Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 03 2016

Porta de Ishtar – a porta mais impressionante da história antiga

Arte na Mesopotâmia
Imagina entrar em um museu e dar de cara com estas portas!? Alucinante! Mas sabe onde elas estavam? Na Babilônia. Cidade que foi poderossísima naquele período da história antes de Cristo. A Babilônia ficava na região conhecida como Mesopotâmia, onde viveram vários povos: sumérios, acadios, e claro, os babilônios. Hoje nesta região estão Iraque, Turquia e Síria.

A cidade era um entreposto comercial bem importante e muita gente queria invadir o lugar. Para evitar as invasões tinham primeiro que se defender e depois ostentar poder. O que fizeram?

Construiram uma muralha enorme e colocaram portas imponentes para entrar na cidade. Entre elas, a mais mais era esta: a Porta de Ishtar (nome de uma deusa). Como eles só tinham barro para construir, vidrificaram este barro da superfície. Para que resplandece e mostrasse como eles eram poderosos, utilizaram nada menos que lápis-lazúli (cor azul) e ouro. Esta pedra preciosa, o lápis lazúli, chegou a valer naquela época mais do que o ouro. Desta forma, eles passavam uma mensagem:

“quer invadir, vem forte, porque nós estamos podendo!

Arte na Mesopotâmia
Para vê-la? Museu Pergamo, em Berlim. São enormes, com 14 metros de altura e 10 metros de largura.

Mapa Mesopotâmia: http://www.proyectosalonhogar.com/Civilizaciones/Mapa_Mesop.htm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Follow Me!