Nonantola, um pedacinho da Emilia-Romagna prá chamar de seu
Sabe aquela música do Erasmo, você precisa é de um homem prá chamar de seu. Em 2014 quando a mulherada já se emancipou (ou deveria!) a gente pode buscar coisas que substituam esta ânsia de possuir algo. Destinos se prestam muito mais a este imaginário do que pessoas, e é muito mais chique, você não acha?
Tenho uma coleção de destinos que pelas razões mais loucas chamo de “meus”. No ano passado a esta categoria se juntou Nonantola. Nascida em 752 quando no local Santo Anselmo Longobardo fundou um mosteiro beneditino. E o santo não era fraco não, porque em pouco tempo o mosteiro se converteu em um dos mais poderosos do norte da Itália.
Para que você entenda esta importância, algumas mudanças de estilo artístico na arquitetura apareceram primeiro aqui, inclusive antes da poderosa Modena (que fica ao lado!). Partituras musicais encontradas no mosteiro ajudaram a entender a história da música! Estamos falando de uma época que uma partitura musical era uma jóia como pode ser hoje um quadro de Picasso. Algo que poucos podem se dar o luxo de ter em casa 🙁
Fora toda esta história que carrega o mosteiro, alucinei de entrada ao ver o tipo de planta da igreja. Que depois descobri que era comum nesta zona, mas que eu nunca tinha visto antes em um templo tão antigo, o altar elevado. Fecho os olhos e consigo sentir a atmosfera daquele lugar, e o amor desenfreado de sua gente por ele. Se me impactou o mosteiro, o que me ganhou foi a paixão daquele povo, daí já não tinha volta, Nonantola você era o que me faltava na minha coleção de lugares prá chamar de meu!
Ok, você não curte velharia, e só simpatia não te convence. Então quem sabe, eu possa te pegar pelo estômago. Vá direto à Piazzeta del Gusto, restaurante tradicionalíssimo onde toda a “pasta” é fresca e produzida ali mesmo. Conheci a incrível Alessandra, responsável pela produção diária. Aliás, você não quer aprender a fazer alguns pratos? No Piazzeta eles oferecem um curso de cozinha, onde o chef Nicola é o professor, e ao final você come o que foi produzido durante a aula.
Tenho que confessar que eu não apreciava muito o mascarpone até comer o servido na Piazzeta, acompanhado por um balsâmico tradicional de Modena. Dio santo, o que era aquilo?! Só a sobremesa já vale a viagem até lá, e o preço também é ótimo para Europa, 6€. Não deixe de provar a pasta local, o passatelo.
Do almoço para uma visita à adega “Cantina Gavioli – Donelli”, que além de uns lambruscos robustos, nada a ver com aqueles doces até a exaustõ, guarda um enorme segredo 😉 um verdadeiro museu da produção do vinho e do automóvel. Teus olhos não vão acreditar na riqueza do que verão. É só pedir com carinho aos donos, que eles mostram! Espero que você tenha sorte de encontrar com o apaixonado e um dos principais responsáveis pela coleção, Giovanni Corradi.
Diz a verdade, tem como não se apaixonar por um lugar como esse? E que lugar, você definitivamente chamaria de seu?
Informação prática
Mosteiro de Nonantola
Curiosidade: também é conhecido como Mosteiro de São Sivestre de Nonantola, porque o Papa Estevão II ofereceu ao lugar as relíquias de São Silvestre.
Entre aqui para ver os horários da visita.
La Piazzetta del Gusto
End.: Via Roma 24
Site: http://www.lapiazzettadelgusto.com/
Cantina Gavioli-Donelli
Um dos ilustres clientes da cantina foi Enzo Ferrari.
A adega pode ser visitada das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:30 horas, fecha na segunda-feira.
Para mais informação de Nonantola, visite: http://www.visitnonantola.it/
O Modenatur oferece um pacote interessante de fim de semana na Emilia Romagna, que inclui 1 noite num B&B ou hotel rural próximo à Modena/Nonantola + visita guiada à produção do balsâmico de Modena com degustação + visita guiada à produção do lambrusco com degustação + visita guiada à produção do parmigiano reggiano + classe de cozinha no Piazzeta del Gusto com almoço depois da aula por 150€ (não inclui os traslados). Para mais informações: www.modenatur.it
Veja todos nossos posts da ITÁLIA
Busque e reserve seu hotel em: Bologna | Milão | Veneza | Roma | Florença. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Na Blogosfera:
Eu fiz esta visita com a Janice do Solo Traveller e a Kristen do Be My Travel Muse. Veja o post da Kristen sobre a aula de cozinha clicando aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Para saber mais sobre este convite, leia este post.