13 museus onde o espetáculo começa do lado de fora (ou 13 museus para a bucket list)
1. Soumaya, museu de arte na Cidade do México. Abriga desde obras de Botticelli e Artemisia Gentileschi a arte mexicana do século 20, mas suas obras mais antigas contam 30 séculos de história \o/. O nome do museu é uma homenagem à esposa do mecenas, e dono de grande parte das obras, Carlos Slim. O edifício é obra do mexicano Fernando Romero, assessorado por Ove Arup e Frank Gehry.
2. MAXXI – Museu Nacional de Arte do Século 21, fica em Roma, e é obra da arquiteta (por fim uma mulher nesta lista!) Zaha Hadid.
3. Guggenheim Bilbao – o que falar de um museu que foi o motor propulsor da mudança de Bilbao?! Obra do gênio Frank Gehry. As exposições temporais são bárbaras, por lá já vi Yoko Ono e Cai Guo-Qiang. Vale a visita tanto pelo continente como pelo conteúdo.
4. Cidade das Artes e da Ciência de Valencia, apesar das polêmicas ao redor de Calatrava, que cria edifícios lindos, mas que vão se desfazendo com o tempo, este conjunto arquitetônico vale a visita. O complexo abriga o Museu das Ciências Princípe Felipe.
5. Inhotim – em termos arquitetônicos é impressionante a comunhão do espaço expositivo com o enorme jardim botânico. A qualidade das obras de arte é de babar, secar e voltar a babar. Oportunidade única de ver os grandes da arte contemporânea a 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho.
6. MASP – você sabia que na época de sua inauguração aquela vão livre de 74 metros idealizado por Lina Bo Bardi era o maior do mundo?! Essa mulher foi visionária, e trabalhou em conjunto com o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz. Há 3 anos visitei o museu e a manutenção do prédio mais bem pecava por sua ausência, quase chorei, como pode uma obra comentada no mundo inteiro, um museu com um dos melhores acervos de arte do Brasil e da América Latina estar naquele estado!? Lembra do nosso primeiro post do #MuseumWeek?
7. Museu Salvador Dalí, em St. Petersburg, na Flórida – visitei e alucinei com o museu antes da mudança de sede, imagina agora neste prédio que tem tudo a ver com o estilo do espanhol. Aliás, este museu tem a maior coleção de Dalís fora da Espanha.
8. Liuli China Museum, em Shanghai/China, especializado em arte contemporânea em cristal. Dizem que as exposições não são lá estas coisas, agora este exterior que a noite troca de cor é puro aço feito ternura.
9. Fundação Louis Vuitton, outra obra do Gehry. O museu foi inaugurado faz pouco tempo, e fica em Paris. Abriga a coleção de arte dos séculos 20 e 21 de Bernard Arnault (atual presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo. Um dos homens mais ricos do planeta).
10. Kunsthaus, na cidade de Graz (Áustria), expõe arte contemporânea. Obra do inglês Peter Cook. Adorei a foto que mostra o contraste do edifício com a cidade, como se fosse uma bolha nascendo na pacata cidade.
11. Museu de Ciencias Naturais Perot, fica em Dallas, e parece uma coisa de louco! Vale a pena entrar no site e descobrir o edifício e sua sustentabilidade. Uma obra de Thom Mayne.
12. Museu de Ordos, na Mongólia. Obra do escritório chinês MAD Architects. Para entender melhor o museu e a região, recomendo a leitura deste artigo: http://gizmodo.uol.com.br/cidade-fantasma-ordos-china/
13. Teatro Museu Dalí, de Figueres. Um bate-e-volta perfeito para quem se encontra em Barcelona. Eu não era muito fã do artista até visitar este museu e entrar (literalmente) no universo do surrealista. Juro que não conheço uma pessoa que tenha visitado e não tenha amado o lugar!
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
imagens: turomaquia e ; http://es.wikiarquitectura.com; http://www.idmagazine.com.mx/museo-soumaya-plaza-carso/; http://www.e-architect.co.uk/rome/maxxi-rome; http://www.panoramio.com/photo/3078490; http://www.traveler.es; http://www.thecoolist.com/salvadore-dali-museum-st-petersburg-florida/; https://www.flickr.com/photos/tobysimkin/; http://www.publico.pt e sites dos museus.