Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 08 2012

Ollantaytambo – uma bela surpresa do Vale Sagrado Inca

No dia do tour do Vale Sagrado chegamos a Ollantaytambo por volta das 3 da tarde. Quando desci do ônibus e olhei para cima não podia acreditar naquele lugar. Depois descobri que é um dos maiores complexos arqueológicos peruanos, com uma área aproximada de uns 600 hectares. Abriga monumentos para todos os gostos: religiosos, civis e astronômicos.
Image00038

Suba, faça o esforço. É fácil? Fácil, fácil, não é. Mas para entender um pouco deste recinto é necessário. É desde lá do alto que você verá o outro lado do vale, sentirá o vento e seu som forte e decidido. Terá a impressionante visão da figura esculpida na rocha de Wiracochan ou Tunupa. O discípulo de Wiracocha, a grande divindade inca.
Vale Sagrado - Peru Vale Sagrado - Peru
Image00046

É louco e de arrepiar. Um perfil esculpido a uns 140 metros de altura. Os arqueológos encontraram vestígios que levam a pensar que os escultores estavam pendurados por cordas para realizar seu trabalho!? Tudo isto já é bastante forte, agora imagine acrescentar que no solstício de inverno (21/06) o sol sai pela cara deste senhor?!
Image00041
Image00040

Ollantaytambo também oferece a oportunidade de ver a pedra polida, os encaixes sem argamassa realizados pelos incas. Agora andar pelos seus terraços é materializar esta sensação que muitas vezes esquecemos: que somos tããão pequenos.
Vale Sagrado - Peru Vale Sagrado - Peru
Vale Sagrado - Peru

Lugar cerimonial de vital importância e um dos maiores depósitos de alimentos daquela época. Os espanhóis alucinaram quando chegaram em Ollaytambo. Não só pelas construções. Mas porque era o lugar perfeito dada diferentes circunstâncias para guardar alimentos. Que em muitos casos aguentavam até 4 anos! Dentro da filosofia inca “ Hoy por ti, mañana por mí”, os depósitos eram uma peça-chave para suportar eventuais guerras e as intempéries da natureza.
Image00042

Sai apaixonada pela cidade. Na volta ao ônibus, todo mundo quieto. Na cara aquele meio sorriso. Parece que não fui a única que cai de amores pelo lugar, aquilo era uma verdadeira epidemia de paixão 🙂

Site: http://www.ollantaytambo.org/es/index.php

Veja todos nossos posts do PERU

Busque e reserve seu hotel em CUSCO, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de maio, coloque o código: MAIO%DESC.Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

Chamada video 2

fotos e video: turomaquia_2011

25 Comentários

  1. Simone

    Oi Patricia! Estou lendo seus posts sobre Cusco e M.P., muito bons!

    Só fiquei com uma dúvida: vc diz que chegaram +- 15h em ollantaytambo (a última cidade do tour do vale sagrado), mas que horas saíram de lá para voltar a Cusco?
    Pergunto pois estou com vontade de fazer o tour, e ao inves de voltar para Cusco no mesmo dia, ficar lá e partir direto de trem para águas calientes na mesma noite, o que acha? O trem desde Ollanta sai as 19h. Neste horário o tour já acabou né?
    Dormindo em Aguas calientes posso ir bem cedinho para Machu Picchu, e aproveitar melhor o dia por lá! 🙂

    Se puder me dá um help nisso. brigadão!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Simone!
      Dá tempo sim! E é melhor do que sair de manhã, assim vc poderá subir a MP no primeiro ônibus desde Aguas Calientes. Depois disso, meu tour ainda passou em Chinchero, mas muita gente ficou pelas proximidades de Ollantaytambo para dormir por lá. Tem muito hotel com encanto no Valle Sagrado 🙂

      Uma coisa: o primeiro ônibus a MP normalmente lota, há que estar na fila uns 20 minutos antes da saída, e até dá para comprar no dia anterior o bilhete! Mas que ñ assegura que você poderá subir no primeiro, apenas evita que tenha pegar outra fila!
      beijos

      responder
      • Simone

        Legal, obrigada!! Vou fazer isso sim. 😉

        responder
      • Zilda

        Obrigada pelas valiosas dicas de viagem. Assim posso montar o meu roteiro com mais segurança.

        responder
  2. Duarte

    Olá, a princípio eu estava pensando em fazer o tour, descer em Ollantaytambo e pegar o trem para Aguas Calientes. Mas como terei muitos dias, poderia completar o tour, voltar a cusco e depois ir pra Aguas Calientes no dia seguinte. Você acha que vale a pena o tour depois que passa por Ollantaytambo? Quanto custou esse tour? Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Duarte, em que época você vai para o Peru? O mês? te pergunto porque até abril o trem sai de Ollantaytambo e não de Cusco. Neste caso, é mais interessante dormir pelo Valle Sagrado, porque é meio chatinha a parte de ônibus logo de manhã até a estação de trem. Normalmente, anoto todos os preços e sou bem detalhista com este tema, mas acontece que tive um mal de altura bem forte + resfriado animal e fiquei meio atontada 🙁 Vou tentar esmiuçar nas minhas notas, e volto a te responder!
      Um abraço!

      responder
    • Fabio Pastorello

      Oi, Patrícia. Estive lá há pouco e vou dar uma ajudinha ao Duarte. Paguei o tour pelo Vale Sagrado 85,00 sóles (com almoço incluído), mas paguei muito caro, depois encontramos um casal que tinha gasto apenas 20,00 sóles (sem almoço – almoço acho que custava 25,00 no máximo, então ao todo não sairia mais do que 50,00). E o pior, o passeio deles chegou bem antes em Ollantantaytambo e o nosso somente chegou às 16h, sendo que tínhamos o trem para Águas Calientes marcado para às 16h30. Conclusão, além de pagarmos mais caro, ainda não tivemos tempo de visitar Ollantaytambo naquele dia. Enfim, talvez seja melhor voltar mesmo para Cuzco, mas considere uma noite de hospedagem em Ollantaytambo, é uma delícia de lugar. Abs.

      responder
      • Patricia de Camargo

        Fabio, brigaduuu pelo seu depoimento 🙂 Também adorei Ollantaytambo, e numa próxima viagem ao peru, também colocaria um pernoite por lá.
        Um abraço!

        responder
      • Maristela

        Fabio,

        Por qual empresa você realizou esse Tour ao Vale Sagrado?

        responder
        • Patricia de Camargo

          Maristela, contratei os passeios com a Setours.

          responder
  3. lilian azevedo de moraes

    Oi,Patricia
    Sempre leio seu blog e já me ajudou bastante quando fui a Madri e Portugal.Estou planejando uma viagem ao Peru para setembro e preciso da ajuda para entender alguns deslocamentos.Pretendo ficar 5 dias em Lima [ainda não conheço],5 dias em Cuzco[pois pelo que tenho lido tem muito lugar a ser visitado]e dali ir para Machu Pichu.Então,no 6º dia iria de manhã para Aguas Calientes,onde passaria o dia,dormiria e no dia seguinte partiria de manhã cedo para M.P. Aqui começam as dúvidas:o ingresso para M.P.custa um valor por dia,né? Então,nesse dia passa-se o dia inteiro em M.P.,volto para Aguas Calientes para dormir?ou volto no mesmo dia para Cuzco?É possível? ou é melhor voltar no dia seguinte para Cuzco e de lá para o RJ?Já li que é bom ficar 2 dias em M.P. e aí paga novamente o ingresso para entrar ?
    Desculpe se estiver falando besteira mas realmente não estou entendendo,
    Um abraço,Lilian

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Lilian, nem se preocupe, pode perguntar o que seja, ñ temos censura 😉
      Olha só posso te dar uma idéia? No dia que você faz o Vale Sagrado, pode pegar o último trem para MP neste mesmo final de tarde, desde Ollantaytambo. Assim dorme em Aguas Calientes, e acorda beeem cedinho (antes que chegue o primeiro trem desde Cusco) para visitar MP. E sim, dá para pegar o último trem desde Aguas Calientes para Cusco no mesmo dia da visita. Não vale a pena ir de manhã para Aguas Calientes e ficar de bobeira por lá, poque não tem muito o que fazer na cidade 🙁

      Se você for subir as 2 montanhas – Huyana Picchu, mais a Montanha Vieja, ou Machu Picchu, talvez seja melhor passar 2 dias em MP. Tem que pagar uma entrada para cada dia. Se for escolher apenas uma para subir, e acordar beem cedinho, dá para fazer quase tudo em um dia, incluindo visita guiada + caminhada até a Porta do Sol + caminhada até a Puente Inka.

      Para ver todos os posts do Peru: http://turomaquia.com/tudo-sobre-o-peru/

      responder
  4. lilian azevedo de moraes

    Patricia,sou eu de novo vc disse que de Cuzco tem vários tours,um deles é esse sai de Cuzco e vai até Chinchero o outro é o de Machu Pichu.Para cada um reservar 1 dia inteiro.Quais são os outros tours ? Para cada tour vc tem que comprar o bilhete do tour e o que mais ?
    Um abraço,Lilian

    responder
  5. George Henrique

    Olá Patrícia!!

    Estou para Cusco agora em setembro, e gostei bastante dos seus posts! Estou indo com um amigo, e pretendemos fazer a viagem no estilo mais mochileiro. Ficaremos por 10 dias. Nosso itinerário inicial seria mais ou menos assim:
    Dia 1 e 2: Moray, Salinas de Maras, Ruínas de Pisac, Pikillacta e Andahuaylillis.
    Dia 3: Valle Sagrado( já pensando em dormir em Aguas Calientes).
    Dia 4: Machu Picchu. Neste dia, nós sairíamos no final do dia direto para Cusco, onde pegariamos um onibus em direção a Puno(para viajar durante a madrugada).
    Dia 5,6 e 7: Puno(no dia 7 voltariamos de onibus para Cusco durante a madrugada).
    Dia 8: Chincheros.
    Dia 9 e 10: Cusco.

    Acha interessante? Acrescentaria ou tiraria alguma coisa?
    Te agradeço desde já!
    Um abraço, George.

    responder
    • Patricia de Camargo

      George,
      eu dormiria em Cusco na volta de MP, porque vocês verão que este dia será bem cansativo. E lembre que estará em uma altitude que torna tudo mais complicado! No primeiro dia em Cusco também deveriam fazer o mínimo e comer leve pelo tema de mal de altura. Eu padeci deste mal, e posso te dizer que a sensação é horrível!

      Faria ao menos um dos trajetos Puno-Cusco de dia. A paisagem é alucinante. Uma opção mais barata que o trem, é fazê-lo de ônibus. O ônibus também faz paradas para fotos.

      Não esqueçam do City-tour pela cidade, que inclui também alguns atrativos na periferia de Cusco – http://turomaquia.com/como-e-o-city-tour-em-cusco-da-catedral-ao-incrivel-saqsaywaman/

      Se vocês forem fazer alguns atrativos por conta, vale a pena investir no livro que comento neste post: http://turomaquia.com/compras-em-cusco/, para entender melhor e aproveitar muito mais 🙂

      Depois me conta como foi!

      responder
  6. daniel petro

    A ideia seria sair de Cusco para MP e voltar no mesmo dia, sabemos que isso é possível. Porém no dia seguinte sairíamos de Cusco para Ollantaytambo bem cedo para passar o dia neste vale. É interessante e possível? De trem ou pela estrada.
    Chegando em MP no primeiro dia de trem saindo da Cusco, tem onde comer?
    É possível sair de Lima fazer o voô das linhas de Nazca e voltar no mesmo dia ?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Daniel, vejamos 🙂
      1) Para conhecer o Valle Sagrado, o jeito mais fácil é contratar um tour, que é oferecido por mil e uma agências em Cusco – http://turomaquia.com/vale-sagrado-peru/
      Também poderia ir apenas à Ollantaytambo, mas o tour sinceramente vale muito a pena. Se ñ quiser contratar um tour, pode contratar um táxi para leva-los ou ir de trem até Ollantaytambo e visitar o sitio arqueológico que fica nesta cidade.
      2) O trem lhes deixará em Aguas Calientes, com oferta de restaurantes e bares. De lá se pega um ônibus que te sobe a Machu Picchu (20/25 minutos). Lá em cima tem um hotel ao lado da entrada do recinto que na hora do almoço tem um buffet aberto também para quem não é hóspede do hotel. E também há uma pequena lanchonete e banheiros junto à entrada do recinto arqueológico.
      3) É caro, mas é possível fazer um bate e volta às Linhas de Nasca, dá uma olhada no blog da minha amiga Manu – http://cupofthings.com/2013/02/26/linhas-de-nazca-bate-e-volta-lima/

      Na volta, passa aqui e conta como foi, e se tiver mais dúvidas, manda ver 😉

      responder
  7. Loly

    Patrícia, adoro seu blog e ele está me ajudando muito na viagem que farei com marido ao Peru em agosto!
    Para esta parte da viagem pretendemos fazer 1 dia de City Tour em Cusco, 1 dia pelo Vale Sagrado e 2 dias de Machu Picchu (talvez no segundo dia subiremos ao Huayna Picchu).
    Para não perder tanto tempo no trem de Cusco a A. Caliente e para não ficar 2 dias em Águas Calientes (pelo que percebi não há muito o que se fazer por lá), pensei em aproveitar o tour do Valle Sagrado e ficar em Ollantaytambo para pegar o trem cedo para Macchu Picchu e no segundo dia, na volta de Machu Picchu, já ficaríamos por Aguas Calientes para subir cedinho no outro dia.
    Você acha esta opção viável? É uma boa ficar o primeiro dia em Ollantaytambo?
    Obrigada!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Loly, para entrar dois dias em MP, você terá que pagar duas entradas. O que eu sugiro é que vc no tour do Vale Sagrado, pegue um tour que acabe em Ollantaytambo (que é o mais comum) e no final da tarde pegue o trem para Aguas Calientes (neste mesmo dia, assim vai chegar de noite na cidade). No dia seguinte, acorde mega cedo e curta MP até o último minuto, e pegue o último trem de volta a Cusco. O que vc acha?

      responder
      • Aline

        Chegando a noite em águas calientes (pro exemplo, no último trem 21h saindo de Ollanta), é possível ir a Machu Pichu no primeiro horário da manhã seguinte ou seria necessário comprar passagem do ônibus/van com antecedência, por exemplo?
        Minha dúvida é: estando com trem e entrada p/ MP comprados, precisa reservar algo mais para ir a MP?

        responder
        • Patricia de Camargo

          Aline, ñ precisa reservar nada mais, apenas estar na fila do busão uns 20/30 minutos antes da saída, para garantir a subida no primeiro ônibus! Na volta me conta como foi!

          Um abraço 🙂

          responder
  8. Michela

    Patricia, parabens, isto é uma aula. Nao consigo parar de ler…
    Eu e meu marido estamos planejando ir ao Peru em agosto. Passariamos em Lima, e depois, entre os dias 10 a 13 em Cusco. Pensei no seguinte:
    1 dia : aclimataçao e tour pela cidade;
    2 dia : Vale sagrado;( com retorno e dormida em Cusco)
    3 dia : MP ( nao pretendemos subir a montanha)

    Neste caso voce acha necessario comprar as entradas do parque e os tiquets do trem agora, ou podemos deixar para comprar quando chegarmos la?

    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Michela, é melhor comprar as entradas do parque e os tickets de trem antes, por duas razões: na questão do trem para conseguir melhores preços e o horário que vocês desejam; já no caso do parque, eles controlam o número de pessoas que entram a cada dia, assim sendo quando vendem este número máximo de entradas/dia, deixam de vendê-las. Imagina chegar até lá e não conseguir entrar 🙁

      No primeiro dia de aclimatação, tentem comer coisas leves, isso ajuda na aclimatação e em evitar o mal de altura. Na volta me conta como foi!

      responder
  9. Igor Schonhofen

    Boa noite. Excelentes dicas sobre o Peru. Gostaria de saber como faço para voltar de Ollantaytambo para Cusco. Trem? Van?. Obrigado.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!