Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 10 2008

Museu em Creta: Museu Arqueológico de Heraklion

entrada Cnossos

Como eu já disse Creta é incrível, e um dos atrativos top 10 é o Museu Arqueológico de Heraklion. Vá antes de visitar Cnossos, porque a maioria das peças encontradas neste incrível palácio minóico estão no museu. Muito do que você verá no sítio arqueológico são réplicas!

Creta teria sido habitada desde 7.000 ou 6.000 anos antes de Cristo, no que se chama Período Neolítico. As primeiras populações desconheciam o metal, para a fabricação de armas e ferramentas utilizavam pedras duras. E se pensa que adoravam uma deusa da fertilidade. Depois da época neolítica, veio a Idade do Bronze ou Minóica, este último nome se relaciona com o nome do rei cretense – Minos, também relacionado com a lenda do Minotauro. A civilização minóica realizou uns avances incríveis, e durou mais ou menos de 2.600 a 1.100 a.C. O declínio desta civilização permite que os micênicos tomem pouco a pouco Creta, até a chegada dos gregos e romanos que claro, também estiveram por aqui!!!

Toda essa, vamos dizer, linha do tempo você entende ao visitar o Museu Arqueológico. Todos os cartazes do museu estão em grego e inglês, assim caso você não controle nenhum dos dois idiomas, compre uma guia antes em espanhol, estão por toda a cidade. Mesmo sem guia, e sem leitura prévia, entre no museu e leia nas pequenas etiquetas o ano das obras, e se deixe levar … de qualquer maneira é uma viagem!

arte neolitica em Creta

Esta peça que foi encontrada em Cnossos, é de 5.800/4.500 a.C.

Museu Arqueologico de Heraklion

Os minóicos eram grandes joalheiros, foram encontradas jóias que datam de 2.500 anos antes de Cristo! E dá uma olhada neste brinco, que é pequeno, mas perceba os detalhes e o acabamento. Mostra duas abelhas que sugam uma gota de mel, é de 1.700 a.C.

jóia minoica

Abaixo o que vemos é a “Grande” e a “Pequena” Deusa ou Sacerdotisa das Serpentes. Olhem a figura da esquerda, a Grande Deusa das Serpentes. Na sua coroa se vê um felino, em suas mãos leva serpentes que utiliza para exorcizar, porque eram animais terríveis. E leva uma saia típica da vestimenta das mulheres de Creta: saia com camadas superpostas, avental oval e um espécie de grande cinto. Nesta escultura, a deusa aparece em sua forma de protetora do lar, esta escultura data de 1.550 a.C.

deusa minóica

Os palácios minóicos tinham muitas paredes decoradas com afrescos, ou seja, pinturas realizadas diretamente sobre a parede com uma determinada técnica. Os afrescos que você vê na sua visita a Cnossos são réplicas dos originais que estão no museu. Como o sítio arqueológico está em um lugar ao ar livre seria bastante complicado manter e conservar as peças de outra maneira. Este afresco é conhecido como o “Princípe dos Lírios”, e formava parte de um dos corredores que dava acesso ao Grande Pátio do palácio.

afresco de Knosos

Como o museu estava sendo ampliado apenas pudemos ver uma seleção da coleção, mas só isto já era deslumbrante. E sempre tem uma ou outra peça que nos chama tanto a atenção, nem tanto pela técnica ou pela antiguidade, mas simplesmente porque não conseguimos tirar os olhos dela, sei lá, um magnetismo. Comigo sempre passa, e desta vez foram umas esculturas de Eros de 200 a.C. que ADOREI!

Museu Arqueológico de Heraklion

Esculturas de Eros

A entrada do museu com a entrada a Cnossos custa 10 euros.

Leia também:
Ilhas Gregas: Creta – Hotel e Museu Arqueológico de Heraklion

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: ,

3 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! ah, mais um lugar imperdível! a lista tá gde (risos), preciso ir logo!ah, meu sonho é conhecer málaga… aliás, tudo que for relacionado com picasso! eu fiquei realmente emocionada qdo vi que ali, naquele lugar, era o primeiro atelier dele… vc acredita que eu ainda não fui a madri ver guernica? está no topo das minhas necessidades (risos)! quem sabe na próxima viagem?bjs, querida!!!

    responder
  2. Micheline Alves leal

    Gente, adorei! tudo que disrespeito á Cnossos, é maravilhoso, cheio de magnetismo e sedução. Descobrir cnossos, foi realmente uma das descobertas mais importante do passado histórico das grandes civilizações. Estão de parabésn por essa matéria, e se não for pedir muito, gostaria de pedir pra vcs me mandarem sempre informações sobre Cnossos, para meu email, porque sou uma amante das artes e civilizações antigas, pois acho que não pode se perder no tempo essa cultura tão linda e misteriosa como a Civ.Minóica, que do seu passado glamouroso, nos trás conhecimentos para usarmos no nosso presente e consequentemente no nosso futuro !! grande abraço !!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Micheline, para receber todas nossas novidades por e-mail, vá na barra lateral e coloque teu e-mail, onde diz – “Digite abaixo seu e-mail:” , depois é só confirmar, e receberá as atualizações comodamente em sua caixa de entrada 🙂
      Brigaduuu pelos seus elogios 🙂
      Patricia – Turomaquia

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet
  • Dica Madri: tomar café da manhã ou um lanche no delicioso @mamaframboise Não deixe de provar o croissant de framboesa. O local mais tradicional é o da Calle Fernando VI, 23. 
Este endereço combina com uma visita às exposições da @mapfrefcultura ou ao Museu Arqueológico Nacional.

Qual é tua recomendação de confeitaria ou café em Madri?

#mamaframboise #madridlovers #foodporn #madri #madridfoodie
  • A maioria das cidades já oferece um cartão turístico para visitar seus atrativos. Muitos realmente não valem a pena, mas será que o Innsbruck Card vale o que custa? A resposta no post de hoje no www.turomaquia.com ou clique no link da bio. 
#myinnsbruck #innsbruckcard #innsbrucklovers #austrialovers #casascoloridas

Follow Me!