Roteiro pelo Panamá: chegada, hotel e primeiros passeios
CHEGADA AEROPORTO TOCUMEN: Depois de aprox. 7 horas de voo (POA/PANAMA), chegamos as 6:00 hs da manha. Carrinho para bagagem tem que pagar dois dólares.
ALUGUEL CARRO: Fizemos reserva de quatro dias pela ALAMO, e estava tudo OK. Como retiramos no aeroporto as 6:48hs, a devolução do carro também tem que ser no aeroporto com carência de 2 horas (até as 8:48Hs). O valor total foi de $166,00 mais $37,00 de combustível, que por sinal é muito barato. Rodamos aproximadamente 400km.
ERRO: Devíamos ter matado tempo no free shop , para pegar o carro mais tarde, assim não precisávamos ter ido tão cedo entregar o carro e pegar o transfer para COLON.
DICA: Vale a pena a locação pelo fato de ficar livre e custo- beneficio muito bom.
PRIMEIRA IMPRESSÃO: Como nosso check-in no hotel era após as 14:00hs, resolvemos conhecer a cidade. O trânsito é bem complicado com muita fila e buzina pra todo lado. Aliás, nunca vi gente pra gostar de buzinar. A cidade esta em plena expansão e há obras por todos os lados. A sinalização também não é das melhores e mesmo com o mapa, fica um pouco confuso. Mas depois acostumamos, e logo conseguimos nos localizar.
AMADOR CAUSEWAY: O trajeto é bem legal, mais um pouco longe, e com o calor abafado da cidade, a distância parece ainda maior. Como chegamos cedo o duty não estava aberto. Tem muitos restaurantes e bares e o agito é só à noite. Optamos em retornar para jantar e ir no duty. O Museu da Biodiversidade, obra do super arquiteto Frank Gehry ainda não está pronto.
DICA: O horário do duty-free é das 10:00hs as 18:00hs. Por isso, também não conseguimos entrar no duty à noite. Deram a informação errada e só descobrimos quando chegamos lá.
Depois, tentamos chegar ao Casco Antiguo, mas não conseguimos localizar no mapa e ficamos rodando quase 1 hora. O caminho é bem feio e até chegamos a pensar que estávamos na zona de Chorillo, mas desistimos e resolvemos comer no shopping MULTIPLAZA.
MULTIPLAZA: o melhor shopping em todos os aspectos. A comida é muito barata, principalmente fast-food. Pra ter uma ideia, o TRIPLO C/ BACON DO MC custa $1,65. Tem um supermercado anexo, onde compramos cerveja e comidinhas. Um lugar para ver gente bonita e com estilo, mas nem por isso, as lojas de marcas tem preço mais caros comparando ao ALBROOK, que é considerado um shopping barato. Lojas diferenciadas e o único com grifes exclusivas.
HOTEL WYNDHAM GARDEN: O hotel é bem localizado, no coração do OBAIRRO, próximo do shopping Multiplaza, restaurantes e centros comerciais. É tipo hotel boutique, com poucos aptos, quarto enorme, bem moderno e Wi-fi grátis. O café da manhã é um pouco simples, sem muita opção. Nada comparado aos cafés dos hotéis no Brasil e achei os atendentes um pouco despreparados em relação às informações solicitadas.
Descansamos o resto do dia e retornamos para a AMADOR CAUSEWAY para jantar. Tentamos parar onde parecia ser o mais movimentado, BENNIGAN`S, mas como tudo no Panamá, também estava em reforma e só tinha um anexo ao ar livre que não estava muito legal. Então, decidimos pelo BUCANEROS. Um lugar bem escuro e por isso parecia sujo. O Edinho não gostou, mas resolvemos jantar ali mesmo. A comida era mais ou menos, e o preço foi $52,00/casal. Foi caro pela qualidade.
Leia também: De compras no Panamá
e Roteiro pelo Panamá: da parte histórica ao impressionante canal
texto: Daniele Messa
fotos: Daniele Messa e Edison Camargo Filho_2012