Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 03 2016

Porta de Ishtar – a porta mais impressionante da história antiga

Arte na Mesopotâmia
Imagina entrar em um museu e dar de cara com estas portas!? Alucinante! Mas sabe onde elas estavam? Na Babilônia. Cidade que foi poderossísima naquele período da história antes de Cristo. A Babilônia ficava na região conhecida como Mesopotâmia, onde viveram vários povos: sumérios, acadios, e claro, os babilônios. Hoje nesta região estão Iraque, Turquia e Síria.

A cidade era um entreposto comercial bem importante e muita gente queria invadir o lugar. Para evitar as invasões tinham primeiro que se defender e depois ostentar poder. O que fizeram?

Construiram uma muralha enorme e colocaram portas imponentes para entrar na cidade. Entre elas, a mais mais era esta: a Porta de Ishtar (nome de uma deusa). Como eles só tinham barro para construir, vidrificaram este barro da superfície. Para que resplandece e mostrasse como eles eram poderosos, utilizaram nada menos que lápis-lazúli (cor azul) e ouro. Esta pedra preciosa, o lápis lazúli, chegou a valer naquela época mais do que o ouro. Desta forma, eles passavam uma mensagem:

“quer invadir, vem forte, porque nós estamos podendo!

Arte na Mesopotâmia
Para vê-la? Museu Pergamo, em Berlim. São enormes, com 14 metros de altura e 10 metros de largura.

Mapa Mesopotâmia: http://www.proyectosalonhogar.com/Civilizaciones/Mapa_Mesop.htm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Vem descobrir e imprimir o guia do museu que abriga o primeiro computador do mundo no www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😍

#atenas #grecia #tecnology #museum #museumguide
  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers

Follow Me!