Sacre-Coeur | Como é a subida ao Domo
Mesmo quem não é muito fã de Paris, deve admitir, a cidade é monumental. Se em outros destinos os mirantes defraudam, por lá é complicado que isto ocorra. Com isto em mente topei o convite do Tom para subir os degraus que nos levariam ao topo da Sacre-Coeur.
A igreja fica no coração de Montmartre, mas como se ergue no alto de uma colina, é figurinha carimbada em quase todos os demais mirantes da cidade. Do Pompidou fica ainda mais linda ao entardecer; e é o fundo perfeito das gárgulas da torre de Notredame. Mas como seria uma visão de Paris sem a enorme igreja branca, eu me perguntava enquanto cobrava a entrada.
E sabe que ela nem é tão velha? Começou a ser construída em 1875 e apenas foi terminada em 1914. Paris não resistiu aos ataques prussianos, e seu povo imaginou que estava sendo castigado porque viviam em pecado,pelo que decidiram construir o templo para se redimir de seus pecados!
Curiosidade: sua brancura se deve à pedra calcária utilizada na construção, e que quase funciona como um sistema de auto-limpeza. Quando chove, a pedra segrega calcita, um mineral que atua como um alvejante, mantendo o branco de seu exterior.
Na lateral esquerda de quem olha para a igreja se encontra a bilheteria que dá acesso ao domo, que supõe o esforço de encarar 300 degraus. Não há elevador.
O passeio é fascinante do começo ao fim, vamos atravessando corredores externos e descobrindo as mais diferentes gárgulas; dois anjos em relevo, e a urbe com seus símbolos, a torre mais famosa do mundo; os prédios altos e modernos de La Defense; a cúpula dourada de Invalides.
E tem como não abrir um sorriso enorme?
Na minha cabeça um só pensamento: “A Dios no le pido nada más”, mesmo sabendo que diante de minhas loucas ansiedades, em pouco tempo claudicaria e pediria! Não é preciso viajar para ter esta sensação de felicidade, o importante é saber reconhecê-la para que a gente não se converta em um mal-amado. Tampouco importa quanto ela dure. Há muito tempo integrei à minha vida a filosofia do AA: Um dia por vez (e depois se verá).
Informação prática da Visita à Sacre Couer
Combina com: passeio por Montmartre, com uma parada no café da Amelie. Se você for cedo para Giverny, na volta dá até para subir caminhando da Gare Saint-Lazare até Montmartre.
Horário visita Domo: todos os dias das 08:30 às 20:00 horas, também é possível visitar a cripta das 09:30 às 19:30 horas.
Tarifas:
Site: http://www.sacre-coeur-montmartre.com/portugais/historia-e-visita/article/o-domo
Planejando sua viagem para Paris e para a Provence
Veja todos nossos posts: da PROVENCE e de PARIS
Busque e reserve seu hotel em: PARIS | CASSIS | MARSEILLE | MOUSTIERS SAINTE-MARIE | LUBERON| AVIGNON | NIMES | AIX-EN-PROVENCE | LES BAUX DE PROVENCE | SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
imagens: turomaquia_2014