Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 03 2013

Neue Galerie – Museu Pequena-Jóia em New York

Na Mille Museum, a Neue Galerie não é gigantesca como o MET, e nem imponente como o Guggenheim. Mas entrei numa segundona de chuva nesta pequena jóia e me arrepiei do começo ao fim da visita. Outro daqueles museus, que eu intitulo “Pequena-Jóia”.
Museu em New York - Neue Galerie

Neue Galerie New York – O que não devo perder

Uma pena que apenas parte do primeiro andar com a coleção permanente estava aberto. Você entra na primeira sala e dá de cara com a Adele de Klimt. Quadro tão famoso quanto o “Beijo”.
Neue Galerie - New York

O artista levou 3 anos para terminá-la. Uma encomenda do magnata do açúcar – Ferdinand Bloch-Bauer. Uma pintura que foi confiscada pelos nazistas, e cuja modelo morreu de meningite. E que ainda sofreu disputas judiciais para ver onde deveria ficar, na Áustria ou nos Estados Unidos. Até que foi comprada por Lauder (para o museu) por uma burrada de dinheiro já no ano de 2006! A obra é de 1907.

Curiosidade: Lauder é o herdeiro do imperio de Estée Lauder!

Lauder chegou a comentar que Adele era a Monalisa da Neue Galerie. O certo é que magnetiza como a personagem de Da Vinci, e é difícil afastar os olhos desta mulher feita de óleo, ouro e prata.

O museu ainda tem outras telas de Klimt. Paisagens que mostram um outro lado do artista. Sem contar, uns desenhos preparatórios para seus grandes quadros. O que permite entrar de certa forma na cabeça do pintor. Ver o que pretendia e onde chegou!

Emocionou com Klimt? Mas se prepare para dar outra respirada forte. Na verdade, o que vem pela frente é quase uma sacudida dos pés à cabeça: Egon Schiele. Até o que seria uma simples paisagem torna-se inquietante nas mãos deste alemão. As obras de Schiele “conversa m” com as de Klimt na primeira sala, uma sacada genial do curador da mostra. Afinal, Schiele foi o protegido de Klimt! Ele lhe apresentou pessoas importantes e até lhe ajudou a comprar telas e tintas.

Na segunda sala, desenhos e mais desenhos. Mas nem pensa que é uma sala bobinha. Um exemplo? Dá uma olhada nestes dois autorretratos de Schiele. É possível ficar indiferente? Detalhe, os 2 são do mesmo ano: 1910!
Neue Galerie - New York Neue Galerie - New York

Só para ver estes dois amigos já vale a pena entrar no museu. Mas nas salas abertas ainda tem Oskar Kokoscha e Alfred Rubin, além de designers de objetos.

Neue Galerie New York – Informações práticas

Onde está?
Um “palacio”, que foi casa da Família Rockfeller. Dentro da Milha dos Museus, bem pertinho do MET, mas do outro lado da rua. Na Quinta Avenida, no número 1048.
Museu em New York - Neue Galerie

quando ir
Abre na segunda, e depois de quinta a domingo, das 11:00 às 18:00 horas.

quanto custa
Como o museu não está totalmente aberto, porque estão montando uma nova exposição, atualmente você deixa uma doação a seu bel-prazer. Mas normalmente a entrada custa U$20. Para maiores de 65 anos e estudantes, U$10

É grátis das 16:00 às 18:00 na primeira sexta-feira de cada mês.

que servicos oferece
Audio-guia incluído no preço da entrada. O serviço para deixar casacos e bolsas não tem nenhum custo. Nas galerias não se pode caminhar com o casaco nos braços, e nem com uma mochila um pouquinho maior. O melhor é deixar tudo, e andar livre e solto no museu.

A loja-livraria é linda. Como uma antiga biblioteca, toda em madeira, e repleto de produtos relacionados com os artistas expostos. Vale a visita, assim como a Cafeteria Sabarsky, e espere fazer fila ? Também é toda em madeira, com um piano de cauda fabuloso, onde realizam concertos, e oferece um cardápio ao estilo vienense. Destaque para a “classic vienense dark chocolate cake”, que custa U$ 9,00.
Museu em New York - Neue Galerie

No pequeno design shop você pode comprar óculos iguazinhos aos de Freud \O/ e outros objetos da época das obras expostas. Os preços correspondem à qualidade do que se vende 😉

pode fotografar
Não, apenas no térreo 🙁

End.: 1048 5th Ave New York, NY 10028
Site: http://www.neuegalerie.org/

Veja todos nossos posts de NEW YORK

Busque e reserve seu hotel em New York, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de até 60% \o/ Clique aqui, e escolha seu cupom de desconto!

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2013
Imagens das obras: Neue Galerie

8 Comentários

  1. Flora

    Pat,
    Klimt foi um dos primeiros pintores pelo qual me apaixonei há mais de 20 anos qdo fui pela primeira vez a Europa, no Belvedere de Viena. Ano passado conheci esta pequena joia, a Neue Galerie, qdo da exposição comemorativa dos 150 anos do nascimento dele.
    Assim como voce tbem amei o lugar. Almoçamos na cafeteria e experimentei esta torta. Me senti um pouco em Viena novamente. Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flora, amor de longa data 😉 E sabe que hije vi uma tela dele no MET que ñ conhecia! Depois coloco lá no FB!
      beijos

      responder
  2. virginia maria mari de camargo

    Sensacional 1910 imagine esses pintores na epoca atual o que eles fariam……..virgini

    responder
    • Patricia de Camargo

      Incrível né Vica?!

      responder
  3. Florentina Cassol

    Patricia que bom ter toda essa cultura através de ti. Estou adorando! Iluminada pessoa!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Florentina, vc é um anjo!

      responder
  4. Fábio Pastorello

    Lindo post, conseguiu passar toda a emoção de visitar o local e ver as obras. Abs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Fábio, foi bem forte a experiência para mim. Até porque não tinha me preparado adequadamente e ñ sabia que a Adele estava lá!
      beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Caramba, 22 de novembro. A partir de agora o ano voa. E eu só tenho vontade de mais dias como este, com ele e uma mesa de pic-nic 🤗
  • Dia de praia por aqui. O mar parece uma piscina, o tempo passa com mais parcimônia 😉
.
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #españa
  • Está difícil resistir as ofertas dos livros de arte. Já saiu o primeiro post com alguns super achados 😃 Clique no link da bio ou visite diretamente o www.turomaquia.com e adiante o Natal! .
#livros #arte #issoéarte #historiadaarte #blackfridaybrasil
  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets
  • Duas versões de um mesmo tema - Adão e Eva. Qual vc gosta mais?
1) a de 1507/1508 de Jan Gossaert;
2) a de 1531 de Hans Baldung Grein.
Ambas se encontram no @museothyssen em #Madri

#arte #historiadaarte #arte #madrid #españa #museum #art
  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland

Follow Me!