9 obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
1. “Spinario”, em que um menino está sentado tentando tirar um espinho do pé. Trata-se uma escultura grega do século III/I a.C. Não são tantas as esculturas gregas que chegaram até nós. A maioria das que conhecemos são cópias romanas!
É uma escultura em bronze, se quer saber como se produz uma escultura deste material, clique aqui.
Curiosidade: atualmente se acredita que está escultura tenha sido criada a partir de duas esculturas, ou seja, que juntaram partes de duas esculturas diferentes da arte grega \o/ Uma parte seria do século I a.C e outras de III a.C.
2. “Loba Capitolina”. A loba é grega ou estrusca do século V a.C. e portanto não tinha nada a ver com a lenda da criação de Roma. Os meninos foram acrescentados apenas na Idade Média, para dar este novo significado ao grupo escultórico.
3. “Escultura equestre de Marco Aurélio”. Ela é de 176 d.C. Na praça em frente ao museu se encontra uma cópia, onde antes se encontrava a original. A cópia foi realizada em 1981. O próximo episódio da série TOP 100 Arte será sobre esta obra. Inscreva-se no nosso canal, clicando aqui e não perca nenhum vídeo.
4. “Cavalo do Vicolo delle Palme”, estátua de cavalo encontrada no Trastevere em 1849. O mais louco é que é grega, o que comprova a maestria dos gregos com o bronze. Provavelmente sobre os cavalo estivesse um herói ou imperador, o que revela que as estátuas equestres foram bastante comuns, apesar de que não chegaram muitas completas até os dias atuais, e daí a importância da escultura de Marco Aurélio.
A escultura é do século V a.C. com alguns acréscimos romanos. Provavelmente chegou a Roma através de um botim de guerra, por volta do século II a.C.
55. “Vênus Capitolina”. Sozinha no centro da sala a Vênus sai do banho. Lembra que os gregos e romanos fizeram poucos nús femininos, pelo que esta escultura já é importante apenas pelo tema. Mas fora isso é uma cópia romana de uma escultura grega “Afrodite Cnidia”, realizada por um dos mais importantes escultores da Grécia Antiga – Praxiteles.
Curiosidade: esta escultura foi tão famosa na Antiguidade, que foram realizadas diferentes versões.
6.”Galata moribundo”, uma das obras mais famosas dos Museus Capitolinos. Mostra um guerreiro galo (celta) vencido. E sabe quem ordenou realizá-la? O vencedor da batalha, o Rei Atalo I (rei de Pérgamo). Para mostrar a honra e valentia dos vencidos. É uma cópia romana em mármore de um original grego do século III a.C., que possivelmente era de bronze. Impressionante o realismo desta obra.
Vemos um vítima de uma guerra que aconteceu no século III a.C., na qual lutavam os atálidas de Pérgamo contra os galatas. Que eram as tribos célticas que viviam na atual Turquia. Apesar de estar às portas da morte, o gálata é retratado como um herói.
Curiosidade: Era uma das esculturas obrigatórias para aqueles viajantes do século 17 e 18 que empreendiam o “Grand Tour”. Uma viagem cultural que realizavam os aristocratas britânicos como parte de sua educação.
7. “Marforio”, do século I/II d.C. Foi encontrado no Foro de Augusto. Era uma das 6 esculturas falantes da Roma Antiga. Eram chamadas assim porque nelas se depositavam panfletos que criticavam as autoridades romanas.
Zhang Huan, o artista chinês nascido em 1965, realizou uma performance junto ao “Marforio” em 2005.
8. “A Adivinha”(1593/1595), de Caravaggio. Ao artista lhe fascinava a vida como ela era, sem subterfúgios. Por isso, também foi um mestre das cenas do cotidiano, como esta mulher que tira a sorte do cavalheiro.
9. “São João Batista”(1602), de Caravaggio. Ele pintou entre 7 e 8 quadros com o santo. Um bem diferente do outro. Mas esta em especial que se encontra nos Museus Capitolinos tem uma “irmã” quase gêmea na Galeria Doria-Pamphilj (tente achar as diferenças abaixo!). Se a gente tira o cordeiro e as uvas que são símbolos cristãos, a gente nem diria que se trata do quadro de um santo, né?!
Para esta obra usou o mesmo modelo que para seu “Cupido” ou “Amor Vitorioso”. Não acredita? Então dá uma olhada …
Planeje sua viagem para ITÁLIA aqui
Veja todos nossos posts da ITÁLIA
Busque e reserve seu hotel em: NÁPOLES | CAPRI | POSITANO | SALERNO | SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Prove abaixo …