Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 23 2015

Museum Week – a semana das catedrais do século 21

Esta semana a Internet tem uma hastag fantástica (#MuseumWeek), que comemora aqueles lugares que nos unem como seres humanos, tanto que esta gente incrivelmente desumana intitulada jihadistas os destroem porque conhecem sua força.

Imaginem que quando se formaram os estados nacionais a primeira coisa que os novos governantes fizeram foi construir museus, e você pode estar se perguntando o por quê? Simplesmente porque estas instituições davam legitimidade a estes novos governos, além de ajudar na formação dos cidadãos.
Museum Week“Tan importantes resultaban los museos nacionales en la misma construcción de un país, que los que carecían de ellos por herencia monárquica llegaron a sentir la necesidad de crearlos, partiendo de grandes colecciones y aportaciones económicas de otros orígenes, como las de los hombres de negocios norteamericanos Andrew W. Mellon y Samuel H. Kress, entre otros, que pusieron las bases de la National
Gallery de Washington ya en el año 1937”([Fontbona, 2008]: 33)*.

Pensem no poder da memória coletiva, desta história construída em todas suas vertentes, que durante a Guerra Fria a arte foi utilizada como propaganda. Não de forma explícita, mas Estados Unidos utilizou a geração de Pollock como uma de suas “armas” contra a expansão do comunismo, apoiando os artistas através da CIA, que levou o expressionismo abstrato para museus de todo o mundo.
Museus pelo mundo - Museum Week
Na luta entre Estados Unidos x União Soviética, ambos países queriam demonstrar através das viagens espaciais, de novas tecnologias e da arte, quem era o melhor, que ideologia era a melhor para o mundo.

Num mundo como o nosso em que muita gente não acredita em nada, ou que acredita demais em ideologias extremistas, muitos autores afirmam que os museus são as novas catedrais, para onde as pessoas se dirigem para evadir-se, para tentar compreender o que não tem pé nem cabeça, tal qual faziam na Idade Média, quando entrar numa gigantesca catedral era ser conduzido a outro mundo pela luz violeta dos vitrais, para um mundo grandioso repleto de respostas.

Quando nossos governos fecham os museus para reformas eternas como o Ipiranga em Sampa; ou por falta de verbas por várias semanas o Museu Paranaense em Curitiba, temos que ficar muito preocupados, porque estão tentando tirar parte do que somos, e sabe-se lá com qual intenção, mas com certeza boa não deve ser, né?! Enquanto alguns destroem, outros fecham as portas, e no final quem paga o pato, somos nós, cidadãos do planeta que vamos perdendo estes espelhos onde miramos para redobrar nossa fé e seguir adiante.
Museus pelo mundo - Museum Week
Museus pelo mundo - Museum Week
Museus pelo mundo - Museum Week
Museus pelo mundo - Museum Week
Museus pelo mundo - Museum Week

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

* Fontbona, F. (2008). Las colecciones reales: Arte coronado. Descubrir el arte, 111, 30/56.

fotos: turomaquia

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!