Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 13 2019

9 razões para visitar a Bienal de Veneza

1. É a mais antiga bienal de arte do mundo

Em 1893, um grupo de intelectuais venezianos liderados pelo prefeito da época, Riccardo Selvatico, decidem que no ano seguinte iriam organizar uma bienal artística nacional.

A mostra não aconteceu em 1894, mas tampouco foi um evento nacional, porque resolveram convidar artistas internacionais. Durante o inverno de 1894 – 1895, Enrico Trevisanato começou a construir o Palácio da Exposição, atual sede conhecida como Giardini.

A 1a. Bienal abriu com a presença dos reis Umberto I e Margherita di Savoia no dia 30 de abril de 1895. Foi visitada por 224.000 pessoas e naquele momento se chamou: Primeira Exposição Internacional de Arte da Cidade de Veneza.
Bienal de Venezia - historia

2. As duas sedes (Giardini e Arsenale) em si já valem a visita

O Giardini abriga o palácio de Enrico e vários pavilhões nacionais que começaram a ser construídos no começo do século 20.

O primeiro pavilhão nacional foi o da Bélgica e é de 1907.
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

3. Arte observada desde 2 pontos de vista bem diferentes

O diretor criativo de cada bienal é quem define o tema e escolhe todos os artistas da mostra central, que se expõe nos dois principais edifícios do Giardini e do Arsenale.

Mas além deste recorte, você também verá o que cada país participante leva para seu espaço. Além dos 29 pavilhões nacionais, são ocupados espaços dentro e fora das duas sedes pelas representações dos países. Em 2019, participam 90 países.

Ou seja, é uma oportunidade única de ver esta mistura entre arte selecionada pelas instituições de cada país e uma mostra troncal que nasce da cabeça de um reconhecido curador internacional.

4. O Arsenale impressionou até Dante Alighieri, tanto que aparece na “Divina Comédia”

O Arsenale foi um dos maiores estaleiros do mundo. Fundado no século XII e posteriormente ampliado, era como uma cidade dentro da outra, já que estava circundado por uma grande muralha.

Esta grande fábrica de navios teve um papel primordial para que Veneza se convertesse numa potência marítima.

Milhares de pessoas trabalharam nesse complexo com suas colunas “gregas” robustas e altíssimas. Dante Alighieri ficou tão impressionado ao ver os 16.000 operários junto ao alcatrão fervendo, que descreveu o “Arsenale” na cantiga XXI de seu “Inferno”.

Fora da Bienal, as visitas a este espaço são apenas guiadas e acontecem somente nas terças e sábados. Durante a Bienal, você vai poder sentar junto ao mar, comprar um belo copo de vinho e relaxar num espaço que foi a alma da cidade. Isso tem preço???
9 razões para visitar a Bienal de Veneza
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

5. Daquelas experiências únicas MESMO!

Terminada a Bienal, nunca mais você poderá vivenciar esta mostra, ver reunidos todos estes artistas, confrontar suas obras de forma direta.
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

6. É bem diferente a visitar a um museu

O ambiente é mais relaxado e pode ser uma forma bastante interessante de adentrar na tão temida vanguarda artística.

Entre as grandes mostras de arte contemporânea que já visitei, achei essa a mais didática. Todas as obras tem etiquetas que contam um pouco sobre o artista e também explicam de forma direta e sem firulas a obra exposta.

Se você quiser se “profissionalizar” 😉 Recomendo que compre o catálogo resumido que traz todos os artistas + os pavilhões, custa 18€. O pessoal da imprensa comprava nos dias do pre-opening e ia escrevendo suas impressões diretamente sobre ele, uma forma de assimilar e relembrar após a visita.

O guia pode ser adquirido nas duas sedes, Giardini e Arsenale. A loja do Arsenale está na entrada, já a do Giardini no edifício principal, branco e sobre o qual se lê: “La Bienalle”.
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

7. A arte pode ser terapêutica

Antes de ir para a Bienal de Veneza eu estava muito estressada e sofrendo ataques de pânico. Sentia que o mundo me engolia. Cogitei até em não ir para a mostra. Felizmente venci minhas paranoias e esses 3 dias foram o melhor remédio que podia receber. Com isso não quero dizer que a arte cura tudo, mas que ajuda, ajuda!

Alain de Botton e John Armstrong escreveram um livro inteiro dedicado ao tema da “Arte como Terapia”.

Há várias pesquisas mundiais que demonstram a função terapêutica da arte, entre elas uma realizada na Noruega que afirma que frequentar galerias de arte faz bem para saúde porque diminui a ansiedade e o stress.
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

8. Arte contemporânea te dá uma nova perspectiva do mundo

Tira você do eixo do teu próprio umbigo. Muitas instalações na Bienal de Veneza relatam eventos de guerra, desastres naturais, a vida crua e dura das minorias. E no que se diferencia do jornalismo? Costuma ser uma visão desde dentro, sentida, experienciada no cotidiano e sempre com olhos postos na fruição estética. Isso não significa que tenha que ser bonita 😉
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

9. Você vai descobrir artistas novos, loucuras visuais, tua cabeça vai explodir com tanta criatividade

Tenho certeza que independentemente da sua área de atuação, vai sair cheio de ideias. A arte contemporânea sempre tira a gente da nossa zona de conforto.

Vou te falar uma coisa e não me leve a mal, a arte vai muito além do impressionismo. E olha que eu adoro este movimento, mas sinto que muita gente rejeita tudo a partir do século 20. Acaba tendo a mesma atitude daqueles parisienses que rejeitaram o impressionismo no final do século 19 🙁
9 razões para visitar a Bienal de Veneza

Guia para visitar a Bienal de Veneza

Se eu te convenci, dá uma olhada neste vídeo-guia que eu preparei para te ajudar a planejar sua visita à Bienal de Veneza.

Planeje aqui sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: VENEZANÁPOLES | CAPRI | POSITANO |  SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi