único problema é que acabava muito rápido

    A Europa é D+

    responder
  2. Clarissa

    Hum..Delícia!!!!! 😉

    responder
  3. Alessandro A.

    Pô Patrícia…publicar um post desse antes do almoço é sacanagem!!! 🙂 Já engordei 1 quilo só de olhar!! Eu adoro chocolate e depois desse post vou ter que comer um de sobremesa hoje. Fazer o quê?!

    responder
  4. Alexandre Costa

    Patricia, eu acabei de almoçar e fiquei com fome novamente! Belo post e fotos deliciosas!

    Bjo!

    responder
  5. Isabel O., Portugal

    Olá P
    Estive em Bruxelas há mil anos, no âmbito de um interrail, que fiz sozinha com 23 anos. Ao sair da estação de comboio a primeira sensação foi olfactiva – cheirava a chocolate, o que é uma memória maravilhosa.
    Gostei de reavivar esse momento.

    responder
  6. Clarissa Mattos

    Estive há poucas tempo em Bruxelas e o prazer em comer bem foi umas das coisas que mais chamou a atenção. A cidade é voltada para o prazer. Também me apaixonei pelo B&B que encontramos: http://www.bailandesa.nl/blog/doce-bed-breakfast-em-bruxelas/3267/

    Adorei o post!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Obrigaduuu pela indicação do B&B, beijos

      responder
  7. Luciana Carvalho

    Patricia: usei e abusei de suas dicas de Portugal na virada do ano.. Agora cá estou eu novamente… Estaremos em Bruxelas em maio e farei este roteiro certamente!!! Depois escrevo para contar!!! Abs!!!

    responder
  8. Marta FG

    Ai Bruxelas! Que delicia e que saudades!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Amanhecer em Las Canteras #semfiltro Foto by Berta, desde sua casa 💕💕💗 #laspalmasdegrancanaria #nascerdosol #grancanaria #playalascanteras
  • Um dos lugares mais 😱 que conheci este ano. Não esperava que ia ser tão legal conhecer a Granja de San Ildefonso, que fica perto de Madri. 
Qual foi aquele lugar que mais te surpreendeu este ano? Não precisa ser algo que conheceu durante uma viagem!

#granjadesanildefonso #espanha #bateevoltaMadri #palacio #jardins
  • O inverno em New York, desde a sala de esculturas do século 19 do @metmuseum 
#repensando2018 #metmuseum #rodin #newyorklike #historiadaarte
  • Quem você reencontrou este ano e que te faz bem à alma?

Eu encontrei minha amiga @isabelmpoliveira em Lisboa. Com ela, o sorriso rola solto, sem contar que é uma pessoa que sempre me mostra uma Lisboa diferente. Brigaduuuu amiga mía!

#repensando2018 #lisboa #viagens2018
  • Na rota dos Patrimônios da Humanidade se encontra este outro mosteiro, o de Alcobaça. Este edifício é gigantesco e começou a ser construído em 1.178 🙀

A entrada custa 6€ e vale cada centavo! 
#alcobaça #patrimoniomundial #portugal #roteiroportugal #arquiteturamedieval
  • No mosteiro da Batalha construído para pagar uma promessa. D.  João I prometeu construí-lo após vencer a Batalha de Aljubarrota em 14 de agosto de 1385.

Adorei o mosteiro e a pequena cidade que nasceu ao seu redor. O mosteiro abre todos os dias, exceto 1/1; 1/5 e 24/25 de dezembro.

A entrada custa 6€. #batalha #portugal #portugalovers #arquiteturaportuguesa

Follow Me!