Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 11 2010

Voando pela Europa: dicas para comprar bilhetes aéreos e evitar stress

Saímos de Gran Canaria pela manhã com destino a Madrid. Este voo era pela Spanair. Saiu no horário e chegou antes do previsto. Tivemos 4 horas em Barajas para fazer tranquilamente todo o processo de pegar malas, ir ao balcão do check-in, passar pelo raio-x, etc Para o voo Madrid-Lisboa escolhemos a Easy Jet.

A ida foi uma beleza. Agora a volta … O legal é que com os perrengues se reaprende muita coisa!

Naquele 4 de janeiro, saímos de Sintra de trem até Lisboa, depois pegamos um ônibus até o aeroporto. Quando estamos na Easy Jet fazendo o check-in, escuto os atendentes falarem entre eles, pensando que o pessoal não estava entendendo, um dos voos vai atrasar, porque o avião tem que ir a Funchal e voltar! Pergunto ao atendente se eles já sabiam qual dos voos, naquele momento eles estavam fazendo o check-in de três voos: Madrid, Lyon e Paris. Eles diz que não sabiam, mas que o atraso seria de 3 a 4 horas.

Já fico nervosa porque nossa volta era um pouco mais ajustada, duas horas e meia entre os dois voos. Começamos a baralhar as opções. Entramos na zona de embarque. E começa a palhaçada, a cada 20 minutos trocavam a porta de embarque, e todo mundo correndo de um lado para outro. Até que na hora que já devíamos estar embarcando, vem um tipo e diz que nosso avião teve que ir a Funchal (1:10 para ir e outra para voltar) e que teríamos que esperar (…)

Foi um caos, a forma que eles tratam e negam informação é nojenta.

Nós entramos na Internet, e olhamos quais seriam os voos posteriores ao nosso, e morrendo de medo – os preços. A sorte é que estamos em crise, por quê? Porque os preços estavam bem razoáveis. Se não houvesse crise um bilhete para Gran Canaria em alta temporada poderia custar cada trajeto uns 300, 400 euros de última hora. Mas a crise fez com que menos gente viajasse e os dois bilhetes nos sairiam algo como 190 euros. Relaxamos, nada mais se pode fazer em uma situação destas, deixar que estragassem nossa viagem, nem mortAAA! Comemos o lanche que a cia. nos ofereceu, e que estava bem gostoso, para nossa surpresa.

Navegamos em Internet, olhamos as fotos e às 17:40 nos colocaram em um ônibus que nos levaria até o avião. Quando estávamos chegando no avião, ele dá a volta e retorna ao ponto original, ninguém acreditava no que estava passando. Quando chegamos nos disseram que o avião ainda nao estava preparado (só rindo pra não chorar), e nos deixaram 10 minutos dentro do veículo!

Por fim entramos no avião. Chegamos e saimos correndo para Spanair. Claro, que as cias. não se responsabilizam por atrasos de outras, e nem querem saber muito do cliente. Nos cobraram pelo outro voo, mesmo tendo um montão de lugares vazios. Para que isto de atenção ao cliente?!  Claro, que o voo da Spanair atrasou uma hora, mas eles podem tudo (hehehe), e claro que não nos indenizaram, óbvio!

Para não passar por isso, tenha em consideração:

  • Se para chegar ao teu destino necessitar dois voos de companhias diferentes, calcule como mínimo de 4 a 5 horas entre os voos. A partir de 2 horas de atraso em voos de até 1500 Kms., ou 3 horas nos superiores aos 1.500 Km,  as cias. devem indenizar os passageiros, por isso elas tentam manter os atrasos nesta margem.
  • Se a diferença for pequena, prefira comprar os voos com a mesma companhia, ou com cias. que compartilhem voos, e neste caso tente emitir os dois voos juntos, assim havendo atraso em uma, a outra te colocará em outro voo sem qualquer custo.
  • Estando na península, em cidades que não estejam muito distantes, tente utilizar trem ou ônibus, estes meios de transporte são mais flexíveis para alterações de horário e datas.
  • Se apesar de tudo, você passar por um problema similar, procure a cia. ou o balcão de informações do aeroporto e preencha uma folha de reclamações (hoja de reclamación) relatando os atrasos, e caso tenha tido um prejuizo financeiro, peça sua indenização. Pode ser que você não seja indenizado sem entrar com uma demanda judicial, mas ao menos incomoda a cia., porque o órgão responsável pela aviação cobra uma resposta da cia. aérea. A folha de reclamação pode ser utilizada como prova em uma demanda judicial, uma espécie de notificação extra-judicial.
  • Quanto à bagagem, se comprar um voo com uma cia. low cost, lembre que pode levar uma maleta pequena de mão sem custo, mas é apenas uma maleta. A Ryanair conta como outro volume: câmara fotográfica, bolso pequeno de mulher ou sacola de duty-free.

Para ficar por dentro, leia a normativa européia de 2004.

E se quer denunciar a cia. perante a Comunidade Européia preencha este formulário.

Ainda hoje, minha crônica desabafo sentada em um avião. 

 

fotos: turomaquia_2009

8 Comentários

  1. Fê Costta

    Oi Patrícia!!Só lendo seu post para eu cair na real da loucura que eu fiz na minhas últimas viagens: foram 40 dias em 9 países, cheios de vôos low cost tudo colado um ao outro e de cias diferentes!! Para minha sorte, tuuuudo deu certo! Mas sei que fui doida e arrisquei pacas! rsNossa, tenho escutado muita gente reclamar da Spanair, sobretudo com relação à atrasos e mau atendimento. Bjos!

    responder
  2. Vida de Turista

    Olá Patrícia..Nossa.. Isso acontece fora do Brasil também então.. Dá pra ver que esses problemas da aviação nunca vão parar..As dicas dos horários entre vôos já estão anotadas..Abraço..Thiago

    responder
  3. Joaninha Bacana

    Também acho um abuuso o jeito que as companhias áreas tratam os clientes: parecem que estao fazendo um grande favor quando dao informacoes, ai que raiva! O tratamento ao consumidor nesse meio de transporte ainda precisa melhorar muuuuito! Beijos, Angie

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Fê Costa,até agora não tinha passado comigo, mas a possibilidade que passe com qualquer pessoa é bem alta. Dá para pegar vários voos low cost desde que não sejam no mesmo dia heheheheThiago,aqui o trafego aereo é muito maior do que no Brasil, e os problemas são muitos e acho que a atenção ao cliente é ainda pior heheheAngie,na hora que apareça uma que seja diferente vai revolucionar o mercado. Eu tô de saco cheio de ser tratada com indiferença, e estava disposta a pagar mais por receber o tratamento que eu julgo adequado!Beijos aos três e obrigado por compartilhar suas opiniões comigo!

    responder
  5. Luisa

    Assino embaixo de tudo o que vc escreveu! Compartilho da mesma indignaçao! È simplesmente revoltante o descaso com o qual somos tratados!O problema è que, se quisermos viajar, nao temos alternativas e as cias aereas sabem disso…Quando eu for rica, compro um aviao sò pra mim! 🙂 Bjs

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Luisa, eu não tinha muito problema com avião, mas agora que moro em uma ilha a duas horas e meia da península cada vez gosto menos de tanto viajar de avião, tanto que em fevereiro vou de madrid a Paris de trem heheheBeijos amiga mía

    responder
  7. Ricardo

    É o que eu vivo falando lá no blog… imagine correr esse risco com um vôo transatlântico de volta para o Brasil — muita gente corre! O ideal nesses casos é pernoitar na cidade da conexão 😀

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Ricardo, realmente somente se pode colocar as conexões tão próximas se todos os voos se realizam com a mesma companhia!Um abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Vitória de Samotracia é uma representação da Deusa da Vitória - Niké. A mesma que deu o nome ao Nike nosso de cada dia 👟👟
.
#nike✔️ #Louvre #art #artegrega #vitoriadesamotracia #museum
  • A entrada monumental do Foro Romano. Tirei esta foto durante a visita ao Coliseu. .
Já viu nosso segundo roteiro por ROMA?
#fororoma #roteiro #roma #romaantiga
  • Momento: descansando no Coliseu para avisar que saiu mais um roteiro em ROMA. Com mapa e comidinhas 😉  Link clicável na bio!
.
#roteiro #roma #colosseo #blogger #travelwriter
  • Hoje é dia dos pais na Espanha, dia de São José. Olha a genialidade da publicidade da sorveteria do Jordi Roca. Usando um dos seus picolés com o formato da cabeça do malo maligno 😂😂😂
#Repost @rrrocambolesc with @repostapp
・・・
Feliç dia del pare!! Feliz día del padre!! #heladoscuro #yosoytupadre @rrrocambolesc 🖖
  • O vídeo de hoje do Top100 é sobre esta maravilha e seu pintor, que revolucionou a arte 😱 Link clicável na bio 💫 .
#capellascrovegni #padova #padua #historiadaarte #art #youtuber #giotto #renascimento
  • Lá vai o monge com muito pressa 🏃
.
Post sobre o templo desta foto no blog (www.turomaquia.com) ou clique no link da bio 🙌
.
#sensojitemple #tokyo🇯🇵 #japao #templo

Follow Me!