Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 24 2010

Piriquita: quase 150 anos de tradição real

Piriquita

Todo mundo que vai a Belém (em Lisboa) come um pastel de nata. E todo mundo que vai à Sintra come um travesseiro na Piriquita. Unanimidade em guias e nos melhores boca a boca. Portanto, para conferir, o primeiro que fizemos depois de deixar as malas no hotel foi comer o tal do travesseiro. Como no caso do pastel de Belém, é servido recém saído do forno. Tal qual a Tostines, vende mais porque é fresquinho! Mas a fama que começou a ser formada com a ajuda real, condiz com a realidade.

travesseiro Sintra

São leves e deliciosos. E por que tradição real? Os reis quando iam a Sintra encomendavam os doces do local, que foi fundado em 1862 por Constância Pires, mais conhecida como?! Piriquita! Daí o nome do local, que segue sendo familiar. Já trabalham os bisnetos da senhora que iniciou a tradição deste doce com uma massa crocante, na melhor tradição do folhado. Dizem que um dos segredos deste doce de amêndoas, ovos e açúcar é o número de vezes que se dá a volta à massa durante sua preparação! Cada um custa 1,15€ e não são nada pequenos.

doces de Sintra

Provamos a queijadinha. Para meu gosto, que já não é nada doceiro, era um pouquinho pesada. Mas veja bem, não comemos na hora que compramos, guardamos para um pic-nic.

Além dos doces, excelente local para um belo café-da-manhã, com café, suco e tosta. Belo atendimento e produtos de excelente qualidade. Há alguns anos, na mesma rua, mas em sua outra extremidade a família abriu outro Piriquita. No dia de descanso de uma, a outra abre, e ninguém fica a ver navios em sua visita à Sintra.

Piriquita

Dormindo na cidade, evite os horários de chegada e saída do pessoal que vem para um bate-e-volta desde Lisboa. Está cheio no meio da manhã e no finalzinho da tarde. Não se assuste com a fila para comprar um travesseiro, é rápida. O doce é um ótimo lanche entre um e outro atrativo da cidade.

Dica Turomaquia: Para levar um presente original, leve uma caixinha de travesseiros devidamente acondicionados para viagem. O prazo de validade é de 15 dias.

Leia também:
Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)

Imagens: turomaquia_2010
Folheto Hotel Tivoli Sintra