Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 09 2010

Programa grátis em Florença: Piazza della Signoria

Em Florença a maioria dos programas são pagos e entre quatro paredes. Mais uma das visões mais legais é grátis, a Piazza della Signoria. Que não deixa de ser um museu a céu aberto, e diferente dos demais da cidade, permite fotografias.

Piazza della Signorina con detalle

Google Maps

Povoada de esculturas, algumas delas chamam particularmente atenção. Cosme I a cavalo, retratado ao estilo dos imperadores romanos. Obra de Giambologna.

Piazza della Signoria - Florença

A Fonte de Netuno, que os florentinos chamam de Biancone, porque é branca, grande e nada bonita (risos!) Antigamente, as mães levavam suas filhas que estavam prestes a casar diante do Biancone para que soubessem antes da noite de núpcias como era um homem pelado! Quer dizer, a estátua formava parte da educação sexual das meninas da cidade. É uma obra de Ammannanti.

Na frente do Palazzo Vecchio, uma réplica do David de Michelangelo, no seu local original. E a escultura “Hercules y Caco”. O Tal do Caco era um gigante que cuspia fogo e era filho de Vulcano. Não é que ele teve a má idéia de roubar 4 vacas e 4 touros de Hércules, e claro acabou como se vê na obra de Baccio Bandinelli.

Piazza della Signoria - Florença Piazza della Signoria - Florença

Ao lado delas, outra réplica, desta vez do famoso Perseu de Cellini. Mostra o momento que o herói levanta a cabeça de Medusa. O problema é que esta escultura é enorme, de bronze e para executá-la o artista utilizou a técnica da cera perdida. O que é isto? Para ficar por dentro dá uma lida neste post, do Artetropia.

Piazza della Signoria - Florença Piazza della Signoria - Florença

Acontece que o Cellini era cabeça dura. No dia que estava fundido o bronze começou a chover prá caramba. A água começou a diminuir a intensidade do fogo, e ao mesmo tempo o vento fez com que as chamas alcançassem o teto da casa. O artista mandou que seus ajudantes acabassem com o incêndio, tapassem o teto com umas tábuas de madeira, e colocassem panos nas portas. Ele continuou trabalhando. Mas como o bronze não estava líquido o suficiente, jogou uns pratos de estanho no fogo, e por fim o metal alcançou o ponto de fundição, e ele pode terminar sua obra. Os florentinos não davam crédito ao que ele havia conseguido, e passaram a chamá-lo de Diabo!!!!

Piazza della Signoria - Florença

O Perseu está na Loggia dos Lanzi. Esta espécie de terraço com um montão de esculturas. Foi construído para as cerimônias florentinas. Porque em uma troca de guarda, choveu e um convidado ilustre, o Arcebispo de Ravena ficou molhado como um pinto e não gostou nada. Assim, para não passar este tipo de situação embaraçosa deicidiram construir a Loggia, que mais tarde ficou conhecida como Lanzi. Porque nela acampou o exército privado dos Médici, os Lanzichenecchi. Assim que o espaço ficou livre, as esculturas tomaram o lugar dos soldados alemães.

Piazza della Signoria - Florença

Diz aí, esta praça não é fascinante?!

Veja todos nossos posts de FLORENÇA

Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016 . Para ver os descontos em outros anos, clique aqui.

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Florença e também excursões, clicando aqui.

Posts relacionados:
2 minutos na Piazza della Signoria – Florença
Roteiro a pé – da Catedral a uma pizzaria estilo napolitano
Roteiro a pé por Florença – da Catedral à Praça Michelangelo
Compras em Florença – do parmigiano ao Prada Space Outlet

Siga a gente no Instagram, clicando

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

fotos: turomaquia y Google Maps

7 Comentários

  1. Mari Campos - Pelo Mundo

    Sim, é absolutamente fascinante. Saudades de passar por ela todos os dias…

    responder
  2. Ali

    Patrícia, tem outro programa grátis em Florença que considero imperdível. É ver o pôr-do-sol na Piazzalle Michelangiolo (assim mesmo, com io), uma dica que colhi do Fromer´s quando ainda existia o Europa a $50 por dia. É sensacional. Bjos, Ali

    responder
  3. Angélica

    Adorei as fotos e a descrição das maravilhas de Florença.
    Estive lá há 1 mês, mas só de passagem. Foi 1 dia e meio de encantamento.
    Mal cheguei, já estou com vontade de voltar, pois perdura o gostinho de “quero mais”.
    O seu blog me ajudou muito na identificação de algumas fotos.
    Bjs.

    responder
  4. Alexandre

    Olá, Patrícia. Seu site é muito útil, inclusive já anotei várias dicas para meu roteiro, rsrs. Estou viajando com minha namorada para Itália (com conexão em Madri) por 12 dias e estou levando 500,00 euros em espécie, mais 566,00 euros no cartão Travel Money, o que dá 44,41 euros por dia, para cada um. Como o limite mínimo para entrar na Europa são 60,00 euros por dia, eu poderia levar meu cartão de crédito internacional (que tem um bom limite) e imprimir um extrato do dia anterior ao da viagem para comprovação de que possuirei até mais do que esses 60,00 euros diários?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alexandre,
      em relação ao cartão de crédito internacional, eu imprimiria como vc comentou no dia anterior, e também pediria um documento ao cartão onde eles colocariam teu limite. Algo mais oficial, do que apenas um documento impresso. E faria o mesmo com o Cartão Travel Money. E veja o post: http://turomaquia.com/documentos-necessarios-para-entrar-na-europa-por-madri/

      responder
      • Alexandre

        Patrícia, muito obrigado pela dica (aliás, seu site é repleto de dicas). Abraço!

        responder
  5. Florentina Cassol

    Ainda não conheço mas se Deus quiser estarei aí em poucos anos! Maravilhosos seus post , suas fotos!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets
  • Duas versões de um mesmo tema - Adão e Eva. Qual vc gosta mais?
1) a de 1507/1508 de Jan Gossaert;
2) a de 1531 de Hans Baldung Grein.
Ambas se encontram no @museothyssen em #Madri

#arte #historiadaarte #arte #madrid #españa #museum #art
  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday

Follow Me!