As diferenças desde a Grécia Antiga entre homens e mulheres
Lembra do post anterior sobre os Kouros, as esculturas dos homens?! Eles eram retratados nús. Já as figuras femininas, chamadas de Kourés, estavam vestidas do pés às cabeças. Dá uma olhada.

Foram encontradas muitas Kourés (Korai) na Acrópole de Atenas. Porque os devotos da divindade Atenéia, ofereciam à deusa estas imagens de mulheres jovens e refinadas. Estas estátuas estão vestidas com túnicas e na sua mão esquerda vemos uma granada (fruta) ou um açafrão (flor) símbolos do mito de mesmo nome. Olha só que estória …
O mito das Kourés
Koré era filha de Zeus e uma de suas irmãs Demeter, deusa da colheita. A menina foi violada e sequestrada por Hades, deus dos Infernos e seu tio. Sua mãe exigiu que Hades lhe devolvesse sua filha sob pena de secar a terra. Hades que estava apaixonado pela menina, lhe deu de comer sementes de granada. Porque quem comia qualquer coisa que havia nascido no Inferno não podia mais sair daquele lugar. Zeus interviu e fez com que os dois irmãos negociassem. A partir daquele momento, a menina passaria 6 meses no Inferno com Hades e 6 meses na Terra com sua mãe, e assim se explicam os ciclos da colheita, porque quando a filha não está com a mãe, a terra não produz nada!
Um último detalhe do mito, quando seu tio a viola, ela passa a chamar-se Persefone, a que diz o horror, e não mais Kouré!

Kouros e Koures – diferenças e semelhanças
Apesar de estar vestida, observe que existem muitas semelhanças entre as Kourés e os Kouros. Olha os cabelos, o pescoço grosso, a falta de movimento, os olhos amendoados. Este meio sorisso que se repete e tanto o corpo como as túnicas estão meio geometrizados.


Para ver as mais conservadas, visite o novo Museu da Acrópole, em Atenas.