Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2018

Objetos de devoção em marfim: dípticos e trípticos

Já vimos o tríptico em forma de virgem, resolvi postar trípticos e dípticos em formatos mais usuais, só que de um material bastante nobre, o marfim.

Estes exemplares foram realizados em França no século XIV. Como o tríptico da virgem eram objetos de devoção privada. Não se apresentavam branquinhos como vemos agora, eram todos pintados, ou seja, policromados. Acontece que apenas se veem vestígios desta pintura que desapareceu com o tempo.
Objeto século XIV
Olha os detalhes dos anjos e o trabalho no tronco de Cristo

Trípticos medievais

Uma curiosidade é que a maioria deles eram trípticos, alguns se romperam e se transformaram em dípticos. E alguns que se veem em formato de dípticos, foram reciclados como capas de livros. Naquela época já se reciclavam os materiais, dando-lhes uma vida diferente!
Objeto século XIV
Trípticos medievais
Um detalhe da cena do meio, da direita. Sabe a que episódio da Bíblia se refere? Repare que as cenas se enquadram em arcos que lembram as antigas igrejas.

Estes exemplares não são grandes, pense na dificuldade que era esculpir estes relevos nestas pequenas superfícies. Um jogo interessante quando se está na frente de objetos medievais é tentar adivinhar as histórias que contam, assim como o que significam os símbolos utilizados.
Trípticos medievais
Trípticos medievais
Veja que nesta cena o artista coloca dois episódios. Veja que a maioria dos homens à mesa parecem ter a mesma cara. Neste momento não se privilegiava o indivíduo, estamos na época do teocentrismo!

Para vê-los? Visite o Museu Gulbenkian, em Lisboa.

Planejando sua viagem para Portugal

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIROSINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!