O que fazer no dia 1 de janeiro em Madri?
Este é um feriado forte por aqui. Basicamente nada abre, inclusive restaurantes. Comecei a procurar entre os atrativos turísticos mais quentes da cidade. E realmente praticamente tudo estará fechado. Toda a milha dos museus, do Prado ao Thyssen, passando pelo Reina Sofia e a CaixaForum. Fiquem atentos, já que a maioria destes museus tem horário especial no dia 31 de dezembro, e fecham as portas algumas horas antes.
Outros grandes atrativos como o Estádio Santiago Bernabeu (Real Madrid) ou o Palácio Real permanecem fechados no primeiro dia do ano. Então vem a pregunta que não quer calar – Caramba, o que eu faço?
Madri é ótima para caminhar. Uma opção seria começar pela Gran Via sentido Plaza de España. Certamente alguns restaurantes estarão abertos por lá. Recomendo o Vip´s. Excelente hamburguer, nada a ver com McDonald´s e afins. Uma forma estilosa de comer um mero sanduíche. Também é um ótimo lugar para bater papo e pedir um tinto de verano para começar bem o ano.
A Plaza España alberga uma homenagem a Cervantes. Como você deve chegar por aqui depois do meio-dia, tire umas fotos, e vá de encontro ao Teleférico de Madrid (para evitar filas neste dia, talvez seja melhor comprar a entrada on-line). Que vai abrir das 12:00 às 18:30. Passeie por cima da cidade. Na volta ainda terá tempo de ver o por-do-sol junto ao Templo de Debod.
Alugue uma bike no Ciclos Otero ou no Bike Spain e percorra todo o passeio junto ao Rio Manzanares que foi recentemente rebilitado. Não deixe de ver a mega ponte – Perrault.
Dia de sorte! Neste dia rola o Day One Madrid em sua segunda edição. Mais de 12 horas de música. Os primeiros espaços abrem às 8 da manhã, e em sua totalidade ao meio dia. Olha só os artistas confirmados: Ambivalent, Barem Live, Exium Live, Gaiser Live, Guti, Ismael Rivas, Javier Gonzalez, Karretero, Loco Dice B2B Marco Carola (4H Set), Luciano, Mar T, Oscar De Rivera, Oscar Mulero, Paco Osuna, Reboot B2B Robert Dietz Ft “No Hit Wonder”, Richie Hawtim, tINI, Toni Varga, Uner, Vitalic(Selector Set). As entradas custam 75€, e para comprá-las, vá ao site oficial. Um aviso: é proibida a entrada de menores de 18 anos.
Se você vai a Madri, dê uma olhada no primeiro produto desenvolvido pelo Turomaquia, o Guia do Museu do Prado. O guia que fala sua língua!