Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 03 2016

Porta de Ishtar – a porta mais impressionante da história antiga

Arte na Mesopotâmia
Imagina entrar em um museu e dar de cara com estas portas!? Alucinante! Mas sabe onde elas estavam? Na Babilônia. Cidade que foi poderossísima naquele período da história antes de Cristo. A Babilônia ficava na região conhecida como Mesopotâmia, onde viveram vários povos: sumérios, acadios, e claro, os babilônios. Hoje nesta região estão Iraque, Turquia e Síria.

A cidade era um entreposto comercial bem importante e muita gente queria invadir o lugar. Para evitar as invasões tinham primeiro que se defender e depois ostentar poder. O que fizeram?

Construiram uma muralha enorme e colocaram portas imponentes para entrar na cidade. Entre elas, a mais mais era esta: a Porta de Ishtar (nome de uma deusa). Como eles só tinham barro para construir, vidrificaram este barro da superfície. Para que resplandece e mostrasse como eles eram poderosos, utilizaram nada menos que lápis-lazúli (cor azul) e ouro. Esta pedra preciosa, o lápis lazúli, chegou a valer naquela época mais do que o ouro. Desta forma, eles passavam uma mensagem:

“quer invadir, vem forte, porque nós estamos podendo!

Arte na Mesopotâmia
Para vê-la? Museu Pergamo, em Berlim. São enormes, com 14 metros de altura e 10 metros de largura.

Mapa Mesopotâmia: http://www.proyectosalonhogar.com/Civilizaciones/Mapa_Mesop.htm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!