Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 07 2012

Museu em Wellington para entender a cultura maori – Te Papa

logo-dani-nueva-zelandia
Wellington, chegamos na capital da Nova Zelândia. Primeira constatação, descobri onde o vento faz a curva, impressionante como ventava na tarde da chegada. A van do Jochims (um amigo), balançava parecendo que iria virar a qualquer momento. Na seqüência descobrimos que a cidade é conhecida pelos ventos que são ocasionados pelo estreito de Cook, local entres as ilhas sul e norte.

Fomos direto para hostel, e onde nos esperavam mais alguns parceiros de viagem. Rápida conversa na recepção, alguns folders nas mãos e começamos a caminhar pela cidade. Fomos direto para beira do porto natural, onde está a parte plana de Wellington.

Perto dali fica o museu Te Papa (“Nosso Lugar” em língua Maori), rolou o deadline, antes de decidirmos optar pela visita. Uma contradição: a placa nos levava ao museu, mas o plano de fundo tinha o maior irish pub da cidade, recheado de Guiness e uma bela varanda para degustá-las.
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Fomos mais fortes e pegamos direção: museu. Um moderno prédio de 4 andares, já na entrada nos deparamos com muitas esculturas e indumentárias Maori. As primeiras exposições são compostas pela história da NZ antes da chegada dos ingleses. Cada salão que passamos nos sentimos mais dentro dessa cultura, vagando pelo museu, se tem possibilidade de assistir documentários dessa época, que relatam os primeiros contatos entre os dois povos, onde quase todas as peças do acervo são em tamanho real.
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Duas das mais bacanas são a casa, onde se guardava alimentos e a de celebração, onde só se pode entrar sem sapatos, em respeito aos ancestrais. Realmente o que mais impressiona é o cuidado com os detalhes das carrancas Maoris esculpidas nas madeiras.
Museu Te Papa - Wellington - NZ
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Mais adiante uma enxurrada sobre flora e fauna nativa, onde finalmente vimos vários kiwis. Todos empalhados, afinal a ave está ameaçada de extinção e é muito difícil de ser encontrada no seu habitat natural. A não ser em berçários onde estão tentando aumentar a população desta ave.

No último andar além de uma área externa com uma bela vista, o museu conta com um pouco de arte moderna. Em uma das obras fiquei querendo saber, quem foi o motorista que balizou essa kombi…hehehehehe

Museu Te Papa - Wellington - NZ

Já no final da tarde as pessoas se reúnem em uma praça, entre o museu e o mar. Para aproveitar o por do sol. Depois de uma tarde cheia de cultura, ficamos um tempo na beira da água, mas logo voltamos para o primeiro atrativo que vimos (irish pub) e nos preparamos para conhecer a noite local.
Museu Te Papa - Wellington - NZ
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Site museu: http://www.tepapa.govt.nz/pages/default.aspx

Posts relacionados:
A Nova Zelândia do Daniel Portella
Queenstown para os fortes – vamos de bungy jump
Trabalhando na Nova Zelândia – Parte 1
Trabalhando na Nova Zelândia – Parte 2

texto e fotos: Daniel Portella