Cellini – o escultor renascentista maluco do Perseu
Um dos passeios mais legais de Florença é caminhar a esmo pela Piazza della Signoria, que é um museu a céu aberto. Aliás, em Florença o olhar vai de um lugar a outro, louco, desvairado, sem saber onde se fixar, tamanha a beleza desta cidade, tamanho seu patrimônio.
Cellini na Piazza della Signoria
Uma das esculturas que se pode ver na Piazza della Signoria é uma réplica do Perseu, de Benevuto Cellini. Ele foi um dos mais importantes ourives do Renascimento, além de gravador, escultor e escritor. O típico cara renascentista!
Este senhor era cabeça dura, quando resolvia fazer alguma coisa, não tinha cristão que tirasse a idéia da sua cabeça. Por isso, apesar de todo mundo falar que era muito difícil fundir o “Perseu” em bronze com a técnica da cera perdida. Ele não quis nem saber e seguiu adiante com seu projeto
Como é esta técnica da cera perdida utilizada por Cellini?
O artista faz a escultura em barro, queima no forno para ficar durinha. Depois por cima estende uma camada de cera. E volta a realizar a escultura em barro por cima desta camada. Para manter cada coisa em seu lugar utiliza uns pregos bem grandes, que mantém as três camadas em seu lugar.
Ao terminar, outra vez no forno. E o que acontece? A cera se derrete e sai por uns tubinhos. No seu lugar colocam o bronze. Depois é só romper a primeira camada de barro e retirar a camada interior. Mas isto é bem complicado quando a escultura é grande e está cheia de recovecos.
Durante a fundição do bronze, Cellini passou por poucas e boas. No dia que estava fundido o bronze começou a chover prá caramba. A água começou a diminuir a intensidade do fogo e ao mesmo tempo o vento fez com que as chamas alcançassem o teto da casa. O artista mandou que seus ajudantes acabassem com o incêndio, tapassem o teto com umas tábuas de madeira e colocassem panos nas portas.
Ele continuou trabalhando. Mas como o bronze não estava líquido o suficiente, jogou uns pratos de estanho no fogo e por fim o metal alcançou o ponto de fundição e ele pode finalizar a obra. Os florentinos não davam crédito ao que ele havia conseguido e passaram a chamá-lo de Diabo!
Esta história eu já havia contado por aqui, mas faltou dizer que a vida de Cellini foi estilo telenovela mexicana. Foi preso por dois assassinatos e levado ao Castelo Sant´Angello em Roma. Mas não é que ele conseguiu escapar e acabou sendo perdoado!
Para saber mais sobre como se criam as esculturas em bronze
Planejando sua viagem para Itália
Veja todos nossos posts da ITÁLIA, clicando aqui
Busque e reserve seu hotel em: MILÃO | VENEZA | FLORENÇA | ROMA | NÁPOLES. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Vídeos de uma viagem real – “Il dolce far niente“.