Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 31 2009

Um Domingo de Delícias – De San Mateo a Las Palmas de Gran Canaria

Por fim parece que o verão vai chegar de verdade. Este fim de semana foi bárbaro, muito sol, menos vento e um céu azulzinho, azulzinho. Nada melhor para passear pela ilha. Subimos na mesma direção da semana passada, mais ou menos para o centro da ilha. Depois de muitas curvas e mais curvas, chegamos ao nosso destino: San Mateo. Está certo que para quem enjoa as curvas não são nada facéis, mas a ilha nesta época está mais linda do que nunca e ajuda a vencer os enjôos.
DSC_2903

Desde 1890 os canários sobrem a San Mateo para comprar produtos agrícolas. Esta cidade foi um dos centros agropecuários mais importantes da ilha. Hoje a agricultura já perdeu bastante espaço, mas o mercado agrícola continua sendo famoso e importante. Não é coisa feita só para turista, os locais de vários pontos da ilha também se abastecem por lá. Sem contar que a cidade é famosa por seus doces!
Mercado Agricola San Mateo

É uma delícia passear pelos corredores do mercado agrícola. Primeiro vem as flores, as azeitonas e frutos secos, muitas frutas e verduras, ervas, queijos, vinhos, e na parte do fundo a parte mais concorrida com os doces e pães. São muitos tipos de pães caseiros, o meu favorito é o de “matahúva” – um pão com sementes de anis. Uhi, nada disso, é uma delícia, ainda mais quando acaba de sair do forno. Por aqui é bem tradicional comer este pão. Nos restaurantes eles sempre te servem o matalhúva quentinho ou o pão biscochado (assunto para outro post!).
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo

Mercado Agricola San Mateo

Selecionando e comprando ovos. Na sexta tem a tortilla de papas especial do Tom, chega o meu irmão e a namo – Ale
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
Mercado Agricola San Mateo
O Tom na parte mais disputada do mercado – a dos pães e doces!
Não ficamos só nos pães, e aí vai nossa listinha: queijo de cabra e ovelha, oregano, capim-limão, paraguaio (uma espécie de pessego), ovos e uns morangos lindos de morrer e de comer. Depois deste momento gastronômico caminhamos pelo centro histórico. A cidade é muito bonita, e está em um ponto da ilha privilegiado com umas lindas vistas, palmeiras e montanhas que tornam tudo muito especial. Não é para menos que aqui se encontram algumas das casas rurais mais charmosas da ilha.
San Mateo
San Mateo
Igreja San Mateo
Igreja Parroquial de La Vega de San Mateo
San Mateo
Sentada com as comprinhas fazendo a “fotossíntese”
San Mateo
Voltamos à Las Palmas, guardamos as compras e fomos almoçar naquela que na nossa opinião é o melhor italiano da cidade – o Pomodoro. Uma entrada francamente impressionante: provolone griglia, um provolone grelhado com verduras (berinjela, abrobrinha, cenoura e alface iceberg) e um molhinho de tomate. Eu amei e quase fiquei satisfeita, mais ainda vieram: tagliatelle porcini e rucula (com setas italianas, rucula e parmesão) e uma pizza capriciosa (com champignon, linguiça e presunto). Eu fui de pepsi e o Tom de cerveja italiana – Peroni.
Restaurante Pomodor Gran Canaria
provolone griglia
Restaurante Pomodor Gran Canaria
Restaurante Pomodor Gran Canaria
Ai, ai, ai … que domingo delicioso, primeiro compras gastronômicas e depois um almoço de “lamber os beiços”. Agora vem aquele momento complicado de tentar ao menos escrever uma página da tese …

Leia também:
Roque Nublo – um domingo no alto de Gran Canaria
Trekking no Roque Nublo – Gran Canaria
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Trekking nas Canarias – Barranco Hondo

Destaque post:
O que fazer em Gran Canaria
San Mateo
Restaurante em Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009

3 Comentários

  1. Vanessa

    Oi, Patricia!

    Estou indo a Las Palmas, em maio, para meu doutorado sanduíche na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria! Tenho algumas (muitas) dúvidas….
    – Pensei em ficar uns dias em algum hotel e depois alugar um apt/room pessoalmente. Alguma sugestão de bairro onde eu poderia procurar apt?

    – Fiz um seguro saúde que a universidade me indicou. Porém, não é completo.
    Devo fazer outro seguro? Alguma indicação? Qual a média de preços?

    – Vale a pena levar dinheiro em espécie para passar seis meses ou compro aqueles cartões (há taxa de IOF..)?

    – Eu recebo salário pelo Banco do Brasil. Como faço para sacar o dinheiro na Espanha?

    – As refeições são predominantemente de frutos do mar? O preço das refeições com carne e frango são acessíveis?

    – Li que o clima é bem mais ameno do que no sul do Brasil. Casacos pesados, botas, toucas e mantas fazem parte do guarda-roupas?

    – E a última e não menos importante pergunta: quais documentos devo levar a Extranjería para regularizar minha situação junto ao governo? A extranjería é em Las Palmas mesmo?

    Beijos e obrigada pela atenção
    Teu blog é excelente! Informações detalhadas e completas!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Vanessa,
      – hotel para ficar enquanto procura ap.: http://www.booking.com/hotel/es/apartamentos-santa-catalina.xb.html?aid=335768label=comentario

      – tenho uma amiga que tem um seguro privado muito bom, vou perguntar o nome para ela e volto a te escrever!

      – você pode chegar aqui e abrir uma conta corrente e transferir teu dinheiro desde tua conta corrente para a daqui – http://turomaquia.com/como-transferir-dinheiro-do-brasil-exterior-transferwise/ Eu uso este método!

      – a comida é bem diversificada, tem de tudo, não se preocupe. E o preço é bem acessível, mais barato do que comer no Rio ou em Sampa.

      – um almoço de menu completo pode variar entre 7 a 15€.

      – Se você não for viajar desde aqui, não faz falta roupa de invernão. Mas aqui venta bastante, portanto um casaco intermediário e uma blusinha de lã fina são bem-vindos. Aqui a roupa é barata!

      – faz muito tempo que não vou a Extranjería, portanto não posso te ajudar nesta questão. O consulado deveria te dizer o que deveria trazer, além do visto! Tem uma Extranjería em Las Palmas.

      Um abraço

      responder
      • Vanessa

        Obrigadaaaa, Patricia!!

        responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!