ago 05 2010

Playa de Las Canteras + Roque Bentayga = Fim de semana canário

Fim de semana típico de verão espanhol = praia + comer com amigos + escutar música à beira mar + excursão num calor do demônio.

No sábado almoçamos em um restaurante italiano na Praia de Las Canteras. Altamente recomendável, Piemonte. Um casal gasta em média uns 30 euros. De lá fomos  a um bar, algo bem comum por aqui, uma peregrinação para tomar um café, para beber algo.  A cultura de estar na rua é bem forte durante todo o ano. Mas no verão chegamos ao climax. Portanto, do restaurante fomos ao “La Guarida”, já que nos sábados a tarde neste lugar rola jazz ao vivo. Programa para todas as idades. Por ali tomei uma clara, uma cerveja misturada com refrigerante de limão. Boa pedida para refrescar.

No domingo, tardiamente decidimos realizar uma excursão ao centro da ilha. Subir à base do Roque Bentayga. Outra das rochas emblemáticas da ilha junto com o nosso conhecido Roque Nublo.

Roque Bentayga
A estrada de acesso ao Bentayga que aparece nesta foto soberano.

O Bentayga está localizado em uma caldeira vulcânica a 1.404 metros acima do nível do mar. Além de ser uma formação geológica interessante, está relacionado com a histórica pré-hispânica da ilha. Devido sua posição tinha funções de defesa, e algumas teorias dizem que ali se realizavam rituais. Deste ponto, os aborígenes canários podiam defender seus armazéns de grãos, que eram a base de sua alimentação e também ver a aproximação dos inimigos.

Da base do Bentayga se vê o Roque Nublo à esquerda na foto.
Roque Bentayga

Foi um dos lugares utilizados pela resistência canária frente à invasão castelhana. Crianças e mulheres resistiram por meses, e quando os soldados tentaram subir, atiraram pedras.

(Quando os castelhanos chegaram às ilhas no final do século 15, nela viviam os antigos canários, que resistiram o quanto puderam à colonização.)

Tudo muito bonito, se não fosse um pequeno detalhe, quando iniciamos a caminhada, o termômetro marcava 43 graus! A sorte é que tínhamos passado pelo Mercado de San Mateo, comprado umas ameixas e água. A sensação é que não se podia respirar. Mesmo assim subimos.

Bentayga
Olha a quantidade de curvas da estrada de acesso!

Na volta, para subir um pouco a tensão e acalmar a fome que já era implacável, quase seis da tarde, passamos por Tejeda e comemos no meu restaurante favorito: La Cueva de la Tea. Fomos de “chorizos parilleros” acompanhados com uns paezinhos quentinhos e claro para voltar a ser gente uma coca cola ultra gelada e o Tom foi com o refrigerante da África do Sul, Appletizer.

Cueva de la Tea - Tejeda
Em Tejeda e ao fundo a visão do Bentayga!

Quando já estávamos pertinho de casa o termômetro marcava 25 graus! Las Palmas é realmente um paraíso e Gran Canaria um continente em miniatura (um dos slogans turísticos da ilha)! Lembrei de uma história que me contou minha amiga Sônia. Ela é pesquisadora de uma empresa de consultoria. Estava fazendo entrevistas em Las Canteras quando ouviu alguém falando em português. Foi conversar com a família. Eram de Floripa como ela, oh mundão pequeno, e estavam de férias no sul da ilha. Naquele dia estavam fazendo uma excursão ao norte. Nisso uma das filhas do casal comenta que quando chegou à Las Palmas foi como entrar em um ar-condicionado. Achei ótima sua reflexão. Porque claro, ela vinha de um sol a pino a 45 graus, e chegou em uma Las Palmas sem sol, com brisa e a 25 graus! Comecei a rir assim que olhei a temperatura e abri o vidro, estava chegando no meu ar-condicionado, ops, na minha cidade!