Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 05 2010

Playa de Las Canteras + Roque Bentayga = Fim de semana canário

Fim de semana típico de verão espanhol = praia + comer com amigos + escutar música à beira mar + excursão num calor do demônio.

No sábado almoçamos em um restaurante italiano na Praia de Las Canteras. Altamente recomendável, Piemonte. Um casal gasta em média uns 30 euros. De lá fomos  a um bar, algo bem comum por aqui, uma peregrinação para tomar um café, para beber algo.  A cultura de estar na rua é bem forte durante todo o ano. Mas no verão chegamos ao climax. Portanto, do restaurante fomos ao “La Guarida”, já que nos sábados a tarde neste lugar rola jazz ao vivo. Programa para todas as idades. Por ali tomei uma clara, uma cerveja misturada com refrigerante de limão. Boa pedida para refrescar.

No domingo, tardiamente decidimos realizar uma excursão ao centro da ilha. Subir à base do Roque Bentayga. Outra das rochas emblemáticas da ilha junto com o nosso conhecido Roque Nublo.

Roque Bentayga
A estrada de acesso ao Bentayga que aparece nesta foto soberano.
Roque Bentayga
Roque Bentayga

O Bentayga está localizado em uma caldeira vulcânica a 1.404 metros acima do nível do mar. Além de ser uma formação geológica interessante, está relacionado com a histórica pré-hispânica da ilha. Devido sua posição tinha funções de defesa, e algumas teorias dizem que ali se realizavam rituais. Deste ponto, os aborígenes canários podiam defender seus armazéns de grãos, que eram a base de sua alimentação e também ver a aproximação dos inimigos.

Roque Bentayga
Da base do Bentayga se vê o Roque Nublo à esquerda na foto.
Roque Bentayga

Foi um dos lugares utilizados pela resistência canária frente à invasão castelhana. Crianças e mulheres resistiram por meses, e quando os soldados tentaram subir, atiraram pedras.

(Quando os castelhanos chegaram às ilhas no final do século 15, nela viviam os antigos canários, que resistiram o quanto puderam à colonização.)

Roque Bentayga

Tudo muito bonito, se não fosse um pequeno detalhe, quando iniciamos a caminhada, o termômetro marcava 43 graus! A sorte é que tínhamos passado pelo Mercado de San Mateo, comprado umas ameixas e água. A sensação é que não se podia respirar. Mesmo assim subimos.

Roque Bentayga
Bentayga
Roque Bentayga
Olha a quantidade de curvas da estrada de acesso!

Na volta, para subir um pouco a tensão e acalmar a fome que já era implacável, quase seis da tarde, passamos por Tejeda e comemos no meu restaurante favorito: La Cueva de la Tea. Fomos de “chorizos parilleros” acompanhados com uns paezinhos quentinhos e claro para voltar a ser gente uma coca cola ultra gelada e o Tom foi com o refrigerante da África do Sul, Appletizer.

Cueva de la Tea - Tejeda
Em Tejeda e ao fundo a visão do Bentayga!
Cueva de la Tea - Tejeda

Quando já estávamos pertinho de casa o termômetro marcava 25 graus! Las Palmas é realmente um paraíso e Gran Canaria um continente em miniatura (um dos slogans turísticos da ilha)! Lembrei de uma história que me contou minha amiga Sônia. Ela é pesquisadora de uma empresa de consultoria. Estava fazendo entrevistas em Las Canteras quando ouviu alguém falando em português. Foi conversar com a família. Eram de Floripa como ela, oh mundão pequeno, e estavam de férias no sul da ilha. Naquele dia estavam fazendo uma excursão ao norte. Nisso uma das filhas do casal comenta que quando chegou à Las Palmas foi como entrar em um ar-condicionado. Achei ótima sua reflexão. Porque claro, ela vinha de um sol a pino a 45 graus, e chegou em uma Las Palmas sem sol, com brisa e a 25 graus! Comecei a rir assim que olhei a temperatura e abri o vidro, estava chegando no meu ar-condicionado, ops, na minha cidade!

Domingo de excursão por Gran Canaria

Posts relacionados:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Roque Nublo: um dos símbolos de Gran Canaria
San Mateo: Gran Canaria
Trekking no Roque Nublo – Gran Canaria
Entre Chira e Sorueda: um passeio de onze horas por Gran Canaria
Parador de Tejeda: o primeiro parador ninguém esquece

fotos: turomaquia_2009_2010

3 Comentários

  1. Martinha

    Guriaaaaaaaa..Arrasaram nas fotos..E com todo o respeito, adoUUUUrooo o Tom como modelo.. Amei as com os braços pra cima.. contagiante..As fotos de vocês são sempre perfeitas.. Quem sabe um dia eu aprenda a tirar fotos como vcs..E isso ai, coloque bastante posts dai, que a vontade so' vai aumentando de conhecer.. e o bom que agora eu posso!! LoLSuper beijo e bom findi..=))

    responder
  2. Vini

    Nossa, as fotos arrazaram mesmoooo, parabéns pelo post, me esqueci como era bom ter um tempinho pra ler as suas peripécias turísticas ! rsAgora que eu to trabalhando com publicidade não consigo mais ter tempo pra nada… 🙁 Mas é sempre bom passar por aqui !Felicidade amiga e um abraço !

    responder
  3. CarlaZ

    Adorei o passeio…adorei as fotos!!!Cada vez que vejo alguma coisa das ilhas canarias fico com certeza que gostaria dai!!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!