Guias de Viagem e Arte

 
 
out 05 2014

Como faço para visitar a Casa Monet

Como faço para visitar a Casa Monet
Ainda me arrepio quando lembro deste dia em Paris. Tenho que confessar que eu nem era muito fã do Claude Monet. Tinha este respeito reverencial porque o cara foi muito importante para o que se conhece como arte moderna. Mas esta última viagem mudou radicalmente minha opinião sobre a obra e o artista. Um dos motivos sem dúvida nenhuma foi conhecer a casa que Monet viveu seus últimos anos, e uma de suas obras, que ele considerava que era uma das mais importantes que havia realizado em toda sua vida, o Jardim Japonês.

Como chegar à Casa Monet

O combo é trem + ônibus + caminhadinha de Giverny à casa. Pegamos o trem em direção a Rouen, e descemos em Vernon. Como fomos em alta temporada, segui o conselho do Riq Freire, e escolhi o trem que saía bem cedinho, às 8:20 da manhã. Comprei o bilhete online (só a ida), como é um trem regional, você entra e senta onde quiser. Compramos nosso café da manhã antes de subir ao trem no Paul, já na Gare Saint-Lazare.
Casa Monet - França Como faço para visitar a Casa Monet
Casa Monet - França
Casa Monet - França
Uns 50 minutos depois chegamos a Vernon. Você pode alugar uma bici para ir até Giverny, o povoado onde se encontra a Casa Monet, ou pegar o ônibus até lá. Nós pegamos o ônibus, desde que você sai do trem vê a sinalização para o ônibus, e de qualquer maneira é fácil, a parada fica na frente da estação, basta com atravessar para o lado direito de quem sai do edifício.
Como faço para visitar a Casa Monet
Já compre o bilhete ida-e-volta do ônibus direto com o motorista, e fotografe a plaquinha na parada com os horários de retorno a Vernon. Desça em Giverny e caminhe alguns metros até a entrada da casa. Se você já tiver o ticket de entrada ignore a primeira entrada, que é para quem precisa comprá-lo. Nós já tínhamos as entradas, presente do pessoal do França entre Amigos, e foi uma sorte porque na saída vimos a fila enorme para comprar as entradas! Neste caso, vá direto à segunda entrada, nós fomos em agosto e nadica de fila 🙂
Casa Monet - França
Casa Monet - França

Sugestão de Visita à Casa Monet

Vá primeiro ao Jardim d´água (Jardin d´Eau), para tanto terá que descer e passar num pequeno túnel. Monet se mudou para Giverny em 1883, mais foi só em 1893 que comprou o terreno vizinho à sua casa, do outro lado da estrada de ferro (daí o tunel). E foi neste terreno que ele construiu o Jardim D´água, inspirado nos jardins japoneses que ele e outros artistas conheciam através das gravuras que estavam de moda naquela época.
Como faço para visitar a Casa Monet
Roteiro França
Pense que quando ele comprou este terreno, apenas havia um riacho e nada mais, toda aquela maravilha que você vai ver, saiu da imaginação do artista que é considerado o “Mestre do Impressionismo”, porque soube como nenhum outro mais trabalhar a luz, uma obsessão que ele não abandonou até seu falecimento na casa de Giverny em 1926.
Casa Monet - França Casa Monet - França
O jardim é uma loucura, não dá vontade de sair dali nunca mais. Senti que minh´alma se ia relaxando, e que meu corpo se convertia em pintura. Porque tinha em mente todos os quadros de Monet que havia visto pelo mundo afora, e para viver esta experiência incrível te recomendo com toda força do meu coração que antes de visitar Giverny vá ao menos no Orangerie, e veja os nenúfares gigantes. Você não vai se arrepender!
Casa Monet - França
Ainda meio aturdidos, fomos em direção à casa, e na minha ignorância imaginava que os jardins se acabavam ao cruzar o tunel, que nada minha gente. Na verdade, a casa é coadjuvante de uns imensos e coloridos jardins.
Casa Monet - França
Me sentia tão feliz, e imaginava a melancolia que pode sentir Monet quando sua esposa faleceu, e ele entrou numa depressão profunda mesmo vivendo num lugar lindo como aquele.
Casa Monet - França Casa Monet - França
Mesmo sendo atriz secundária, não deixe de entrar na casa, que parece saída de um conto de fadas. Lá dentro nada de fotos. Na sala-estudio, reproduções das obras que inundavam suas paredes de cor. Pegue a folha de sala, porque nela você fica sabendo em que museu se encontra atualmente cada quadro.

Apaixonei pela sala de jantar, e lembrei muito da obra do Cildo Meireles que visitei no Inhotim, “Desvio para o vermelho”. Só que no caso de Monet, o desvio foi para o amarelo.
Desvio para o Vermelho - Cildo Meireles
A saída do complexo é por uma tentação dos diabos, uma baita loja \o/ Claro que não resisti, fico tão excitada em museus e casas de artistas que meus sentidos me tomam, e a necessidade de levar algo me toma de uma maneira meio diabólica, confesso 🙁
Roteiro França

Para quem prefere ir no tour organizado, recomendo nosso parceiro, o TicketBar, para compra antecipada e em português 🙂 É só clicar sobre a imagem!
Captura de Tela 2016-05-02 às 19.13.31
Quando ir e quanto custa este bate e volta
Roteiro de carro pela França | Casa Monet e + Normandia

Neste ano de 2017, a Casa Monet permanecerá aberta de 24 de março a 1 de novembro, das 09:30 às 18:00 horas.

Saiba mais sobre Monet


Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Siga a gente no Instagram, clicando

fotos: turomaquia_2014

5 Comentários

  1. Paula Brum

    Sonhava em conhecer, até que em abril desse ano me perdi por entre aqueles canteiros. É um lugar de sonho, cheio de histórias e no qual pretendo retornar num mês de maio ou junho. Percebi, por suas imagens, que as cores que envontraste já eram outras, é um lugar mutante, cheio de tons, encantador. Ótima dica! BjO!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, também acho que os tons mudam a cada mês, mês e meio. Com certeza também voltaria em primavera! E na próxima gostaria de alugar um carro, e já até pensei num roteiro que vou publicar nos próximos dias 😉
      Beijos

      responder
  2. Florentina cassol

    Patricia que belo post, quanta emoção no relato, se vê que real ente ficastes maravilhada, tocada pelas belezas do local. sonhei, viajei contigo

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Florentina!

      responder
  3. Ruth Sandoval

    Conheci Paris, mas não tive oportunidade de conhecer esse local encantado.
    Sonho ir, em breve, para poder visitar!
    Aguardando o próximo post, ansiosamente, com mais dicas…!!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!