A forma de construir a escultura na Grécia Clássica – um puzzle de homem bonito
Escultura na Grécia Antiga – os antecedentes
Sem as normas rígidas egípcias, os gregos começaram a experimentar novas soluções para dar mais realismo às esculturas. Mas este realismo chegava até um ponto porque eles queriam expressar uma beleza ideal.
Escultura na Grécia Antiga – a busca da beleza ideal
Como era difícil encontrar a um “homem perfeito”, eles copiavam de cada modelo o que este tinha de melhor. Normalmente estes modelos eram atletas. Então, observavam o peito daquele, o rosto de outro, e assim por diante até conformar um valor universal de perfeição e beleza. Era uma exaltação ao corpo. Com a observação dos corpos, as esculturas vão tomando formas mais arredondadas, como você pode observar abaixo.


Para dar idéia de movimento, giram um pouco a cabeça, a figura já não olha fixamente para frente. Ao invés do corpo se apoiar equilibradamente nas duas pernas, vai descansar sobre uma delas, e a outra estará tensa pelo esforço. Se uma parte do corpo está mais tensa e outra mais relaxada, aumenta a sensaçao de dinamismo da estátua.


Escultura na Grécia Antiga – resolvendo os problemas estruturais
Só que quando eles começam a deslocar muito os braços ou as pernas, sabe o que acontece? O mármore acaba quebrando. A primeira solução foi colocar pontos de apoio junto à figura, e para que eles não fossem tão evidentes, se disfarçavam como colunas, troncos de árvores, etc…
Dá uma olhada no famoso “Discóbolo” de Míron. Veja que o corpo tem o apoio numa espécie de pequena torre/caule cortado que toca a perna esquerda.

O “Díscobolo” original era em bronze, este que vemos é uma cópia em mármore. Porque outra solução encontrada para poder deslocar os membros sem romper o material, foi trocar do mármore para o bronze! Como neste belo exemplo de Poseidon, que se encontra naquele momento anterior a lançar seu tridente!
Escultura na Grécia Antiga – Poseidon ou Zeus no TOP100Arte
Leia também:
Teatro grego x teatro romano
Qual a diferença entre o anfiteatro grego e o teatro romano?
Laocoonte – arte grega
Imagens: turomaquia_2008 y
http://blog.educastur.es/graece1/files/2009/10/discobolo2.jpg