Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 11 2010

Crônica de um voo frustrado Lisboa – Madrid

Quando se atravessa o controle de um aeroporto para a zona de embarque entramos em uma espécie de sub-mundo. Pouca ou quase nenhuma informação, tratamento bem diferente daquele que esboçam todas as publicidades das cias. aéreas.

Sequer sabemos de onde partimos. Excepto por alguma loja de souvenir podíamos estar em qualquer lugar do planeta ou quem sabe em Marte?! Mas o que faz a Harrod´s no Aeroporto de Lisboa?!

Entramos no espaço perfeito do “não lugar”. Sem identidade, sem cheiro, sem clima, e por isso quizás sem muita humanidade.

Já não temos direitos, de acordo com que escutei hoje, o único dever da cia. aérea é nos levar de um ponto a outro. A quem importa se esta chegada acontece 5 horas depois do previsto, o único consolo será ouvido dentro do avião: “Sentimos as moléstias causadas pelo atraso”.

As cias. aéreas são como senhores feudais. Dentro do seus domínios podem tudo! Nós, os vassalos, nada! Exagero?! então experimente chegar um pouco tarde alegando que outro senhor feudal atrasou, ou porque sua mãe foi internada …

Agora, ela a “senhora do universo” (como he-man) pode atrasar e apenas com uma voz modulada e sem graça desculpar pelas moléstias, sabendo que o vassalos voltarão, afinal o que fazer quando se vive cercado de água por todos os lados?!?

Harrods - Aeroporto de Lisboa

Voo Easy jet 7982 – Horário de saída – 13:35, previsão 17:10, saída real: quase seis da tarde!

 

Teoria do não-lugar (no place) – Marc Augé (1996)
fotos: turomaquia_2010

3 Comentários

  1. Denise

    Essa teoria do "não-lugar" é muito interessante. Já li um texto sobre o shopping center ser um nãp-lugar. Você não vê o tempo passar, as lojas são as mesmas, o clima é o do ar-condicionado e a comida é o fast food. E, o pior de estar num não-lugar, é o não-poder-reclamar. De que adianta reclamar do atraso, se vc só vai sair quando o avião chegar mesmo? E ai nada se muda e o respeito vai pro brejo. E não importa o lugar no mundo: isso acontece no Brasil, na Itália, na Conchichina…Assino embaixo na reclamação!beijo!

    responder
  2. pcdrocha

    Assino embaixo Patricia, a partir do momento que vc atravessa o portão de embarque, fica totalmente a mercê das cias aéreas, e nada muda isso, nunca.Paula Bicudo

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Denise, esta teoria é bem lega. O shopping é o não lugar por excelência. O triste é que se uma cidade não mantém seus lugares com identidade, as pessoas ficam meio perdidas nestes outros lugares sem nenhuma referência!Paula, será que um dia isto vai ser diferente? Falei pra Angie no post anterior, que um dia uma cia. vai perceber o nicho que teria se tratasse bem ao cliente. Saudades da antiga Varig! snif snif Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!