Guia Prático do Museu do Louvre – F.A.Q.
Não pense no Louvre como o museu que você TEM que ir, mas em um lugar por desvendar. Realmente é assim. O palácio é gigantesco, e não é maneira de falar, é enormeeeee meessmo. Certamente antes de encontrar aquela obra sonhada, você vai se perder muito. Por isso, para começar entendendo um pouco mais deste museu superstar, criei uma espécie de F.A.Q. do dito cujo, em outras palavras, um pequeno Guia do Louvre.
Como chegar?
A parada de metrô é a Palais-Royal–Musée du Louvre. Os ônibus que param na frente são os números: 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81, 95, e claro o turístico. A parada do batobus é a François Mitterrand.
Quando ir?
O museo somente fecha na terça-feira. Nas segundas, quintas, sábados e domingos, abre das 09:00 às 18:00 horas. Nas quartas e sextas dá serão, e fica aberto até às 21:45. Trinta minutos antes de fechar, os funcionários começam a movimentação para garantir que às dez em ponto não sobre mais nenhuma alma em nenhuma sala. Por isso, pense que fecha às 17:30 ou às 21:30. Fuja do stress durante as férias, para isso está algo chamado trabalho!
Evite chegar entre às 11:00 e as 15:00 horas, tradicionalmente horário preferido da maioria dos turistas. Tanto daquele que viaja por conta, como do que prefere o pacote. Chegue cedo, e veja as três divas (explicação à continuação) por primeiro, e depois desta parte “pseudo” obrigatória, embarque no prazer absoluto de ter à sua disposição um panorama artístico digno de um “rei”.
Eu visitei no dia do serão. Quando o sol se põe, a luz dentro do palácio é outra. Vale a experiência de começar com a luz do sol e terminar com a luz da lua.
Quanto custa?
A tarifa normal é 12€, e inclui o Museu Delacroix, casa onde viveu o artista.
Alguns podem pensar que não é uma visita que pode integrar esquemas de Viagens baratas: Mas claro que pode! O museu é diversão garantida, e com o ticket você pode sair e voltar a entrar quantas vezes quiser no mesmo dia. Sem contar, que o Louvre integra os atrativos do Paris Museum Card.
Qual é o melhor acesso ao museu?
Normalmente, as filas se formam na entrada da pirâmide. Acontece que a entrada pela Passagem Richelieu e pelo Carrossel está restringida aos portadores de cartões, como o Paris Museum Card. Apenas me escapou, a Porta dos Leões (ups!).
Quem quiser entrar no shopping debaixo do Louvre pode tranquilamente descer pelas escadas que estão a ambos lados do Arco do Carrossel, mas não poderá aceder ao museu em si.
Entrada pelo Carrossel do Louvre
Quem são as três divas do Louvre?
Mesmo que você não tenha lido nadica de nada sobre o museu antes da visita, quando coloque o pé no museu saberá quais são as estrelas do Louvre. Existem placas e cartazes espalhados por todo o museu indicando os caminhos para chegar até a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo e a Monalisa (Gioconda).
Duas obras gregas e uma renascentista que estão sempre rodeadas por uma multidão de pessoas. Mas elas não tem culpa, são maravilhosas, e merecem ser vistas.
Como faço para movimentar-me pelo museu?
No início, o edifício gera uma sensação de desorientação. Por isso, pegue o mapa do balcão de informações, e uma caneta para marcar, riscar, e quem sabe anotar algo que amou de paixão! Agora tenha em mente, que você vai se perder pela metade do caminho. Sente-se no zilhão de espaços espalhados pelas galerias e junto às janelas, respire fundo, estude o mapa, ou melhor, se estiver acompanhado, troque suas impressões, fale de e sobre arte, afinal você está no lugar adequado!
Vale a pena alugar o audio-guia?
O novo audio-guia multimedia é incrível. Existem diferentes níveis de informação, sem contar que no caso de estar perdido, é só encontrar uma obra com um número de escuta, digitar o tal número, e aparece na tela um mapa com sua localização, literalmente “você se acha”!
Também dispõe de diversos itinerários temáticos. O único inconveniente é que não está em português, você pode escolher entre os seguintes idiomas: francês, espanhol, inglês, alemao, italiano, japonês e linguagem de signos francês.
Para alugar, suba a entrada de qualquer um dos pavilhões, deixe um documento e pague 6,00€. Só não esqueça de marcar em qual você alugou, porque a devolução deve ser realizada no mesmo ponto, por causa do documento. Agora, se durante o dia tiver algum problema técnico, pode trocá-lo em qualquer um dos pontos de aluguel. Para mais detalhes, visite: http://monguide.louvre.fr/
Espero que este Guia do Louvre te ajude a desfrutar ainda mais das tuas próximas Viagens para Paris! Viagens, sim senhor, porque se contentar com pouco é bobagem! (risos)
Site oficial do Museu do Louvre – http://www.louvre.fr
Leia também:
Louvre – indicado para redescobrir quão maravilhoso é o ser humano
Economizando com o Paris Museum Card
Roteiro de 4 dias com o Paris Museum Card
Saindo do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris
fotos: turomaquia_2010
mapa: http://www.louvre.fr