Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 06 2010

Um feriadão repleto de experiencias em Las Palmas de Gran Canaria: de Rodin a Take 6

Depois do caos aéreo de sexta e sábado, parece que as coisas voltam ao normal.Por sorte, não saímos da ilha no feriadão. Dia 6 de dezembro, é o Dia da Constituição e na quarta, é a vez da Padroeira, a Inmaculada Concepción.

Optamos por fazer turismo na nossa própria cidade. Uma experiência afetiva. No sábado, fomos em direção ao centro histórico da cidade que acolhe uma exposição de Rodin. No meio de uma rua de pedestres nos deparamos com as obras do francês que revolucionou o mundo da escultura. A exposição está lindona e vai ganhar um post próprio ainda esta semana!

Calle de Triana - Las Palmas de Gran Canaria
No final desta experiência estética, encontramos algumas esculturas-vivas. Uma delas me chamou atenção, porque se tratava de um senhor bem velhinho. Deixamos nossa contribuição ao artista de rua que fez questão de tirar fotos comigo e com o Tom.

Sempre que eu abro a boca me perguntam de onde sou. Respondi que era do sul do Brasil, porque pouquíssima gente conhece Curitiba. Ele insistiu, de que cidade? Meio contra-gosto disse: Curitiba. Ao que ele emendou: a Cidade Sorriso. O senhor não apenas conhecia Curitiba, mas também seu antigo “slogan”. Na verdade, ele era argentino e conhecia todo o Brasil. Era um viajante profissional. Ia de país em país, ganhando a vida como artista de rua!
Calle de Triana - Las Palmas de Gran Canaria
Calle de Triana - Las Palmas de Gran Canaria
Depois da experiência emocional, necessitávamos uma mais carnal, então se apresentou a gastronômica. Adentramos no bairro onde nasceu a cidade: Vegueta. Na rua da Catedral, lá estava a “Cervecería Te Lo Dije Pérez”. Excelente escolha, tudo delicioso, e o preço ótimo. Mas sem dúvida, o prato estrela foi a entrada: queijo da Ilha de El Hierro (na chapa) com uma espécie de molho de coentro nas laterais e em cima uma marmelada de tomate. Caramba, que coisa mais boaaaa!
Restaurante Vegueta - Las Palmas de Gran Canaria
Restaurante Vegueta - Las Palmas de Gran Canaria
Ainda pedimos garoupa com batatas cozidas e molho verde. E filé mignon ao alho com batatas fritas. Para beber: clara (cerveja com refrigerante de limão) e um tinto de verano (vinho tinto com “gaseosa”, uma espécie de água com gás). A conta? 29,90€
Restaurante Vegueta - Las Palmas de Gran Canaria Restaurante Vegueta - Las Palmas de Gran Canaria
De noite, chegou a experiência sensorial-estética. Show de jazz do grupo vocal, Take 6. No teatro da Praia de Las Canteras, o Alfredo Kraus. O conjunto formado em 1985 é proprietário de nada mais, nada menos que 10 Grammys! Em uma palavra: unforgetable! Deixo aqui dois videos do grupo, no primeiro uma versão de “Smile” e na outro se percebe toda a potência destes seis americanos.


Posts relacionados:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Uma ilha com mil e uma possibilidades
Descobre um segredo: Gran Canaria
Entre Chira e Sorueda: um passeio de onze horas por Gran Canaria
Playa de Las Canteras + Roque Bentayga = fim de semana canário

fotos: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Oscar

    Eu tenho que arranjar tempo para publicar o post sobre o museu rodin de philadelphia… É legal encontrar pessoas que quando a gente menos espera conhecem curitiba. A ultima vez que isso aconteceu com a gente foi la no Napa Valley no restaurante que jantamos um dia em que o proprietario conhecia o brasil suoer bem pois a ex mulher dele era brasileira…Mas essa de chamar Curitiba de cidade sorriso faz tempo hein?!? Depois disso a cidade virou capital ecologica depois capital social e sabe deus o slogan de hj.. Ahhh nesta epoca tb e a capital do natal 😉

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oscar, publica sim, tô curiosa!!!!Cidade Sorriso fazia muito tempo hehehe foi muito engraçado, o senhor era um barato!E vc quando pensa em ir à Curitiba???beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!