Capela Brancacci – Florença – um êxtase de cores
Quando dei uma lida no guia de Florença encasquetei com a Capela Brancacci. Ninguém tinha falado dela pra mim. Mas sei lá, sabia que a visita era necessária. A entrada era singela, apenas um pequeno cartaz indicava que estávamos no caminho correto. Compramos as entradas e incluimos o Palazzo Vecchio que visitaríamos mais tarde. Entramos em uma espécie de claustro, as paredes ao redor tinham algumas pinturas e … muita tranquilidade. Digamos assim que Florença é uma cidade constantemente lotada de gente por todos os lados. Aquela paz era realmente impressionante. A moça da bilheteria comentou que em poucos minutos colocariam um video que nos ajudaria a entender a capela.
O video com traduções a diversos idiomas, incluindo o espanhol, é muito bom. A sala utilizada para a projeção era o antigo refeitório do convento. Brilhava ao fundo a soberana e tradicional cena da Última Ceia.
Fico sabendo que a igreja sofreu um importante incêndio no século 18 e que a capela saiu ilesa por milagre. As explicações se adentram na técnica, nos pintores e são comentadas as principais cenas. Mas nada te prepara para quando entra na igreja, olha para o lado, e encontra com aquele festival de cores. Absolutamente mágico!
Mesmo depois de visitar a Uffizi e a Accademia posso assegurar que a Brancacci vai te emocionar. Nem é preciso entender arte, para sentir a dor de Adão e Eva no momento de sua expulsão do Paraíso!
Agora, nada de fast tourism, o tempo aqui é meio controlado, mas percorra o pequeno espaço. Depois sente nos bancos em frente para uma visão geral e para ter certeza que aquilo não é um lindo sonho!
As cenas contam cenas bíblicas, mas estão ambientadas na Florença do século 15 e os personagens vestem roupas da mesma época!
Para ver as informações práticas, veja este post:
Roteiro a pé – da Catedral a uma pizzaria estilo napolitano
Veja todos nossos posts de FLORENÇA
Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Florença e também excursões, clicando aqui.
Pode ser que te interessem estes outros posts sobre Florença:
Accademia – o museu do David de Michelangelo
Batistério de Florença – dos mosaicos às festas
Roteiro a pé – da Catedral a uma pizzaria estilo napolitano
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.