Dicas para andar de trem na Itália e não passar perrengues
1. não esqueca de validar teu ticket nas máquinas verdes. Se entrar no trem sem fazê-lo e passar um fiscal, a multa pode variar (dependendo do trem) de 50 a 200 euros! Conheço muita gente que passou por este problema e foi multado sem dó nem piedade. Eu quase fui em 2010.
2. para comprar os bilhetes nas máquinas, e inclusive em algumas bilheterias, é melhor saber o nome em italiano da cidade.
3. em muitas ocasiões, principalmente nos bate-e-volta para cidades menores, o que aparece no painel das partidas não é o nome da cidade onde você vai descer, e sim do destino final do trem. É mais fácil verificar qual plataforma (binario) parará o trem pelo tipo de trem que você comprou e pelo horário. Se ficar na dúvida, principalmente nas estações mais movimentadas, é só ir até o balcão de informações que te informarão sem nenhum problema.
Eu ia para Busseto por Fidenza. Mas o primeiro trem que peguei tinha como destino final Milano Centrale. E era esta cidade que aparecia na plataforma e na tela de saídas.
4. é legal olhar nos painéis das estações ferroviárias ou no site qual é o percurso do trem, e anotar o nome da parada anterior à tua. Desta maneira você pode ficar atento, já que em estações menores, o trem para por alguns minutos e parte prá outra 🙁
5. pegue o trem certo. Como assim? Isso me passou nesta viagem. Quando fui de Busseto a Bologna tinha que realizar uma mudança de trem em Fidenza. Até aí tudo bem. Acontece que escohi uma conexão bem curtinha, tinha 7 minutos para realizar a troca, e levando em consideração que na Itália os trens regionais (e mais baratos) sempre estão atrasados entre 4 e 7 minutos, o tempo que eu tinha era mínimo.
Cheguei em Fidenza, só olhei rapidamente em que plataforma estava o trem para Bologna e sai correndo como louca. Acontece que entrei no trem rápido. Notei que era melhor e tal, mas pensei que era pelo horário. O fiscal olhou pro bilhete, olhou para mim, e disse que aquele não meu trem. Mas o moço foi super legal comigo, e me deu duas alternativas: pagar a diferença (que eram 12€, eu tinha pago todo o bilhete Busseto a Bologna, 9,30€) ou descer na próxima estação e pegar o trem certo que passaria logo depois da saída do trem rápido. Optei pela segunda alternativa, eu sou bem pão dura rsss …
6. compre antecipadamente os bilhetes para trens rápidos ou entre cidades grandes, como por exemplo: Firenze – Bologna; Firenze – Roma, porque seus preços vão aumentando de acordo com a proximididade da data da partida. Normalmente, é possível em todos os trens europeus realizar a compra com 3 meses de antecedência.
7. para os trens regionais não existe esta diferença de preço em razão da data da compra. Compre na própria estação durante a viagem.
Planeje sua viagem para ITÁLIA
Veja todos nossos posts da ITÁLIA
Busque e reserve seu hotel em: Bologna | Milão | Veneza | Roma | Florença. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
+ Dicas dos leitores: Luciane
Ótimas dicas!!! Fui para a Itália em fevereiro de 2010 e suas dicas do site e Youtube ajudaram muito. Se me permite tenho umas dicas também que podem ajudar aos que planejam ir à Itália:
8. Não havia lido suas dicas sobre andar de trem antes da minha viagem, daí lá na Itália que me dei conta da sua dica número 3 (em muitas ocasiões, principalmente nos bate-e-volta para cidades menores, o que aparece no painel das partidas não é o nome da cidade onde você vai descer, e sim do destino final do trem). Nesse caso eu procurava o binário correto pelo número do trem e horário que vem anotado no bilhete comprado (nem olhava o destino porque não aparecia no painel). Sempre deu certo.
9. A dica de validar o bilhete antes de entrar no trem é muito importante para não pagar multa. Todos os sites falando sobre transporte na Itália reforçam isso. Mas as vezes a gente pode se atrapalhar e esquecer. Um dia na pressa pegando o trem para Pisa esqueci de validar antes de entrar no trem. Só lembrei após o trem estar em movimento, daí não tinha mais como validar na máquina. O que eu fiz: procurei o conferente do trem, expliquei que era turista e havia esquecido. Ele também foi bacana e anotou a validação a caneta no meu bilhete e assinou. Não tive problemas. Depois estava lendo no site da Trenitália e eles recomendam esse procedimento mesmo caso você esqueça de validar na máquina: procurar o conferente e validar manualmente com ele. Mas o importante é que você o procure e não deixe ele o abordar com o bilhete não validado se não vai parecer que você está querendo aplicar um golpe e a bronca é grande (vi isso acontecer e não é agradável) e haverá multa.
fotos: turomaquia_2013