Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 06 2011

O Leo na National Gallery – uma das grandes exposições do ano!

Há pouco tempo , vocês viram passar por aqui os desejos de dezenas de leitores e blogueiros – as bucket lists. Com aqueles lugares para visitar antes de morrer.

art bucket list
Eu devo confessar que além dos lugares, eu tenho uma listinha de obras de arte que eu sonho em estar tete-a-tete. Eu já vi “gente estudada” dizendo que o Google Earth e seus afins iam diminuir as visitas aos museus. Acho uma besteira e das grandes. Nada substitui o “ao vivo e a cores”. Já me vi quase chorando diante de obras de artistas que eu nem curtia muito através da fotos, do 3D, de videos ou do escambau. Mas ao estar ali de cara por gol, quase me pego chorando a cântaros. Os loucos por Dalí que me desculpem, mas isto me passou com o catalão, e também com Van Gogh!

Umas destas obras que constam na listinha é a “Dama com arminho”. Tenho uma fissura com esta obra do Da Vinci. Ela esteve passando uma temporada no Palácio Real, de Madri. E não rolou uma visita. Agora apareceu uma segunda oportunidade numa mega exposição na National Gallery, em Londres. Que começa na próxima semana, dia 9 de novembro e vai até 5 de fevereiro de 2012.

Uma oportunidade única de ver obras do gênio que se encontram normalmente em diferentes museus e instituições. Na entrada um pequeno video para dar uma noção do que vamos ter o prazer de ver pela frente, e que está dividido por salas e conceitos.

como e a expo
1 – O músico em Milão: um revolução tranquila – Da Vinci rompe com as convenções dos retratos. Vai se inclinar pelo naturalismo dos retratados, deixando de lado as tediosas telas de perfil. Inicia, e daí o nome da sala, uma silenciosa revolução!
2 – Beleza e Amor: os retratos femininos – aqui está minha obra must-see 🙂

Dama com Arminho - Da Vinci

3 – Corpo e alma: São Jerônimo em Penitência – Leonardo estudo anatomia humana a exaustão, e uma das obras que melhor reflete esta investigação é São Jerônimo em penitência. Que aliás deixou sem acabar. Leonardo acima de tudo era um cientista, na acepção ampla da palabra. O que lhe motivava era a resolução de problemas. Quando encontrava a tal solução, se esvanecia no ar a motivação, e por isso deixou tantas obras inacabadas!
4 – Pintando o divino: a Virgem dos Rochedos – esta tela tem duas versões. Muita gente passa batido por ela no Louvre ao correr de encontro à Gioconda. É uma maravilha, parece que as rochas da gruta tem vida própria. São personagens do quadro tanto quanto os santos e a Virgem! A outra versão pertence à própria National Gallery.
Virgem-dos-Rochedos
5 – Leonardo e seus companheiros – a influência de Leonardo nos demais pintores de sua época, e a marca de seus discípulos na sua própria obra.
6 – O Milagre do talento: Leonardo e o Francês – com a perda de poder de Ludovico Sforza, Leonardo começa a pintar para o rei francês. Por que milagre? Porque mesmo em seu tempo, seu talento começa a ser visto como algo divino, tamanho o impacto da sua obra!
7 – Caráter e Emoção: A Última Ceia – os desenhos e estudos de Leonardo para realizar este ambicioso retrato do exato momento em que Cristo alerta os demais apóstolos que alguém ainda naquela noite lhe ia negar e que outro lhe ia trair. E uma cópia de Giampietrino, do século 16, e na mesma escala deste quadro que se encontra em Milão.
Last-supper
7lastsup

Gente do céu, tem que começar a procurar já Voos Londres porque afinal tudo que é bom de data de validade. Neste caso é 5 de fevereiro! Caso esteja em outro lugar da Europa, uma boa notícia: Voos low cost para Londres, é o que não falta!

Eu já estou agendado minha visita, porque não vou deixar que esta “dama” se escape outra vez!

horario-custo
A National Gallery não cobra entrada, mas tal regalia não se estende às exposições temporárias. Adultos pagam 16£. Estudantes e crianças de 12 a 18 anos: 8£. Menores de 12 anos acompanhados por um adulto não pagam.

Diariamente das 10:00 às 18:00 horas, e na sexta-feira até às 21:00 horas.

Para comprar antecipadamente a entrada: http://www.nationalgallery.org.uk/whats-on/exhibitions/leonardo-da-vinci-painter-at-the-court-of-milan?tab=1

Posts relacionados:
Uma nova atração com o selo Harry Potter – Warner Bros. Studios London
Como ir de Londres a Liverpool
Duas visões panorâmicas de Londres: London Eye e The Monument

Imagens: National Gallery e http://www.wga.hu/index1.html

3 Comentários

  1. Gustavo - Viajar e Pensar

    O São Jerônimo, que é exposto a Pinacoteca do Vaticano e vai estar nesta exposição é uma das obras que mais me impressionou até hoje.
    É muito real cruel, escura, triste e resumindo um Da Vinci.

    Valeu Patricia!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, é esta mesma 🙂 Vc fez uma descrição perfeita!

      responder
  2. Oscar | MauOscar.com

    Que máximo….

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!