Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 06 2012

Como é o Tour do Vale Sagrado Inca – Peru

Cusco além de linda, fotogênica e gostosa para andar, tem um outro atributo. É a cidade-base para realizar um montão de tours. Onde o estrelar é Machu Picchu! Antes de chegar ao Olimpo Inca, ou o que eu pensava ser o apogeu desta cultura, participei do Tour do Valle Sagrado.
cusco-valle-sagrado-mapa
Um vale geograficamente é um lugar entre duas montanhas. Pois bem, pelo Sagrado passa a Cordilheira Oriental do Andes. Que proporcionou aos incas água abundante e um micro clima adequado para a agricultura. Assim nao é de estranhar que por aqui pipoquem as construções incas. O mais legal, uma diferente da outra e todas entre os dois extremos de Pisac e Machu Picchu.

O passeio começa subindo, pode-se dizer: sobe mais! Já que Cusco se encontra a quase 3.400 metros acima do mar. Com Cusco ao fundo, a guia Isabel numa atitude esperta e tal qual a diretora de cine que escolhe bem seus planos começa a discorrer sobre a cultura inca. Que mulher, fez toda a diferença, apaixonada na medida certa e sábia além da conta.
Image00002
Seguro viagem america do sul 728x90
A primeira parada foi um mercadinho. Além de ajudar os pequenos povoados, o descanso de 15 minutos serve para ir ao toilete e esticar as pernas. Deveriam ser 15 minutos, mas nosso companheiro mexicano demorou um pouco mais, e começou sua incursão à indústria cervejeira peruana 😉
Image00005

Segunda parada: mirante do Valle Sagrado. Na nossa frente a Dona Cordilheira. Mulher de respeito. Várias outras senhoras vendem amostras de alguns dos mais de 380 tipos de milhos da região.
Image00006

A terceira parada será de 1 hora, num dos grandes atrativos do dia. O Mercado de Pisac, a 32 quilômetros de Cusco. O mercado de artesanato é enorme. Difícil resistir à tentação, levando em conta que grande parte do que se vê é lindo, colorido e realmente artesanal. Estranhamente, aqui consigo o melhor câmbio de toda a viagem. De euros a nuevos soles.
Image00015

Depois de Pisac é a hora de almoçar. O grupo de mais ou menos umas 15 pessoas se divide em dois restaurantes. Eu desço no segundo: Tunupa. Barriguinha cheia, alma feliz, não é todo dia que se almoça de frente para a Cordilheira!
Image00019

Quando terminamos, o Jimmy (nosso motorista) já buscou o pessoal do primeiro restaurante e vamos direto à Ollantaytambo. Isabel adverte que a subida é um pouco forte. Mas se debaixo a coisa pinta bem, desde cima a vista vale o esforço e as prováveis dores musculares. Este importante sítio arqueológico foi um povoado e centro cerimonial inca. Daqueles lugares que deveriam estra na lista “TENHO QUE VER” de todo mundo que vai à Cusco.
Image00044
Vale Sagrado - Peru
Vale Sagrado - Peru

Veja todos nossos posts de CUSCO

Depois de uns tantos “UAU”, alguns companheiros de rota ficam pelo Vale Sagrado. Muita gente nesta época (começo do ano) em que se faz manutenção da rede ferroviária que liga Cusco e Machu Picchu prefere dormir diretamente no lugar que o trem sai pela manhã. Evitando um longo de caminho de van pela madrugada.

Somos 4 mulheres, que voltarão ao umbigo do mundo. Acontece que para nossa surpresa, não vamos imediatamente em direção à cidade. Somos brindadas com montanhas de picos nevados e uma última parada numa comunidade onde outras mulheres são as estrelas: El Balcón del Inca (Chinchero). Somos convidadas a um chá, e aquelas “madonas” de amplo sorriso nos ensinam a arte de fazer a lã e tecer. Não foi uma parada “atrapa turista”, nada disso. Comprou, quem quis. A noite chegou, a lua se alvoroçou, e nós deixamos o Vale Sagrado. No dia seguinte, era o dia de conhecer a única cidade que sobreviveu à Francisco Pizarro e aos freis dominicanos.
Vale Sagrado - Peru

Veja todos nossos posts do PERU

Busque e reserve seu hotel em Cusco, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

strong>Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Posts relacionados:
Hotel Boutique em Cusco – Maytaq
Andean Explorer – Um trem de tirar o fôlego de Puno a Cusco
Excursão desde Puno: Taquile

fotos: turomaquia_2011