LX Factory, a “ilha criativa” de Lisboa
Do que você mais gosta na vida? Eu gosto de ser surpreendida. Mas eu tenho um talento que na verdade se converte em um karma, tenho a habilidade horrível de ler as pessoas (só cai do cavalo 2 vezes, e uma foi porque vi os sinais e me neguei a vê-los) e as entrelinhas de tudo que passa na minha vida. Foi genial no meu tempo de advogada porque podia me adiantar aos acontecimentos, mas no dia a dia é um saco, preferia ser leve, solta e distraída, juro! Esta habilidade acrescenta um problema sério prá mim, poucas situações me surpreendem, por isso quando tenho esta sensação incrível, é extasiante!
Assim, extasiada, me senti ao entrar na LX Factory. Um lugar que prá começar é difícil definir. Shopping a céu aberto, mas não tem a mínima pinta de shopping; centro cultural, é demasiado despretensioso para isso. De forma nua e crua é um projeto de revitalização de uma área industrial debaixo da Ponte 25 de abril no bairro do Alcântara, entre Belém e a Praça do Comércio.
Em 1846 nesta área se instalou um dos mais importantes complexos têxteis de Lisboa, a Companhia de Fiação e Tecidos Lisboenense, mais tarde veio uma companhia de colônias e outra gráfica. Mas chegaram os tempos modernos e de criação de ilhas industriais, e as indústrias partiram daqui para lugares com melhores incentivos fiscais (isso é coisa da minha cabeçam, porque quem sair do lado do Tejo?!) ou simplesmente fecharam, e o local ficou abandonado, até que em 2008 nasceu o que o Jornal Público chamou de “ilha criativa”, e olha que este é o nome que melhor encaixa neste lugar de 23.000 metros quadrados, onde as estruturas fabris, aquele abandono cuidado e muita vibração meio hypster, meio hippie, convivem em plena harmonia caótica.
O lugar já recebeu até prêmio da prestigiada Conde Nast Traveler como uma das melhores fábricas ressuscitadas do mundo, e olha que bonita a frase da revista que o Jornal Público reproduziu em suas páginas:
“Este é um passeio pelas veias de uma geração que encontrou alma e utilidade em espaços industriais obsolteos e mastodônticos”
Arrepiei!
O que vou encontrar na LX Factory
Beleza do ordinário dos buracos nas paredes e das janelas quebradas das fábricas. Sendo menos poética, é um lugar para todas as idades, com livraria enorme, lojas, galerias de arte, um montão de opções para comer, tomar um drink, falar da vida com seu ser amado ou com sua melhor amiga do coração, também é legal para o viajante solitário, eu fui assim “da solo” 😉
Recomendações na LX Factory
* Landeau: conhecida como a casa do melhor bolo de chocolate do mundo, eu gostei bastante, mas a fatia dá para ser dividida, e assim você tem mais espaço para se deliciar ainda mais nesta “ilha criativa”.
* Livraria Ler Devagar, não tem quem não goste, as paredes e as mesas estão cheinhas de livros, as estantes parecem intermináveis e no centro uma bela escultura de um ciclista pedalando para a Lua. Enquanto se inspira, sente numa das mesas do café.
* Café na Fábrica, para tomar um brunch vintage por 13€
* Bloodbrothers, espaço multi-uso, peça um prego enquanto vê uma prancha de surf ser confeccionada, assim de legal!
* Rio Maravilha, cruze as cortinas vermelhas que levam a antiga sala de encontro dos trabalhadores da Companhia Textil e dê com uma vista incrível do Rio Tejo, peça um petisco e um drink e seja feliz.
* Madame Dussu, para cortar o cabelo num ambiente dos anos 1950.
* 1300 Taberna, cozinha portuguesa tradicional trazida para a época atual pelas mãos do Chef Nuno Barros.
Tem muitas lojas que não tive tempo sequer de entrar 🙁 e ainda um espetáculo de teatro! para ver tudo que encontrará por lá, visite esta seção do site oficial: http://www.lxfactory.com/PT/residentes/. No site oficial também você tem um mapa interativo, que também te ajudará a ter uma ideia da quantidade de coisa legal do LX Factory: http://www.lxfactory.com/PT/mapa/
Como chegar ao LX Factory
O jeito mais legal, no meu ponto de vista, é pegar o Eléctrico 15E na Praça do Comércio ou voltando de Belém, desça na Estação Santo Amaro, vá em direção à Ponte 25 de abril e pegue a primeira rua à direita. Esta parada está quase na frente do Museu Carris. Nesta parada também passam e param os seguintes autocarros (ônibus): 201, 714, 727, 732, 742, 751, 756, 760.
Quando ir no LX Factory
Abre todos os dias, desde manhã até de madrugada, mas vale a pena entrar no site porque sempre rolam uns eventos especiais.
Combina com: eu visitei o Museu Nacional dos Coches e fui prá lá almoçar, também é legal para ir antes ou depois do Museu Nacional de Arte Antiga. Também é perfeito prá quem vai pegar um ferry no cais do Sodré para conhecer Cacilhas. Jantar depois de passar o dia em Belém.
Planejando sua viagem para Portugal
Veja todos nossos posts de PORTUGAL
Busque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.