O museu dos grandes do renascimento e do barroco em Berlim – Gemäldegalerie
Para quem não curte museu cheio, e é apaixonado por Renascimento e Barroco, acaba de encontrar um museu em Berlim para chamar de seu 🙂 – Gemaldegalerie. Coleção de primeiríssima qualidade, num ambiente super sereno. Estive vários minutos sozinha em muitas das salas.
Como a grande maioria dos grandes museus de arte europeus, seu acervo tem bases reais. Neste caso, da coleção do Rei Frederico, o Grande. Abre suas portas em 1830, muda de lugar e se incorporam novos trabalhos, até que ganha sua sede atual em 1998, dentro do gigantesco complexo – Kulturforum.
Índice
Gemaldegalerie – O que não devo perder
Aqui estão expostas obras da arte ocidental do século 13 ao 18. As obras estão divididas de forma cronológica e por escolas, mais didático: impossível! 🙂
O que não me perderia por nada deste mundo. Os melhores pré-renascentistas como Bosch (já que há poucas oportunidades de ver suas obras) e o homem que teria dado o “pistoletazo” de saída para o Renascimento – Giotto.
O Renascimento mais retumbante está presente por aqui com obras de Boticelli. Depois da Ufizzi acredito que seja o museu com mais obras do artista. A delicadeza da construção da figura feminina vale algumas babadas!
Mas também tem Rafael Sanzio. Chegou a hora de cair de boca no barroco de Caravaggio, e numa seleção digna de medalha de ouro do barroco do norte, com representantes como Vermeer, Rembrandt e Rubens.
Seguindo este percurso: Bosch – Giotto – Boticelli – Rafael – Rembrandt – Rubens – Vermeer, vai precisar de 1 hora para encher de alegria teu corpo.
Gemaldegalerie – Quando ir
Fecha apenas na segunda-feira. De terça a domingo funciona das 10:00 às 18:00 horas, e na quinta faz serão até às 22:00 horas.
Gemaldegalerie – Como chegar
Está do ladinho do Tiergaten e a 450 metros do Sony Center, dentro do Kulturforum. Se quiser utilizar o transporte público, o metrô e o trem vão te deixar justamente no lugar que abriga o Sony Center, a Potsdamer Platz.
Para ir de:
U-Bahn U2 (Potsdamer Platz)
S-Bahn S1, S2, S25 (Potsdamer Platz)
Ônibus: M29 (Potsdamer Brücke); M41 (Potsdamer Platz Bhf / Voßstraße); M48, M85 (Kulturforum); 200 (Philharmonie).
Gemaldegalerie – Quanto custa
A entrada geral custa 8€, a reduzida 4€. Pode ser comprada, por exemplo, por estudantes. Menores de 18 anos tem entrada gratuita.
Gemaldegalerie – Aceita algum passe
Um dos melhores passes europeus, o Museum Pass Berlin.
Gemaldegalerie – Que serviços oferece
O Kulturforum oferece um grande número de serviços, entre eles: guarda-volumes, café e livraria. Na frente da entrada principal uma espécie de lanchonete-café oferece lanches e bebidinhas. Provei uma deliciosa quichê.
Gemaldegalerie – Pode fotografar
PODE 🙂 sem flash!
End.: Matthäikirchplatz – Kulturforum
Tel.: 030 – 266 42 42 42
Site: http://www.smb.museum/smb/standorte/index.php?lang=en&p=2&objID=35
Veja todos nossos posts de BERLIM
Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui
Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BERLIM, clicando aqui.
Posts relacionados:
Ilha dos Museus em Berlim
Museum Pass Berlim – Vale a pena?
Museu de Pérgamo – Guia Prático (F.A.Q.)
Museu da Nefertiti – um pouco da história do edifício
Neues Museum em Berlim, para ir antes de morrer 😉
Bode Museum – museu do quê?
Hamburger Banhhof – Arte Contemporânea da boa em Berlim!
fotos: turomaquia_2010
Imagem Kulturforum: site oficial