Notredame para Peques – Um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (Parte 2)
Antes de mais nada, leia a Primeira Parte deste guia. Nela terminamos nossa visita à Catedral de Notredame. Agora chegou a vez de entrar no museu mais visitado do mundo! Em 2009, o Louvre recebeu 8 milhões e meio de pessoas! Coloque na bolsa o desenho que a criança realizou da escultura do altar de Notredame.
Para todas as idades – No Museu do Louvre
Quando estiver no Louvre, no Neoclacissismo francês (que agora mesmo se encontra no 1º. Andar, na Ala Denon, sala 75) entregue à criança seu desenho da escultura do altar de Notredame. Diga que vão realizar um jogo que consiste em encontrar o quadro no qual aparece parte desta escultura.
Dê um tempo, não ajude, deixa que ela observe os quadros, não dê pistas. Segure tua ansiedade. Quando a criança encontrar o enorme quadro com Napoleão e a coroação de sua esposa, pergunte:
- o que estava acontecendo em Notredame?
- por que será que o pintou realizou um quadro tão gigantesco e retratou este momento?
- o quadro parece perfeitinho?
Para os pais: Este quadro foi realizado pelo pintor oficial de Napoleão: Jacques-Louis David por volta de 1806/1807. David fazia uma arte classificada como neoclassicista. Neste estilo, o acabamento dos quadros é perfeito, nem se vê o gesto do pintor no quadro, bem diferente de ver um Van Gogh, onde se pode perceberr a forma da pincelada do artista. Aqui nada disso! Os pintores neoclássicos acreditavam que tinham um compromisso com a sociedade, que sua arte podia educar.
No quadro se vê Napoleão coroando sua mulher Josefina, depois de ter se auto-coroado. A coroação ocorreu em Notredame. Os eventos histñoricos eram retratados pelos pintores para que outras pessoas pudessem conhecê-los e porque ainda não existia a fotografia.
Na platéia da coroação, no que parece uma tribuna, destaca uma senhora vestida de branco, a mãe de Napoleão – Letícia. David lhe pintou na cena, mas ela não esteve presente, porque era contra a coroação, e não lhe caia bem a mulher de Napoleão! O pintor realizou uma cópia desta tela, que se encontra no Palácio de Versalhes.
Uma atividade para toda a família: criar um vitral da viagem
Material:
- Folha de acetato grossa no formato A4, que é o tamanho normal de uma folha de sulfite.
- Canetinhas de várias cores
- Cola colorida escura: preta ou azul
Como fazer:
- Desenhem seis cenas da viagem, momentos que foram marcantes.
- Simplifiquem ao máximo os desenhos, deixando apenas o que seja essencial para que se possa compreendê-los.
- Cada cena será transferida para um acetato, como?
- Coloque o desenho em uma mesa em que possa utilizar fita adesiva, o melhor é colocar a fita para que o desenho não se mova e por cima o acetato, também preso com o durex para não se mover.
- Pinte o desenho com as canetinhas. Não realize contornos, apenas pinte.
- Quando estiver todo pintado, contorne com a cola colorida escura, imitando o metal dos vitrais.
- Depois de secar, é só “pregar” com fita adesiva na janela do quarto da criança, cada um dos desenhos na ordem cronológica em que aconteceram. Será seu vitral particular.
Obs: Com crianças pequenas, o melhor será contornar com canetinha preta.
E aí disposto a mais esta nova aventura? Viajar com teus pimpolhos para o Velho Continente ou empreender Viagens para Paris de uma forma divertida para todos?
Leia antes de visitar os guias práticos:
Museu do Louvre
Catedral de Notredame
Neles encontrará todas as informações sobre horários, como chegar e serviços disponíveis.
Veja todos nossos posts de PARIS
Busque e reserve seu hotel em Paris, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui
imagens editadas por turomaquia_2010
A imagem – Para se divertir em casa utiliza imagens de:
http://agroinforme.com.ar/
http://www.claudio.aguirre.cl/wp-content/uploads/2010/04/nino.jpg
As demais: turomaquia_2010