Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 31 2016

Roteiro Lisboa | Roteiro pelo Bairro Alto e Príncipe Real

Roteiro Lisboa – Es de bien nacido ser agradecido

Dentro deste ditado popular tão oportuno nesta blogosfera tão “desagradecida”, devo confessar que sem minha Isabel não existiria este post, sem Isabel sempre vibrante e vital não teria percorrido da mesma maneira as ruas que me levaram pelo boêmio Bairro Alto quase melindrando algumas vezes com o Chiado, e nem tampouco conhecido as maravilhas do bairro da moda dos últimos anos, o Príncipe Real. Um privilégio flanar com esta guia de exceção que conhece tudo de história e das entrelinhas da cidade.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real

Importante: este roteiro está repleto de gostosuras, pelo que o melhor é apenas pedir um petisco em cada parada para não perder nenhuma delícia do caminho 🙂

Passeio pelo Bairro Alto

Nosso roteiro começou no Mercado da Ribeira, mas bem poderia ter começado na renascida Rua Nova do Carvalho, lugar ideal para começar a noite em Lisboa, mas que tem seus encantos diurnos, um deles o Sol e Pesca. A tradicional loja de pesca do Marreco que esteve fechada por 20 anos, e que foi reinventada no verão de 2009, mantendo o respeito pela história que carregava, tanto que a decoração integra os apetrechos anteriormente vendidos por aqui, mas agora se trata de um bar-café onde se desgutam as conservas de dar água na boca portuguesas acompanhadas por pão do Alentejo.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Quase do lado do Sol e Pesca, esquina com a Rua Alecrim fica outro bar daqueles tem que entrar, a Pensão do Amor. Outro momento ALERTA FOTOS, cada sala tem uma peculiaridade das mais extravagantes. Abre todos os dias a partir do meio-dia e fecha por volta das 3/4 da manhã.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Suba pela Rua Alecrim, cheinha de lugares legais, tal qual sua paralela, a Rua das Flores, depois de passar pela Level by Nescafé, pegue o Largo Barão Quintela à esquerda, então a 1a. esquerda e a 1a. à direita para a dar com a Travessa Guilherme Cossoul, ande por ela até encontrar a R. Chagas, vire nesta rua à esquerda e peque a primeira à esquerda, a Tv. da Laranjeira, que vai cruzar com a fofa R. da Bica de Duarte Belo, onde passa o elevador da Bica – ALERTA FOTOS.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Continue pela Travessa da Laranjeira até encontrar a R. Mal. Saldanha e dar de cara com o Museu da Farmácia, que eu não tive tempo para entrar, mas a Isabel me contou que é surreal, porque é uma viagem pelas farmácias de diferentes épocas e lugares, montadinhas ali na sua frente, sim, em tamanho real \o/ e que mostram 5.000 anos de história da saúde.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Junto ao museu e à sua disposição: LISBOA (risos), a cidade te esperando no Miradouro de Santa Catarina (ou do Adamastor). Dizem que foi daqui que o general francês Junot viu a família real portuguesa zarpando para o Brasil!A Isabel adora petiscar algo no local que fica ali, incrustado no miradouro, o Noobai Cafe (fecha na segunda-feira). Todos os dias serve brunch das 12:00 às 16:00 horas.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Suba pela Mal Saldanha até a Calçada do Combro (Rua do Loreto) onde deve girar à direita e descê-la até sentir o aroma dos pastéis de nata da Manteigaria, que está entre os melhores lugares de Lisboa que servem esta iguaria, vai perder?
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Do pastel de nata desça a Praça Luís de Camões até a Rua Horta Seca (à esquerda) até o Bairro Alto Hotel, entre e suba até o terraço para beber um expresso, uma limonada o que seja para poder apreciar uma das mais belas vistas privadas de Lisboa (não é barato!). Vai ser difícil sair de lá, já aviso! ALERTA FOTOS.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Para queimar as calorias adquitidas até agora 😉 suba a Rua da Misericórdia e visite a Igreja de São Roque, construída em 1553. O exterior é bem simplezinho, mas segura o queixo quando estiver frente a frente com a Capela de São João Batista, que dizem ser a capela mais cara do mundo. Pudera ela foi construída em Roma, isso mesmo, lá na Itália. A construção ocorreu entre 1742 e 1747 usando materiais como ágata, lápis-lazuli e ouro. Foram necessários 3 barcos para transportar tudo isso para Lisboa. Babou?!!!
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Dependendo de como você se encontre, saindo da igreja pode necessitar uma tacinha de vinho do Porto. Passe no Solar do Vinho do Porto, que fica na continuação da Rua da Misericórdia, que agora passa a se chamar Rua São Pedro de Alcântara. Esta rua leva ao miradouro de mesmo nome. O Solar abre de segunda a sexta-feira das 11:00 à meia-noite e no sábado das 15:00 à meia-noite.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real

Veja também: Roteiro Lisboa | Praça do Comércio

Passeio pelo Príncipe Real

A Rua São Pedro de Alcântara agora passa se chamar R. Dom Pedro V e você cai de cheio no Princípe Real para encontrar um dos lugares mais emblemáticos de Lisboa, o Pavilhão Chinês. Um bar que mais parece um museu com 5 galerias repletas de antiguidades. Para beber e se deslumbrar. E olha que é só o começo do Princípe Real 😉 o bar apenas abre de tarde, por volta das 18:00 de segunda a sábado. No domingo às 21:00 horas. Já foi cenário do videoclipe da música “Diabo no Corpo” de Pedro Abrunhosa e Lenine.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Continue subindo até encontrar o shopping mais estiloso que eu já visitei, a Embaixada – Concept Store. Um palacete do século 19 em estilo neo-árabe. Que vai te levar para terras distantes e para lojas com produtos made in Portugal (de verdade!). É daqueles lugares que você entra e não acredita que se encontra no meio de Lisboa. A fachada não revela o esplendor e a cor do interior. Abre de segunda a domingo das 12:00 às 20:00 horas.
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Outro lugar genial é um shopping mais local. Ele fica um pouco mais prá frente na mesma rua da Embaixada, o Entre Tanto – Indoor Market. Ele também abre todos os dias 12:00 às 20:00 horas (lojas). A parte das comidinhas das 10:00 às 2 da manhã. Fica dentro de outro palacente, o Castilho.

Já é tarde? Bateu a fome? Prove um dos pregos no “O Prego da Peixaria”, um filho (digamos assim) do Sea Me. Os pregos tradicionalmente eram os sanduíches de bife de novilho no pão. Atualmente há muitas releituras, mas sem sombra de dúvidas você precisa provar algumas delas no Prego da Peixaria 😉
Roteiro Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real
Se estiver hospedado lá embaixo nos arredores da Avenida da Liberdade desça pela Rua da Alegria até lá. Cansou demais para andar? Pegue um táxi ou ande até a Parada Rato do metrô. Que se encontra a 400 metros do Prego da Peixaria.

Mapa Roteiro Bairro Alto e Príncipe Real | Roteiro a pé por Lisboa

Para ver o mapa ampliado e levá-lo junto com você na viagem, clique aqui.
Roteiro Bairro Alto e Príncipe Real - Lisboa

Planejando sua viagem para Portugal

Veja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.

fotos: turomaquia_2014

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Caramba, 22 de novembro. A partir de agora o ano voa. E eu só tenho vontade de mais dias como este, com ele e uma mesa de pic-nic 🤗
  • Dia de praia por aqui. O mar parece uma piscina, o tempo passa com mais parcimônia 😉
.
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #españa
  • Está difícil resistir as ofertas dos livros de arte. Já saiu o primeiro post com alguns super achados 😃 Clique no link da bio ou visite diretamente o www.turomaquia.com e adiante o Natal! .
#livros #arte #issoéarte #historiadaarte #blackfridaybrasil
  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets
  • Duas versões de um mesmo tema - Adão e Eva. Qual vc gosta mais?
1) a de 1507/1508 de Jan Gossaert;
2) a de 1531 de Hans Baldung Grein.
Ambas se encontram no @museothyssen em #Madri

#arte #historiadaarte #arte #madrid #españa #museum #art
  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland

Follow Me!