Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 11 2010

Crônica de um voo frustrado Lisboa – Madrid

Quando se atravessa o controle de um aeroporto para a zona de embarque entramos em uma espécie de sub-mundo. Pouca ou quase nenhuma informação, tratamento bem diferente daquele que esboçam todas as publicidades das cias. aéreas.

Sequer sabemos de onde partimos. Excepto por alguma loja de souvenir podíamos estar em qualquer lugar do planeta ou quem sabe em Marte?! Mas o que faz a Harrod´s no Aeroporto de Lisboa?!

Entramos no espaço perfeito do “não lugar”. Sem identidade, sem cheiro, sem clima, e por isso quizás sem muita humanidade.

Já não temos direitos, de acordo com que escutei hoje, o único dever da cia. aérea é nos levar de um ponto a outro. A quem importa se esta chegada acontece 5 horas depois do previsto, o único consolo será ouvido dentro do avião: “Sentimos as moléstias causadas pelo atraso”.

As cias. aéreas são como senhores feudais. Dentro do seus domínios podem tudo! Nós, os vassalos, nada! Exagero?! então experimente chegar um pouco tarde alegando que outro senhor feudal atrasou, ou porque sua mãe foi internada …

Agora, ela a “senhora do universo” (como he-man) pode atrasar e apenas com uma voz modulada e sem graça desculpar pelas moléstias, sabendo que o vassalos voltarão, afinal o que fazer quando se vive cercado de água por todos os lados?!?

Harrods - Aeroporto de Lisboa

Voo Easy jet 7982 – Horário de saída – 13:35, previsão 17:10, saída real: quase seis da tarde!

 

Teoria do não-lugar (no place) – Marc Augé (1996)
fotos: turomaquia_2010

3 Comentários

  1. Denise

    Essa teoria do "não-lugar" é muito interessante. Já li um texto sobre o shopping center ser um nãp-lugar. Você não vê o tempo passar, as lojas são as mesmas, o clima é o do ar-condicionado e a comida é o fast food. E, o pior de estar num não-lugar, é o não-poder-reclamar. De que adianta reclamar do atraso, se vc só vai sair quando o avião chegar mesmo? E ai nada se muda e o respeito vai pro brejo. E não importa o lugar no mundo: isso acontece no Brasil, na Itália, na Conchichina…Assino embaixo na reclamação!beijo!

    responder
  2. pcdrocha

    Assino embaixo Patricia, a partir do momento que vc atravessa o portão de embarque, fica totalmente a mercê das cias aéreas, e nada muda isso, nunca.Paula Bicudo

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Denise, esta teoria é bem lega. O shopping é o não lugar por excelência. O triste é que se uma cidade não mantém seus lugares com identidade, as pessoas ficam meio perdidas nestes outros lugares sem nenhuma referência!Paula, será que um dia isto vai ser diferente? Falei pra Angie no post anterior, que um dia uma cia. vai perceber o nicho que teria se tratasse bem ao cliente. Saudades da antiga Varig! snif snif Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!