Roteiro de lojas de chocolate em Bruxelas
Imagino que no Brasil, os corredores de supermercados já estejam repletos de ovos de chocolate. Infelizmente na Espanha, não existe esta tradição. É isso mesmo, nada de chocolatinhos no domingo de Páscoa. Em compensação, lá no norte da Europa, na Bélgica, o chocolate está presente de forma contundente não só na Semana Santa, mas durante todo o ano! Em Bruxelas, há quarteirões em que coexistem mais de 6 lojas desta tentação.
Não que sejam básicos na acepção literal da palavra. Nesta tipologia resolvi colocar aqueles que de tão corriqueiros (prá eles!) estão até nas prateleiras dos supermercados mais simples do país. Mas nem por isso, são chocolates de segunda categoria. Aliás, um dos meus favoritos encontra-se nesta categoria, o Guylian. Na Espanha, apenas encontro esta marca nas prateleiras rotuladas como mercadorias gourmet. Na Bélgica, são vendidos beem mais em conta, e de formas e recheios que eu nunca havia visto por aqui.
Também comprei chocolates Galler no supermercado. Uma marca que não conhecia e que claro, foi totalmente aprovada 🙂
A Godiva, é daquelas marcas caras que dói. Mas na Bélgica não é assim. É acessível. Só por isso já vale a pena incluir o país num roteiro europeu! E nem precisa procurar muito, tem uma em cada esquina!
A Neuhaus e a Leonidas (minha favorita nesta categoria) também são figurinha fácil nas ruas de Bruxelas. Nas três, você pode montar sua própria caixa de bombons. Na sua frente uma vitrine repleta de variedades, e é só ir apontando qual e quantos quer de cada. Paga-se pelo peso.
Para quem tem dificuldade em escolher, há várias caixinhas montadas. Também há barras, edições comemorativas e em muitas destas lojas, uma cafeteria ou chocolateria. Onde além do chocolate quente, também é possível provar waffles, tortas, sorvetes, e em algumas delas, alguns salgados.
A Dani, meio belga, meio brasileira, disse que seu marido, um belga de pura cepa era louco pelo Corné Port-Royal. Escolhi esta marca para presentear o Tom. Sem exagerar nadica de nada, ele alucinou. Disse que foi o melhor chocolate que ele já tinha provado.
Acompanhado o Royal, o chocolatier (referência aos chefs que se entregam ao mundo dos chocolates) Pierre Marcolini. Além dos bombons, fabrica tortas muito loucas e lindas, e segundo a Dani, os melhores macarrons belgas.
Estas duas marcas não tem uma presença tão massiva, mas é claro que estão nas principais regiões turísticas.
Nas ruas que rodeiam o símbolo da cidade, o Manneken Pis poderão encontrar todas as marcas, menos o Marcolini. Se você estiver olhando para o menininho pelado, bem na sua frente, uma rua basicamente de lojas de chocolates, a Rue Je L´Étude. Entre as marcas famosas, existem verdadeiras lojas multi-marcas. Onde poderá comprar o Manneken Pis em vários tamanhos, e claro feito totalmente de chocolate!
Todo mundo que vai até Bruxelas, passa não uma, mas um montão de vezes pelas Galeries Royales St. Hubert. Nela verão uma loja linda e enorme da Corne Port-Royal, e outra tão grande quanto da Neuhaus. Sem contar a Godiva e para os loucos por sorvete, uma Häagen-Dazs.
Na Grand Place, outro ponto obrigatório, também estão as grandes marcas. Mas procurem especialmente a loja Neuhaus. Cheguem perto, para conceder ao roteiro um ponto cultural. No prédio da chocolateria viveu ninguém menos que Victor Hugo!
Um pouco afastada da muvuca mais hiper-mega-blaster turística está a Place du Grand Sablon, por lá encontrarão Leonidas, Godiva, Neuhaus e uma loja de esquina com uma vitrine que mais lembra uma joalheria, esta é a Marcolini.
Planeje aqui sua viagem para BÉLGICA
Para ver tudo que já foi publicado sobre a Bélgica, clique aqui.
Busque e reserve seu HOTEL em BRUXELAS | BRUGES | GENT | ANTUERPIA (AMBERES) | CHARLEROI. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
Posts relacionados:
Bruxelas: a cidade com aroma a chocolate
Marat no Museu de Belas Artes de Bruxelas
Junto ao menino que faz pipi – Manneken Pis