Guias de Viagem e Arte

 
 
out 03 2013

Teatro Farnese | Quando o barroco se faz 3D

Amo o barroco. Amo a dramaticidade, o exagero de elementos e este ar meio sómbrio do estilo. Quando coloquei o pé no Teatro Farnese foi como se estivesse entrando dentro de um quadro de Velázquez ou Caravaggio. Exagero? Dá uma olhada …
Teatro Farnese - Parma

O teatro é daqueles lugares que te agarram de tal maneira que é complicado abandoná-lo. Obra do arquiteto e engenheiro hidráulico, Giovan Battista Aleotti. Para conseguir este efeito, ele utilizou madeira e gesso, que pintou para enganar teus olhos. Que no lugar do gesso veem mármore policromado e bronze.

Tive a sorte de vê-lo num dia muito ensolarado. E estes raios de luz natural que entram pelas janelas da esquerda funcionam como as linhas diagonais da pintura barroca. Dando movimento e transcedência ao espaço.
Captura de Tela 2016-05-24 às 14.00.32

Senti a emoção de uma montanha russa, era meu parque temático. Como se o barroco se fizesse 3D. Imagina algo que você ama de paixão, e que de repente te colocam num lugar em que aquilo que você mais gosta te rodeia. Louco? Não, fantástico!
Teatro Farnese | Palazzo della Pilotta

Foi difícil sair e continuar passeando por Parma. Algo me afligia, sabe o quê? Saudades. Já sentia saudades daquele espaço que tinha acabado de conhecer.

Informação prática
O Teatro Farnese se encontra dentro do Palácio da Pilotta. O espaço foi pensado para ser uma grande sala de armas. Sua transformação em teatro ocorreu entre 1617 e 1618. Na Segunda Guerra Mundial o espaço foi bombardeado em 13 de maio de 1944. É possível ver fotos do estado do teatro após o bombardeio no Museu da Ópera (também em Parma).
Teatro Farnese | Museu da Ópera

Além do Teatro Farnese, o Palazzo de la Pilotta abriga a Galeria Nacional (com pinturas), o Museu Arqueológico Nacional, a Biblioteca Palatina e o Museu Bodoniano (história da tipografia e dos livros).

Horário de visita do teatro: de terça a sábado das 08:30 às 19:00 horas.
Tarifa: 2€ (agora a entrada é um bilhete único, que inclui a Galeria Nazionale e o Museu Arqueológico e custa 10€).

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em:  ParmaBologna | Milão | Veneza | Roma | FlorençaAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que o convite não estava baseado na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Para saber mais sobre este convite, leia este post.

fotos: turomaquia_2013